A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Praça CEU: um espaço cultural, esportivo e comunitário que transforma vidas

Redação / AG por Redação / AG
14 de julho de 2023
em Educação
0 0
A A
Praça CEU: um espaço cultural, esportivo e comunitário que transforma vidas

Giordanna Vallejos/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Um projeto que une cultura, esportes e inclusão social para a comunidade, oferece uma ampla gama de atividades gratuitas para todas as idades

Por Giordanna Vallejos

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) tem se destacado como um projeto que visa promover o acesso à cultura, ao esporte e à assistência social. Fundado há sete anos, o CEU em Campo Bom tem se firmado como um espaço vital para a comunidade, oferecendo uma ampla variedade de atividades e oportunidades para todas as idades.

Um ambiente acolhedor e diversificado

José Roberto dos Santos, diretor da Praça CEU, descreve com entusiasmo todas as possibilidades oferecidas pelo espaço: “Nós temos uma biblioteca, onde o pessoal pode retirar livros, temos aulas de xadrez, jogos de tabuleiro e hora do conto. Além disso, possuímos uma horta comunitária, refeitório, uma sala multiuso, pista de caminhada, quadra poliesportiva, um espaço com a assistente social, no Cras e temos também um telecentro, no qual os alunos e a comunidade podem fazer pesquisa, com acesso à internet. Nós oferecemos diversas oficinas como artesanato, futsal, judô, basquete, yoga. Em torno de 60 pessoas circulam por aqui diariamente”, disse ele.

Uma praça que acolhe a comunidade

A coordenadora de Cultura, Renata da Silva, ressalta que a participação ativa da comunidade é essencial para o sucesso da Praça CEU: “Na época precisava ter uma mobilização comunitária, que as pessoas viessem e dissessem que queriam, com um conselho gestor. Ele se chama Praça CEU porque é o conceito de uma praça, onde as pessoas podem vir e circular livremente. Nós ficamos entre os cinco melhores CEU do Brasil em 2019. O conceito da praça é ser aberto, mas por segurança temos a grade, com o guarda 24h para que as pessoas possam ter esse acesso”.

Educação, cultura e assistência social

Simone Schneider, secretária Municipal de Educação, destaca a importância do conselho gestor, que é composto por representantes da sociedade civil e da gestão pública: “O conselho gestor existe até hoje, eles opinam, avaliam o andamento do CEU e trazem outras sugestões. É um grupo formado por pessoas da sociedade civil e outros da gestão pública. Temos, por lei, que ter um espaço cultural, telecentro, salas multiuso e o Cras. Agora também estamos fechando um trabalho com a música, com aula de educação musical para educação infantil, além de aula de canto, aula de flauta e violão”.

Um espaço aberto para a comunidade

A praça CEU é um local que busca atender às necessidades da comunidade, oferecendo acesso gratuito e atividades para todos. Simone Schneider ressalta: “A praça CEU é um espaço aberto até as 22h, com guarda 24h. Como tem que ser aberto à comunidade, o vigia permite que entrem, sempre tendo um olhar especial de quem está entrando. A praça CEU precisa ser algo aberto e comunitário. A Grande Operária não precisa ir até o Centro para ir até o Cras. Todo o pessoal que trabalha permanentemente aqui é da educação”.

Oficinas disponíveis

Artesanato, futsal, judô, basquete, introdução a informática, xadrez, dama, moinho, dança e horta são algumas das oficinas oferecidas na Praça CEU gratuitamente. Para participar, entre em contato pelo telefone (51) 35974752 ou vá até o endereço: Rua Limeira, 315, bairro Operária.

Post Anterior

Confira as mudanças que ocorrerão com a aprovação da Reforma Tributária

Próximo post

“As Arteiras”: transformando vidas através do artesanato e da amizade

Notícias relacionadas

Estudantes de cinco escolas municipais de Campo Bom concluem Proerd em cerimônia no CEI
Educação

Estudantes de cinco escolas municipais de Campo Bom concluem Proerd em cerimônia no CEI

22 de julho de 2026
Reforma e ampliação da EMEF Morada do Sol prevê investimento de R$ 1,6 milhão
Educação

Reforma e ampliação da EMEF Morada do Sol prevê investimento de R$ 1,6 milhão

22 de julho de 2026
Trilhas de Aprendizagem amplia oportunidades para alunos da rede municipal
Educação

Trilhas de Aprendizagem amplia oportunidades para alunos da rede municipal

15 de julho de 2026
Próximo post
“As Arteiras”: transformando vidas através do artesanato e da amizade

"As Arteiras": transformando vidas através do artesanato e da amizade

Rio dos Sinos transborda e água já atinge ruas das localidades ribeirinhas

Rio dos Sinos transborda e água já atinge ruas das localidades ribeirinhas

Festival de Rock de Campo Bom conhece seus vencedores

Festival de Rock de Campo Bom conhece seus vencedores

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Campo-bonenses conquistam marcas expressivas na Maratona New Balance Porto Alegre 2026
  • Dia do Colono terá feira especial, sorteios e participação na Festa do Motorista no município
  • Campo Bom vive semana de extremos climáticos: calor histórico dá lugar a chuva intensa e elevação do Rio dos Sinos

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • A última semana foi marcada por extremos climáticos em Campo Bom. O município encerrou a semana passada com temperaturas históricas para o mês de julho e iniciou a atual semana sob monitoramento constante da Defesa Civil devido ao grande volume de chuva e à elevação do nível do Rio dos Sinos.
Dados da Estação Meteorológica de Campo Bom mostram que, entre os dias 16 e 19 de julho, a cidade registrou uma sequência inédita de calor para esta época do ano. Segundo o coordenador da estação, Nilson Wolff, foi a primeira vez, em 42 anos de medições, que Campo Bom teve quatro dias consecutivos com temperaturas máximas iguais ou superiores a 30°C.
O maior registro ocorreu no dia 17 de julho, quando os termômetros marcaram 34,3°C, a segunda maior temperatura já registrada para julho na série histórica, ficando atrás apenas dos 34,6°C registrados em 13 de julho de 1987.
Outro dado considerado excepcional foi a temperatura registrada durante a noite. Às 21h do dia 17, os termômetros ainda marcavam 29,4°C, configurando a noite mais quente do ano no município e superando o recorde anterior para o mesmo horário, registrado em 14 de janeiro, quando fazia 28,5°C.
Ainda conforme Nilson Wolff, a temperatura média dos quatro dias foi de 24,1°C, ou seja, 10,4°C acima da média histórica para o período, que é de 13,7°C. A média das temperaturas máximas ficou em 32,8°C, 12°C acima da normal climatológica, enquanto a média das mínimas alcançou 16,5°C, superando em 7,2°C a média histórica.
O coordenador destaca que o calor intenso destoou completamente do comportamento registrado nas semanas anteriores. Entre 9 de maio e 15 de julho, Campo Bom havia acumulado 69 dias consecutivos com temperatura média de 14,1°C, levemente abaixo da média histórica para o período. Já a primeira quinzena de julho havia encerrado com temperatura média de 12°C, cerca de 1,7°C abaixo da normal climatológica.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom voltou a se destacar no cenário esportivo nacional com a conquista de importantes títulos no Campeonato Brasileiro de BMX, realizado nos dias 4 e 5 de julho, em Cuiabá (MT). Representando a Liga Campobonense de Bicicross, os atletas Bernardo Luís Frantz e Lucas Vidal da Silva subiram ao pódio e reforçaram a tradição do município como celeiro de talentos no bicicross.
Bernardo, que iniciou no esporte ainda aos 3 anos, na categoria pré-bike, acompanhando o pai e o irmão, construiu uma trajetória marcada por conquistas desde cedo. Campeão gaúcho aos 5, 6, 7 e 8 anos, o jovem atleta também já havia alcançado finais em competições nacionais. Em Cuiabá, ele brilhou mais uma vez: no dia 4, conquistou o título brasileiro na categoria cruiser 13/14 anos e, no dia seguinte, garantiu o vice-campeonato na categoria boys 14 anos, demonstrando consistência e alto nível técnico.
Já Lucas Vidal da Silva é um nome consolidado no BMX. Iniciou na escolinha da Liga Campobonense ainda com menos de 5 anos e, desde então, acumula uma trajetória de destaque. Campeão gaúcho pela primeira vez aos 7 anos, conquistou o primeiro título brasileiro aos 8. Agora, aos 15 anos, chegou ao tetracampeonato nacional, com títulos em 2019, 2022, 2023 e 2026, este último conquistado na categoria Boys 15 anos. Além disso, soma seis títulos estaduais e lidera o Campeonato Gaúcho deste ano, com participações também em competições fora do Estado e até internacionais, na Argentina.
As conquistas dos atletas evidenciam a força do BMX em Campo Bom, fruto de anos de incentivo, dedicação e trabalho coletivo. A Liga Campobonense de BMX segue sendo referência na formação de atletas e no desenvolvimento da modalidade, projetando o nome do município para todo o Brasil.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar prendeu, na tarde desta sexta-feira, um homem por tráfico de drogas em Campo Bom. A ação ocorreu após a corporação receber informações de que um veículo estaria sendo utilizado para realizar a modalidade conhecida como "tele-entrega de drogas". Com base nas denúncias, os policiais localizaram o automóvel e realizaram a abordagem na Avenida dos Municípios.
Durante a revista, os militares encontraram um tablete de maconha e diversas porções da droga já fracionadas e prontas para comercialização.

Segundo a Brigada Militar, o condutor, resistiu à prisão, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para exame de lesões e, na sequência, apresentado na Delegacia de Polícia de Campo Bom, juntamente com o entorpecente apreendido, para o registro da ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 24.07

Destaques da edição impressa 📰

➡️ Uma mochila, R$12 e a coragem para recomeçar;

➡️ Centenas de veículos celebram São Cristóvão em Campo Bom neste domingo;

➡️ Talentos de Campo Bom, dominam pódio no Brasileiro de BMX;

➡️ Campo-bonenses conquistam marca elite na NB42k Poa.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 24 de julho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • AG CONTIGO | 23.07

➡️ Programação especial pra curtir as férias de inverno e o Dia dos Avós.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Após dias de chuva intensa ao longo da segunda, terça e quarta-feira, nesta quinta (23), a precipitação reduziu em Campo Bom. 

Mesmo com a elevação do Rio dos Sinos, que neste momento marca 6,24m na régua da ponte do bairro Barrinha, o risco de enchente neste final de semana é baixo. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Jarbas Bilhar, o prognóstico é de que o nível chegue a 6,50m, reduzindo o risco de transbordo. 

A previsão é de que a instabilidade se afaste da região entre sexta-feira e domingo, com a volta da chuva na próxima segunda-feira (27).

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem em situação de rua utilizou como abrigo a casinha onde vivem três cães comunitários, instalada em frente a uma loja de tintas com autorização do proprietário do estabelecimento.

Os animais são cuidados diariamente por moradores da região, que fornecem alimentação, água e mantêm o espaço limpo para garantir o bem-estar dos cães.

A protetora independente que registrou a ocorrência relatou que estava a caminho do trabalho quando encontrou o homem dentro da casinha e pediu que ele deixasse o local. Segundo ela, ao verificar o espaço, encontrou panos e colchonetes revirados, além de objetos do homem.

Ao AG, a protetora afirmou que a intenção ao divulgar o vídeo foi chamar a atenção para a situação enfrentada pelos animais abandonados. “A gente precisa, sim, expor a situação dos animais de rua porque eles não têm escolha, né? Eles são abandonados e ficam à própria sorte. Essas pessoas têm onde procurar abrigo. A própria Prefeitura disponibilizou o CREAS e também está disponibilizando o ginásio para dormirem.”

Conforme o Município, o atendimento à população em situação de rua é realizado por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que oferece acolhimento e escuta qualificada, banho, atendimento psicológico, encaminhamento para emissão de documentos e para comunidades terapêuticas, quando necessário. Além disso, em razão das baixas temperaturas, o Município também disponibilizou o Ginásio Municipal para pernoite durante o inverno.

O episódio evidencia duas realidades que convivem no município: a necessidade de proteção aos animais comunitários, que dependem da solidariedade de voluntários, e a importância das políticas públicas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.