Confraternização reuniu autoridades, equipe de trabalho, familiares de usuários do espaço
O Polo do Centro Municipal de Apoio à Diversidade Escolar (Cemade), localizado na Avenida Emílio Vetter, 520, Bairro Genuíno Sampaio, completou cinco anos neste mês. E para comemorar o aniversário, foi realizada uma confraternização no último sábado, reunindo autoridades, equipe de trabalho e familiares dos usuários do espaço. “Foi um belo momento de descontração entre as famílias, fortalecendo o vínculo do Cemade com a comunidade”, disse a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.
A Banda Municipal abrilhantou o momento e também houve apresentação com musicoterapeuta Mayara Leal e a paciente da musicoterapia Luisa Lehnen Kauer. Teve, ainda, espaço de arte, com exposição na sala de desenhos, alongamento com fisioterapeuta e terapeuta ocupacional; e circuito de atividades/brincadeiras como corrida no saco, corrida com bambolê, entre outros. As escolas doaram bolos e pizzas que foram distribuídos aos participantes do evento.
O polo Cemade
Inaugurado em 6 de novembro de 2017, o Polo Cemade atua de forma interdisciplinar, com crianças e adolescentes de 4 até 14 anos que enfrentam dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor e no processo de aprendizagem. O serviço reúne profissionais da saúde e educação e atende usuários encaminhados pela rede de serviços do munícipio. Os encaminhamentos em sua maioria são de escolas, mas também há busca espontânea dos responsáveis. O espaço foi pensado com a intenção facilitar o acesso dos moradores da região noroeste e oeste do município. Atualmente, mais de 80 crianças frequentam o local, sendo que muitas têm mais de um atendimento.
Com o aumento da demanda, tornou-se necessária sua ampliação e a equipe conta com quatro salas para atendimentos de psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. A equipe é formada por dez profissionais (2 psicólogas, 2 psicopedagogas, 1 fisioterapeuta, 3 fonoaudiólogas, 1 assistente administrativo e 1 servidora da limpeza), sendo que quatro deles dividem a carga horária com atendimentos no Cemade.
Além de atendimentos clínicos, também são realizadas palestras direcionadas aos pais, alunos e professores e semanalmente são realizadas assessorias às escolas, onde uma grande parceria acontece e muitas trocas são realizadas, sempre pensando no melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes.
O prédio do Polo Cemade abriga, também, a sala de atendimento do Núcleo de Apoio Educacional (NAE), com duas psicólogas da educação e três profissionais do Serviço Social que acompanham a rotina escolar. Ao passar pelo espaço, a comunidade irá notar que a Administração Municipal realizou pintura do prédio que também recebeu a assinatura do artista Kia Santos com o logo do serviço.