Com a necessidade de isolamento social imposta pela pandemia, grande maioria dos requerimentos foram feitos pela internet neste ano.
Apesar de ainda crescerem no acumulado do ano, os pedidos de seguro-desemprego desaceleraram na primeira quinzena de julho em Campo Bom. Até o dia 15, o governo federal recebeu 3.419 pedidos de seguro-desemprego, um valor 3,7% menor do que no mesmo período do ano passado quando foram encaminhados 3.546 pedidos. Conforme levantamento da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).
No primeiro semestre de 2020, as solicitações do benefício subiram 6,9% em relação ao mesmo período de 2019 e somam 3.268 mil. Com a necessidade de isolamento social imposta pela pandemia, o atendimento presencial nas agências FGTAS/Sine esteve suspenso como medida de prevenção ao Coronavírus. No período, foi estabelecido o regime de teletrabalho e mantido o atendimento à população por telefone, WhatsApp e e-mail, além dos canais digitais. “Infelizmente nos primeiros 45 dias de pandemia, no vale dos Sinos apenas a agência da nossa cidade estava dando suporte aos cidadãos de Campo Bom e entorno. Desde março realizamos 3741 atendimentos via WhatsApp, sendo que desses 3741, 70% são referentes a seguro desemprego, onde foram todos orientados a encaminhar pela carteira digital e grande parte teve sucesso no encaminhamento com nosso suporte instantâneo durante nosso expediente”, releva o coordenador do Sine, Fernando Henrique Trott.
O atendimento remoto resultou no aumento dos requerimentos feitos pela internet neste ano, diminuindo o número de seguros encaminhados na Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/SINE) de Campo Bom. “Podemos notar uma diminuição nos encaminhamentos presenciais na Agencia, diminuição que é apenas ilusória, pois houve sim houve aumento nos requerimentos. Como podemos observar no mês de junho por exemplo, em 2019 foram encaminhados 519 pedidos na agência, já em 2020 foram 283, mas se analisarmos as solicitações on-line o número dispara: de 4 em 2019 para 277 este ano, somando no total 560 este ano e 523 no ano anterior”, detalha Trott.
O pico de pedidos de seguro-desemprego neste ano em Campo Bom foi registrado no mês de maio, quando foram feitas 796 solicitações, somando os atendimentos presenciais e via web.