Chamada de passaporte vacinal, a comprovação da vacinação contra a Covid-19 se torna uma exigência para frequentar festas e participar de alguns eventos no Rio Grande do Sul a partir de segunda-feira, 18.
No cronograma do governo do Estado, dividido em três faixas etárias, pessoas acima dos 40 anos já precisarão mostrar que estão com o esquema completo, o que deverá ser cobrado das demais em diferentes datas.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) explica que, em primeiro momento, somente os cinco ambientes citados abaixo deverão exigir o comprovante da vacina – apesar de entender que os ônibus também são espaços de alto risco de contágio pelo vírus.
Em que lugares e situações será exigido o passaporte vacinal no Estado?
A prioridade foi dada para ambientes de alto risco de contágio pelo coronavírus. Esses locais foram divididos em cinco grupos:
Festas e eventos sociais em casas noturnas, clubes, casas de festas, casas de shows, restaurantes, bares e similares. Casamentos, festas de debutante e festas infantis realizados nesses espaços estão incluídos;
Atividades artísticas, que incluem sessões de cinemas, peças de teatros, shows, apresentação de circos e demais ambientes de espetáculo;
Atividades coletivas de lazer, como idas a parques de diversão, parques temáticos, aquáticos e de aventura, além de passeios em parques naturais, jardins botânicos, zoológicos e outros atrativos turísticos similares;
Feiras e exposições corporativas, além de convenções, congressos e similares organizados por entidades privadas ou públicas. Já as feiras livres de alimentos e produtos em geral não estão incluídas;
Competições esportivas, como jogos de futebol, além do acesso a outros ambientes de competição, como ginásios, academias e clubes que realizam disputas de qualquer esporte com público.
Quem precisa apresentar o passaporte vacinal com o esquema completo e quando?
O governo do Estado criou um cronograma para isso, dividido em três faixas etárias. Quem tem 40 anos ou mais precisa apresentar o esquema vacinal completo a partir de 18 de outubro; Quem tem entre 30 a 39 anos precisa apresentar esquema vacinal com uma dose a partir de 18 de outubro e esquema vacinal completo a partir de 1º de novembro; e quem tem entre 18 a 29 anos precisa apresentar esquema vacinal com uma dose a partir de 18 de outubro e esquema vacinal completo a partir de 1º de dezembro.