O que você precisa saber sobre doação de cabelos

Angélica Spengler/AG

Doar o cabelo tem se tornado uma atitude cada vez mais frequente. No país inteiro, os fios podem ser entregues a instituições de apoio ao tratamento de câncer e transformados em perucas, para melhorar a autoestima de mulheres que passam pela quimioterapia. Em Campo Bom, o Jornal A Gazeta é parceiro do Instituto do Câncer Infantil (ICI) Silder na campanha desde 2015. “Doar o cabelo é um ato de amor ao próximo. Com certeza, ajuda muitas pacientes a elevarem sua autoestima e diminuírem pelo menos um pouco a dor e o sofrimento que estão passando. Sabemos que o número de casos de câncer que atinge a população feminina é alarmante e precisamos entender o anseio dessas mulheres”, pontuou o diretor e fundador do AG, Mauri Spengler.

Para quem quer mudar o visual e ainda fazer o gesto da doação, o processo é bem simples: qualquer tipo de fio pode ser doado e enviado pelos Correios ou ser entregue pessoalmente na sede do AG ou no ICI Silder.

Quero doar, como fazer?
Ficou com vontade de doar, mas não sabe como? A gente te explica.

Quantos centímetros de cabelo posso doar?
No geral, o mínimo é 20 centímetros, já que na confecção de uma peruca se perde cerca de 5 cm de cabelo.

Qual tipo de cabelo pode ser doado?
Todos os tipos de cabelo podem ser doados: lisos, ondulados, cacheados e crespos – que podem ter os 20 cm esticados. Os fios também podem ter química, como progressiva ou coloração.

Preciso avisar ao cabeleireiro que quero doar os fios?
Sim! Quem vai deixar os cabelos longos para trás deve avisar ao cabeleireiro que pretende doar os fios. Assim, o profissional fará o corte convencional, de uma vez só, com a tesoura. Se o seu cabelo for repicado ou em camadas está liberado cortar várias mechas. Evite enviar o cabelo molhado, pois ele pode estragar e inviabilizar o uso.

Como preciso embalar meu cabelo?
O cabelo deve estar seco e preso por um elástico, formando uma trança ou rabo de cavalo. O ideal é colocar os fios dentro de um saco plástico ou papel alumínio.

Pontos de coleta em Campo Bom
Jornal A Gazeta: Rua Voluntários da Pátria, 242, sala 1004, Centro
ICI Silder: Rua Dom Pedro II,132, Centro

Sair da versão mobile