Idosos devem ficar atentos a um novo golpe que está sendo passado de forma recorrente a moradores da região. Estelionatários se passam por supostos funcionários de agências bancárias e têm conseguido, por meio de uma conversa bem treinada, senhas e até mesmo cartões das vítimas. A grande maioria dos casos ocorre com pessoas com mais de 60 anos, que acreditam estar recebendo um atendimento especial por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19.
O suspeito liga para a vítima perguntando se ela fez uma compra X pelo cartão do banco. Quando a vítima responde que não realizou nenhuma compra, o estelionatário informa que a pessoa está sendo vítima de alguma fraude. A partir daí, o suposto funcionário do banco avisa que iniciará alguns procedimentos de segurança, tais quais, confirmar dados pessoais, solicitar que seja feita uma carta endereçada ao gerente a fim de cancelar a compra., entre outros. No final, os criminosos solicitam a entrega dos cartões para um segundo funcionário do “banco” que irá até a residência da vítima. Geralmente é dito para as vítimas conferirem o crachá do suposto funcionário.
Eles solicitam no meio da ligação para a pessoa segurar o botão asterisco e falar a senha ou até para que a pessoa digite no telefone, e assim eles conseguem identificar os números digitados. Podem solicitar, também, para a vítima escrever a senha em um papel e entregar junto com os cartões. Além disso, é pedido que os cartões sejam quebrados no meio para a entrega ao suposto funcionário que irá buscá-lo, o que passa uma falsa confiança de que o cartão está inutilizado, entretanto, o chip se mantém intacto, assim como o número de segurança no verso do cartão do banco.
No telefone
Depois que eles ligam para o telefone fixo da vítima, pedem para que ela ligue no 0800 que está no verso do seu cartão. A vítima desliga a chamada, mas o golpista não, e a linha não cai. A vítima acredita que ligou para o 0800 do banco, mas na realidade a chamada permaneceu em curso. Eles fazem de conta que atendem, colocando até a música de fundo de banco, e fingem o atendimento. Assim, conduzem a vítima a entregar seus cartões para a pessoa que irá buscá-los.
Criminosos a caráter
Um dos alertas que é feito é de que os criminosos, que vão até as casas das vítimas para buscar o cartão, geralmente vestem uniformes completos das empresas bancárias, inclusive, usam crachás com nomes e funções fictícias.
Como ficar atento ao golpe
- Desconfie de ligações informando ser de qualquer agência bancária ou administradores de cartão de crédito. Se possível entre em contato com seu gerente de conta e confirme a necessidade de atendimento;
- Chame a polícia caso algo assim aconteça. Repare na pessoa, em tatuagens, sinais de identificação, se estão de carro, qual a placa ou modelo do mesmo,etc, e informe esses dados a polícia;
- Nunca passe a senha pessoal do cartão para ninguém;
- Não entregue o cartão do banco para ninguém, nenhum banco vai até a casa pedir pelo cartão.