Responsável por embalar diferentes momentos, despertando emoções e trazendo à tona lembranças, a música é também poderosa ferramenta de aprendizado. Vários estudos confirmam a importância que a música proporciona para o bem-estar do ser humano. Quando inserida nos primeiros anos de vida da criança, ajuda no desenvolvimento cognitivo, motor, fisiológico, emocional e social. “A música é um excelente vetor para a socialização da criança. Isso é notado principalmente quando ela vai para a escola. O momento da música é um momento de descontração, onde todos cantam, batem palmas e a partir de uma certa idade, estimulam o coleguinha que às vezes está distraído a participar, tal o entusiasmo”, explica Luciane de Souza, Diretora da Escola de Educação Bambam e Pedrita, de Campo Bom.
Na instituição desde 2017 todos os alunos, do berçário ao Pré-2 (de 4 meses a 5 anos de idade), participam das aulas de música uma vez por semana com o professor Murilo Finger, musicista campo-bonense. “Em cada turma o trabalho é desenvolvido de uma forma diferente. Respeitando a idade e habilidades das crianças. Tudo em seu tempo. Os bebês por exemplo são muito estimulados pela música. Por isso, nas aulas são exploradas as propriedades do som, com variações de tempo, intensidade, altura e timbre. São utilizados instrumentos e brinquedos sonoros adequados para a idade, como tambores e chocalhos”, explica Finger.
Pequenos cantores
As aulas duram de 20 a 40 minutos onde são trabalhados os elementos básicos da música como ritmo, melodia, harmonia e até mesmo coreografias com os maiores. O projeto deu tão certo que em 2018 os pequenos gravaram um CD com oito faixas. Com a primeira edição esgotada, o segundo álbum dos pequenos, que será apresentado aos pais e familiares dos cantores mirins no próximo dia 17, também promete ser um sucesso. “Foi uma loucura, como o primeiro CD foi entregue no final do ano letivo, muitas famílias levaram (o CD) para as férias. E quando as aulas retornaram o comentário era unanime: Todo mundo só queria ouvir o CD da escola em casa, no carro, nos passeios”, relembra Luciane.
Para o professor Finger, a musicalização infantil traz respeito ao outro, parceria, concentração, aprender a esperar pelo momento certo, criatividade, entre tantos outros benefícios. “A música não é barulho, é um conjunto de sons organizados. Nosso trabalho é despertar na criança uma busca interior, em que a música vem de dentro para fora, isto faz sentido. A valorização da música dentro da escola é uma ferramenta importantíssima no desenvolvimento da criança. Afinal, é uma linguagem que se conecta com todas as disciplinas. A arte tem o poder da transformação e é isso que buscamos para nossos pequenos”, conclui Finger.