Depois de ver o número de casos de coronavírus saltar de quatro para 11 essa semana, a Prefeitura de Campo Bom decidiu bloquear os acessos aos principais parques e praças do município para impedir o alastramento da Covid-19.
Entre as medidas que estão sendo implementadas por determinação do prefeito Luciano Orsi a partir desta sexta-feira, 22, estão a interdição de brinquedos e quadras esportivas e a proibição de tráfego de veículos em algumas vias desses locais.
“Nos vimos obrigados a adotar essas medidas mais drásticas tendo em vista o número de pessoas que insiste em circular pelos espaços públicos sem qualquer tipo de proteção, como máscara”, justifica o prefeito.
Campo Bom foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul a registrar caso de coronavírus e estava há 48 dias sem novos registros.
Além das restrições de acesso um decreto será publicado hoje normatizando e ratificando várias ações já em execução na cidade entre elas a exigência do uso de máscara nos estabelecimentos comerciais sob pena de multa aos proprietários que não fizerem cumprir a medida.
O decreto prevê notificação, multa e até a interdição dos estabelecimentos que descumprirem as medidas.
Hoje também está sendo reforçada na cidade a implantação em pontos estratégicos de placas e cartazes sinalizando sobre a necessidade de distanciamento social. Serão utilizados, ainda, megafones e carros de som para pedir que as pessoas não se aglomerem.
“Vamos colocar cavaletes nas ruas, tirar os balanços e usar outras barreiras fixas que impeçam o uso de brinquedos”, explicou o secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Constante Seara.