Entulhos deram lugar ao aterro e o adubo. As carcaças de produtos eletrônicos foram substituídas por mudas de árvores e flores. E o que era lixo, aos poucos vai se transformar em jardim. Em uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e Obras e Serviços Urbanos, em parceria com a população e quatro escolas municipais foram revitalizadas duas áreas, antes usadas irregularmente para o descarte de lixo e entulho. “A educação ambiental é um dos focos da inciativa, queremos proporcionar e desenvolver com o aluno espaços onde ele possa se sentir sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio ambiente em que vivemos, oportunizando assim práticas educativas no plantar e no cuidar da nossa cidade”, comentou João Flávio da Rosa, secretário de Meio Ambiente.
A primeira fase do projeto compreendeu a limpeza e terraplenagem dos terrenos, localizados nas ruas Limeira e Álamo na Grande Operária. Locais que foram denunciados pela reportagem do AG no dia 30 de agosto na matéria “Descarte irregular de lixo e entulho coloca saúde e segurança em risco”. De acordo com secretário Geral da Secretaria de Obras, Jéferson Ramos foram retirados dos locais três caminhões de entulhos e foram necessárias cinco cargas de aterro para deixar as áreas adequadas para o plantio. “Como há anos era habitual descartar lixo e entulho nestes locais, os terrenos foram se degradando, verdadeiras crateras foram encontras quando retiramos os materiais”.
Durante a ação foram plantadas 75 mudas de árvores e 150 mudas de flores pelos cerca de sessenta estudantes das EMEFs Presidente Vargas, Esperança, 25 de Julho e monitores ecológicos do Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (CEMEA).
O que eles disseram
“Achei muito legal. Nós já cultivamos uma horta na escola então já temos uma certa prática”
Gustavo Ferreira, 11 anos
“Tá ficando bonito né?! E antes era só lixo que tinha aqui”
Nátali Aberling, 9 anos
“Gostei muito de participar, estamos ajudando o meio ambiente. Sem falar que não vai ter mais mosquitos e outros insetos”
Eduardo Dutra, 9 anos