Prefeitura monta estrutura para garantir pernoite de população vulnerável
Um lugar seguro, quentinho, com colchões, roupa de cama limpa, espaço para higiene e alimentação foi montado pela prefeitura de Campo Bom para acolher moradores em situação de rua. A Administração Municipal está atenta a esse público que fica ainda mais vulnerável em tempos de pandemia de coronavírus e montou um abrigo em sistema pernoite no Centro Municipal de Educação (CME) para quem já está cadastrado no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). A capacidade inicial é de receber 25 abrigados, mas há possibilidade de aumentar este número conforme a necessidade.
De acordo com levantamento da prefeitura, há cerca de 80 pessoas em situação de rua cadastradas no Creas. A coordenadora geral da Assistência Social da prefeitura de Campo Bom, Luciane Taufer, lembra que é uma população peculiar. “Adotamos a modalidade ‘pernoite’ porque acreditamos ser a mais adequada para esta população. É muito difícil termos essas pessoas em confinamento. Esse abrigo vai ser um espaço que será oferecido de forma provisória e surgiu em função da Covid-19”, comenta.
Todos os interessados em ocupar o local – que passará a operar na noite desta terça-feira, 14, – serão recebidos por uma técnica de enfermagem que verificará os sinais vitais, se há febre ou outros sintomas. Casos que necessitem de atendimento mais especializado serão encaminhados para a rede de saúde. O abrigo funcionará 12 horas por dia, de segunda a segunda-feira, das 19h às 7h, sendo que não será permitida a permanência no espaço depois deste horário. Uma equipe de segurança estará no local que contará também com um educador social encarregado de realizar atividades socioeducativas. O espaço terá ainda cozinheira e auxiliar de limpeza sendo que todo o trabalho estará sob a responsabilidade da coordenadora do Creas, Daniela Ortácio. Duas refeições serão oferecidas por dia: jantar e café da manhã.
DOAÇÕES – Parte dos itens fornecidos no local resultam de doações, e neste quesito a Luciane Teufer pede à comunidade que continue colaborando com itens como toalhas de banho e materiais de higiene, como sabonete, xampu, desodorante, aparelhos de barbear descartáveis, escova e pasta de dente. A entrega pode ser feita diretamente no setor de Assistência Social, no sub-solo da prefeitura de Campo Bom (Avenida Independência, 800), das 8h às 12h e das 13h às 18h30min. “A solidariedade da comunidade tem nos ajudado em muitas ações”, reforça lembrando que do material que há no abrigo tanto os travesseiros quanto os tecidos usados no revestimento dos colchões resultam de doações de moradores de Campo Bom. Reforçando a necessidade de prevenção ao coronavírus, álcool gel também será oferecido a quem ficar abrigado e que poderá tomar banho no local onde há banheiros divididos por gênero.