Segundo o painel oficial de acompanhamento da Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul, chegou no dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, à casa dos 869 mil casos confirmados. O sistema que mostra a gravidade com que avança a pandemia revela também duas faces do mesmo contexto: em um campo pode-se visualizar o crescimento expressivo das internações no mês de Março, enquanto que no outro, abaixo, vê-se a conquista de 833 mil pessoas que receberam alta hospitalar e venceram a doença.
Em Campo Bom, no Hospital Lauro Reus, essa realidade não é diferente. Um estudo sobre os três primeiros meses, de acordo com a própria casa de saúde, registrou um aumento significativo nas internações por Covid-19 no mês de março, e assim como no painel da SES, também mostrou os resultados do esforço nos atendimentos e na recuperação de pacientes, com um aumento nos números de altas hospitalares.
Segundo dados, o hospital do município segue, há meses, atendendo acima da capacidade operacional, mas tenta adotar várias medidas de enfrentamento das condições pandêmicas como campanhas de solidariedade e formatos de comunicação com as famílias de pacientes e entre os profissionais de Saúde.
Segundo a Assessoria, como uma das medidas para manter uma eficaz comunicação com as famílias dos pacientes e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações nas unidades, o Lauro Reus adotou um sistema de contato diário por telefone e também através de boletins informativos internos, com constante troca de informações entre as equipes.
No mês de março, por provável decorrência de inúmeros fatores externos como a agressividade das variantes, entre outros, o percentual de pessoas internadas cresceu 492,06%. Porém as altas, que teoricamente deveriam cair, ao contrário, se mantiveram em crescimento, o que denota o trabalho de recuperação e vidas salvas.
ESTRUTURA
Para atendimento à Covid-19 o Hospital Lauro Reus conta hoje com 12 leitos de UTI, 32 leitos instalados na Unidade II e mais 10 leitos em emergência semi-intensiva. O Hospital conta ainda, no atendimento a outras doenças, com 30 leitos na unidade I, outros 4 na observação, 2 na sala vermelha, 10 leitos de recuperação cirúrgica, 4 leitos de obstetrícia e 1 leito na sala de sutura.