Leomar Roque Sgarbi lança seu primeiro livro

Um sonho iniciado cinco anos atrás, quando um poema de sua autoria foi publicado em uma antologia pela primeira vez, chegou à sua realização na noite do sábado, dia 14 de dezembro. Morador de Campo Bom, o escritor Leomar Roque Sgarbi lançou seu primeiro livro “Segredos da Serra da Fortuna”, diante de uma plateia de mais de 70 pessoas. Publicada pela editora Evangraf, a obra é costurada pela amizade entre um menino e um ancião descendente de escravos, envolvendo ainda uma pedra preciosa.
Reunindo memórias coletadas ao longo de mais de cinco décadas, a história por trás da escrita do livro, no entanto, teve início em 2019. Foi neste ano que o autor, natural de Santa Catarina mas residente na região há três décadas, ficou em oitavo lugar no Prêmio VIP de Literatura, sendo o único representante do Estado entre 1.472 inscritos do Brasil e do exterior. O resultado do concurso foi o impulsionador para a escrita da obra. “Eu me sinto muito realizado, escrever e publicar um livro, me tornar escritor, era tudo um sonho que hoje estou vivendo”, comenta Sgarbi.
Membro da Associação Literária de Campo Bom (ALCB), o autor foi prestigiado em seu primeiro evento por amigos, familiares e colegas escritores. “A fundação da ALCB teve como propósito fortalecer a literatura e impulsionar o crescimento dos escritores locais. Por isso, ficamos muito felizes em ter tido o Leomar na nossa antologia Mosaico de Vozes, com um poema premiado e agora lançando o seu próprio livro”, destaca o presidente da ALCB, Everton Gaide. Com o sucesso do evento, o escritor já mira sua próxima obra. “Ainda temos muito trabalho para promover o ‘Segredos da Serra da Fortuna’, mas eu tenho a ideia para o próximo, que será uma coletânea de poesia”, antecipa.

Sobre o livro
A obra “Segredos da Serra da Fortuna” consiste em um misto de autobiografia e alguns elementos de ficção. A história atravessa a inocência da infância no Sul do Brasil, perpassando a vida na roça e o cotidiano de uma numerosa família descendente de imigrantes, tendo como ponto principal a amizade entre um garoto e um ancião. No livro, passado e presente se entrelaçam quando a lembrança de um segredo é partilhada e uma misteriosa pedra preciosa é encontrada, retornando a histórias de um tempo distante mas, ainda assim, real. Trata-se de uma leitura sincera e instigante, marcada pela esperteza de uns e a ingenuidade de outros.

Sobre o autor
Leomar Roque Sgarbi, 57 anos, natural de Modelo, Santa Catarina, é morador de Campo Bom há 30 anos. Açougueiro também há 30 anos, é aposentado e dono de chácara. Marido, pai de duas filhas e avô de uma neta, começou oficialmente sua jornada como escritor em 2019, ao ser o oitavo colocado no Prêmio VIP de Literatura, pela Publisher Editora, com o poema Pó. O mesmo poema figurou na Coletânea Prêmio VIP de Literatura edição especial 2020, em um segundo reconhecimento pelo seu talento. Neste 2024, enquanto finalizava a escrita do livro recém lançado, o escritor ficou em segundo lugar na categoria Vale do Sinos do primeiro concurso literário promovido pela ALCB. O poema Invisível foi publicação na Antologia de Poemas Mosaico de Vozes.

Sair da versão mobile