A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Lançado o Plano Municipal de Turismo de Campo Bom

Redação / AG por Redação / AG
25 de junho de 2021
em Comunidade
0 0
A A
Lançado o Plano Municipal de Turismo de Campo Bom

Mauri Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores

Fomentar o turismo, a cultura e o desenvolvimento econômico, explorando o potencial de Campo Bom, levaram à criação do Plano Municipal de Turismo, agora oficialmente lançado. A cerimônia de entrega ocorreu na noite da última quarta-feira, 24, com transmissão on-line, diretamente da Câmara de Vereadores. Construído em parceria entre Administração Municipal (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo), Sebrae RS, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e uma equipe de consultoria técnica, o plano visa fortalecer o turismo em Campo Bom e torná-lo cada vez mais relevante no desenvolvimento socioeconômico da cidade. Participaram do evento: prefeito Luciano Orsi, primeira-dama Kátia Palmeiro Orsi, os representantes do Sebrae RS Marco Aurélio Copetti e Ivane Favero; o presidente do Conselho Municipal de Turismo Solandir Oliveira; os responsáveis pelo Plano secretário Henrique Scholz, Milene Guedes, Airton Schäfer e Renata da Silva; além dos vereadores, de todo o secretariado e das presidências partidárias locais.

“Este Plano é fundamental para avançarmos na questão turística. Sabemos do potencial da nossa cidade. Já nos destacamos com o Vale Germânico e seguiremos crescendo. Este desenvolvimento garante a maior circulação de visitantes e consumo, gerando mais empregos e oportunidades. Miramos na exploração do turismo pelas perspectivas de ótimo retorno”, destacou Orsi, que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars).  Caminhos da fé, caminho das cervejarias (mais de 20) e criação de roteiros, são alguns dos pontos citados pelo prefeito, com estratégia regional.

Para o gerente regional do Sebrae RS, Marco Aurélio Copetti, trata-se da base conceitual da qual se traça os planos de desenvolvimento do turismo no município. “Campo Bom vem dando exemplos de que é uma cidade empreendedora. É assim que se faz turismo, com engajamento de todos os segmentos da comunidade. Agradeço a confiança do poder público por apostar na parceria do Sebrae, esta é uma gestão que se molda e se engaja aos anseios da comunidade. Que se possa, logo ali adiante, ter condições de oferecer novas ótimas oportunidades no turismo”.

Vereador e presidente da Câmara, Alexandre Hoffmeister, afirma que, agora é hora de colocar o estudo em prática. “Estudado já está, só precisamos colocar em prática ações que aproveitem esse potencial turístico. A união do Executivo com o Legislativo é pelo bem da comunidade isso faz acontecer e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é muito importante, principalmente depois da pandemia”. E o presidente do Conselho Municipal de Turismo Solandir Oliveira, coloca o Plano como uma ferramenta de indicação para onde queremos chegar, colocando o Conselho à disposição para cooperar na empreitada.

Plano de Turismo é fundamental na busca de recursos

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz cita este como um motivo de orgulho. “Parafraseando o nosso hino do município, hoje estamos renovando o orgulho da nossa gente. Me sinto orgulhoso por ser o secretário neste momento, um trabalho realizado por vários setores para criarmos o plano”, disse. Ele explica que o documento facilita o acesso aos recursos de emendas parlamentares e verbas para os fundos de turismo, por exemplo. Assim, há maior possibilidade de encaminhamento de projetos nesta área.

Post Anterior

Município oferece sistema de agendamento para confecção de identidades

Próximo post

Eintracht lança kit Coisa Boa para cultivar tradições gastronômicas do Vale Germânico

Notícias relacionadas

Campo Bom busca inspiração em Lajeado para criar ecossistema de inovação e tecnologia
Comunidade

Campo Bom busca inspiração em Lajeado para criar ecossistema de inovação e tecnologia

6 de novembro de 2025
Prefeitura amplia horário na Central de Compostagem Comunitária
Comunidade

Prefeitura amplia horário na Central de Compostagem Comunitária

6 de novembro de 2025
Câmara vota requerimento para fechamento da Rua Coberta aos domingos
Comunidade

Prefeitura fecha trânsito na Rua Coberta aos domingos para uso comunitário

6 de novembro de 2025
Próximo post
Eintracht lança kit Coisa Boa para cultivar tradições gastronômicas do Vale Germânico

Eintracht lança kit Coisa Boa para cultivar tradições gastronômicas do Vale Germânico

Prestes a completar um ano, CEMPRA registra cerca de 900 atendimentos

Prefeitura firma contrato com clínica veterinária para serviços no Cempra

Artista leva arte e vida aos tapumes do Largo Irmãos Vetter

Artista leva arte e vida aos tapumes do Largo Irmãos Vetter

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Homem sofre tentativa de homicídio em frente a academia no Centro
  • Documentário resgata os 40 anos de história do Esporte Clube Flamengo, o Flamenguinho
  • Nova van reforça estrutura da Saúde em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • Símbolo da força do futebol de bairro e do amor campo-bonense pela várzea, o Esporte Clube Flamengo, o popular Flamenguinho do bairro Metzler, está prestes a ver sua trajetória eternizada em vídeo. O documentário, produzido por Ilário Nied, reúne quatro décadas de memórias, conquistas e personagens que ajudaram a construir uma das mais belas histórias do esporte local.

Fundado em 8 de janeiro de 1983, o clube nasceu do entusiasmo de moradores apaixonados pelo futebol e, desde então, se consolidou como referência de união comunitária. Entre vitórias, rivalidades e momentos de superação, o Flamengo transformou seu campo e sua sede em pontos de encontro, de onde surgiram amizades, famílias e um forte sentimento de pertencimento.

A ideia de registrar essa caminhada começou a tomar forma ainda antes do título municipal na categoria veterano, conquistado em 2023. “Já havia comentado com o presidente Renan sobre contar a história do clube. Ele gostou da ideia e comecei a reunir material, inclusive contratando uma equipe para registrar a final daquele campeonato”, recorda Ilário. O resultado é um documentário com mais de quatro horas de duração, que percorre toda a linha do tempo do clube, desde a fundação e o primeiro fardamento às grandes conquistas e à paixão que move gerações.

A produção inclui dezenas de entrevistas com fundadores, torcedores, ex-atletas, dirigentes e treinadores, além de imagens históricas cedidas por integrantes do clube, pela Secretaria de Esporte e pelo Jornal A Gazeta. 

O lançamento oficial do documentário ocorre neste sábado, 8 de novembro, na sede do clube. O evento contará com um jantar comemorativo e diversas homenagens a atletas, presidentes, treinadores e fundadores, reconhecendo o empenho de quem escreveu essa trajetória vitoriosa. 
Após a estreia, o documentário completo estará disponível no YouTube, para que toda a comunidade possa reviver e se orgulhar dos 40 anos de história do Flamenguinho. 

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 07.10

Destaques da edição impressa 2.265 📰

➡️ Série de reportagens CB tá ON, conta histórias de campo-bonenses que são sucesso nas redes sociais;

➡️ Esporte Clube Flamengo completa 40 anos com lançamento de documentário.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 07 de novembro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Na quarta-feira (5), o vereador João Paulo (MDB) representou a Câmara de Vereadores em uma visita institucional da Prefeitura a Lajeado, ao lado dos secretários municipais Beatriz Fagundes (Geral) e Régis Thöen (Desenvolvimento Econômico).

Durante a agenda, o grupo conheceu três iniciativas que simbolizam a integração entre poder público, setor privado e universidades: o Labilá, laboratório de inovação da Prefeitura de Lajeado; o Vibee, espaço de inovação mantido pela Unimed; e o Tecnovates, centro tecnológico vinculado à Univates. Segundo João Paulo, a escolha desses locais foi estratégica. “Eles representam a chamada quádrupla hélice – governo, empresas, academia e sociedade civil – modelo que estamos utilizando como base para a formatação da nossa Lei de Inovação de Campo Bom”, explica.

O vereador destaca que o processo de transformação em Lajeado teve início em 2017 e vem gerando impactos positivos em diferentes áreas, inclusive na social. O Labilá, por exemplo, foi implantado em uma região periférica e se tornou um polo de oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento local e a inclusão de jovens. Já o Vibee, com um fundo de investimentos voltado ao fomento de startups, já apoiou mais de 100 novos negócios.

“São iniciativas que, se bem estruturadas, resultam em empresas fortes, capazes de gerar empregos e aumentar a renda da população. E quem ganha mais, consome mais no comércio local. Com a reforma tributária em andamento, é essencial fortalecer o consumo interno”, ressalta João Paulo.

Para o parlamentar, a visita a Lajeado representa um passo importante para tirar os projetos do papel e adaptar boas práticas à realidade campo-bonense. “Lajeado nos mostrou uma experiência próxima da nossa, com desafios parecidos e soluções possíveis. Isso nos permite enxergar caminhos concretos para fazer Campo Bom avançar na construção de um verdadeiro ecossistema de inovação”, conclui.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O horário de atendimento na Central de Compostagem Comunitária, localizada junto à horta comunitária do bairro Aurora (Rua Três Coroas, 1895), foi ampliado. Agora, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h30.

A administração municipal reforça a importância da conscientização ambiental e lembra que o descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/1998, artigo 54, sujeito a penalidades que incluem reclusão.

Denúncias de descarte irregular podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) pelo e-mail sema@campobom.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3598-8643. Em casos flagrantes, a população pode acionar o número 153, com possibilidade de envio de fotos e vídeos de forma anônima.

Além disso, a Prefeitura lembra que o município dispõe de diferentes formas de coleta e destinação para outros tipos de resíduos:
	•	Móveis, eletrodomésticos e eletrônicos – serviço Caco Treco, mediante agendamento pelo (51) 3598-8643;
	•	Remédios vencidos – Farmácia Municipal;
	•	Pilhas e lâmpadas – Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na Prefeitura, CEMEA, CEMPRA e algumas escolas;
	•	Materiais de construção civil – contratação de serviço de tele entulho;
	•	Vidros – PEVs da empresa Verallia;
	•	Latas de tinta – devolução ao estabelecimento de compra; as latas vazias podem ser colocadas no lixo seco;
	•	Óleo de cozinha – deve ser embalado em garrafa plástica bem fechada e destinado ao lixo seco;
	•	Podas de árvores (galhos) – Usina de Reciclagem, no bairro Mônaco;
	•	Lâminas de raio X – descarte nos hospitais ou no local onde o exame foi realizado.

Locais e horários de atendimento da Sema:
Horto Municipal
Segunda a quinta: 8h às 11h30 e 13h30 às 16h30 | Sexta: 7h às 13h
Rua Alziro Nunes, 595 – Bairro Quatro Colônias

Cempra
Segunda a sexta: 10h às 16h
Rua Alziro Nunes, 595 – Bairro Quatro Colônias

Floração
Quartas: 9h às 11h e 14h às 16h | Sábados: 9h às 11h
Av. Bibiano Trott, 500 – Centro

Horta Aurora
Segunda e sexta: 9h às 11h
Rua Alvorada, 1895 – Bairro Aurora.

MAIS NOTÍCIAS EM:www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 06.11

➡️ Matrículas e rematrículas da rede de ensino municipal, iniciam neste mês;

➡️ Panorama esportivo da semana com informações das principais competições.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A partir deste mês, a Rua Coberta, junto ao Complexo Cultural CEI, passará a ser fechada para o trânsito de veículos todos os domingos, das 9h às 20h. A medida, conforme a Prefeitura de Campo Bom, tem como objetivo liberar o espaço para o público, permitindo o uso da área para lazer, convivência e atividades culturais.

Durante o período de interdição, o tráfego será bloqueado na Avenida dos Estados, no sentido sul/norte, desde a ponte sobre o Arroio Quatro Colônias até a Avenida Brasil. Já o trecho da avenida entre a Rua 20 de Setembro e o arroio poderá ser utilizado como estacionamento, com sinalização informando a interrupção da via para as atividades.

Nos dias em que houver eventos na Rua Coberta, o fechamento seguirá conforme o planejamento da Administração Municipal, garantindo a segurança e a organização do fluxo de veículos e pedestres no entorno do CEI.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Prefeitura de Campo Bom realiza, mensalmente, cinco sorteios de R$ 500 por meio da plataforma do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), do Governo do Estado.

Ao todo, R$ 30 mil são distribuídos por ano em prêmios para quem realiza compras no município e solicita a inclusão do CPF na nota fiscal.

Entre os ganhadores de 2025, quatro pessoas ainda não resgataram seus prêmios. Adriana Lopes, Eliane de Brito Alves da Silva e Cleberson Cristiano Rodrigues Cavalheiro têm até 8 de dezembro para fazê-lo, enquanto Priscila Guielcer de For pode resgatar o valor até 31 de dezembro.

A solicitação pode ser feita presencialmente na Prefeitura, por e-mail (financas@campobom.rs.gov.br) ou pelo telefone (51) 3598-8600, ramal 8652.

O próximo sorteio será realizado no dia 27 de novembro, e o último do ano, no dia 11 de dezembro.

Para participar, basta estar cadastrado na Nota Fiscal Gaúcha, comprar em Campo Bom e informar o CPF na nota. Os contemplados são avisados por e-mail, aplicativo ou site da NFG e devem entrar em contato com a Prefeitura para receber o prêmio.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazeta.cb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile