Cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores
Fomentar o turismo, a cultura e o desenvolvimento econômico, explorando o potencial de Campo Bom, levaram à criação do Plano Municipal de Turismo, agora oficialmente lançado. A cerimônia de entrega ocorreu na noite da última quarta-feira, 24, com transmissão on-line, diretamente da Câmara de Vereadores. Construído em parceria entre Administração Municipal (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo), Sebrae RS, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e uma equipe de consultoria técnica, o plano visa fortalecer o turismo em Campo Bom e torná-lo cada vez mais relevante no desenvolvimento socioeconômico da cidade. Participaram do evento: prefeito Luciano Orsi, primeira-dama Kátia Palmeiro Orsi, os representantes do Sebrae RS Marco Aurélio Copetti e Ivane Favero; o presidente do Conselho Municipal de Turismo Solandir Oliveira; os responsáveis pelo Plano secretário Henrique Scholz, Milene Guedes, Airton Schäfer e Renata da Silva; além dos vereadores, de todo o secretariado e das presidências partidárias locais.
“Este Plano é fundamental para avançarmos na questão turística. Sabemos do potencial da nossa cidade. Já nos destacamos com o Vale Germânico e seguiremos crescendo. Este desenvolvimento garante a maior circulação de visitantes e consumo, gerando mais empregos e oportunidades. Miramos na exploração do turismo pelas perspectivas de ótimo retorno”, destacou Orsi, que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars). Caminhos da fé, caminho das cervejarias (mais de 20) e criação de roteiros, são alguns dos pontos citados pelo prefeito, com estratégia regional.
Para o gerente regional do Sebrae RS, Marco Aurélio Copetti, trata-se da base conceitual da qual se traça os planos de desenvolvimento do turismo no município. “Campo Bom vem dando exemplos de que é uma cidade empreendedora. É assim que se faz turismo, com engajamento de todos os segmentos da comunidade. Agradeço a confiança do poder público por apostar na parceria do Sebrae, esta é uma gestão que se molda e se engaja aos anseios da comunidade. Que se possa, logo ali adiante, ter condições de oferecer novas ótimas oportunidades no turismo”.
Vereador e presidente da Câmara, Alexandre Hoffmeister, afirma que, agora é hora de colocar o estudo em prática. “Estudado já está, só precisamos colocar em prática ações que aproveitem esse potencial turístico. A união do Executivo com o Legislativo é pelo bem da comunidade isso faz acontecer e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é muito importante, principalmente depois da pandemia”. E o presidente do Conselho Municipal de Turismo Solandir Oliveira, coloca o Plano como uma ferramenta de indicação para onde queremos chegar, colocando o Conselho à disposição para cooperar na empreitada.
Plano de Turismo é fundamental na busca de recursos
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz cita este como um motivo de orgulho. “Parafraseando o nosso hino do município, hoje estamos renovando o orgulho da nossa gente. Me sinto orgulhoso por ser o secretário neste momento, um trabalho realizado por vários setores para criarmos o plano”, disse. Ele explica que o documento facilita o acesso aos recursos de emendas parlamentares e verbas para os fundos de turismo, por exemplo. Assim, há maior possibilidade de encaminhamento de projetos nesta área.