A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fornecer educação gratuita de excelência para todos. Idealizada por Salman Khan, uma das maiores autoridades globais na área de educação, a plataforma conta com atividades interativas, exercícios, vídeos e artigos sobre diversos assuntos acadêmicos, desde a educação básica (alinhada à BNCC) até o ensino superior, auxiliando os professores no reforço do que os alunos aprendem em sala de aula.
Em 2019, Campo Bom deu início a uma parceria entre o município e a Khan Academy, que envolveu oito escolas, 10 professores e 350 alunos do 4º ao 8º ano. Neste ano houveram oficinas para professores da rede municipal, como forma de divulgar os recursos que a plataforma oferece para apoiar no planejamento dos professores e na aprendizagem dos alunos, o que refletiu, para 2020, em mais participação, envolvendo então nove escolas, 18 professores e 850 alunos, de 3º ao 9º ano.
Como forma de apoiar as secretarias parceiras do projeto durante a pandemia, a plataforma lançou um novo recurso chamado “Prepare-se”. Ferramenta esta, que serve para elaboração de diagnóstico de aprendizagens que se consolidaram e também poder intervir nas lacunas de aprendizagem que ficaram, como reforço e revisão de conteúdos. Isso possibilitou ampliação do uso da ferramenta na rede municipal e, atualmente, são 16 escolas de ensino fundamental participando (1º ao 9º ano e EJA), 40 professores envolvidos e, aproximadamente, 2.600 alunos participando.
Secretária de Educação ressalta importância da plataforma
“Esta plataforma tem proporcionado aos alunos aprendizagens significativas, uma vez que o aluno precisa superar desafios para avançar, consequentemente, atingir e aprofundar novos conhecimentos, além é claro, do avanço com o trabalho na tecnologia”, expressa a secretária da Educação, Simone Schneider.
A parceria com a Khan Academy já rendeu à rede municipal duas significativas premiações nos últimos dois anos, com vouchers que totalizaram mais de R$ 2.000,00 em prêmios da Livraria Cultural. As escolas participantes, juntamente com os professores que se destacaram em cada uma, puderam adquirir livros da sua escolha, tudo isso como forma de incentivo pela participação no “Khampeonato”, evento organizado pela Khan para estimular professores e alunos no uso da plataforma.
Em 2021, a Khan Academy traz como incentivo uma premiação direta aos professores que atingirem as metas do “Desafio Cerebral” com seus alunos. Com a retomada das aulas presenciais há várias escolas já engajadas cumprindo as metas estabelecidas e, ao final das etapas concluídas, tanto professores como os alunos, receberão um certificado de participação como forma de reconhecimento do engajamento nas aulas.