O Jornal A Gazeta completou, na sexta-feira, 19, 2 mil edições em quase 34 anos de história. Em comemoração à data, a edição desta semana conta com caderno especial com uma seleção de capas ao longo de mais de três décadas de parceira com Campo Bom. Na essência, o AG permanece o mesmo, com o compromisso com a apuração e a isenção em torno dos fatos, seja em reportagens especiais exclusivas ou em análises profundas e contextualizadas. Entre tentativas e erros na construção de uma história de sucesso, os acertos do semanário foram muito maiores. Conquistou leitores e assinantes que fazem questão de ler o jornal todas as semanas. Acompanhamos o desenvolvimento do município, vimos, registramos e informamos tudo que aconteceu na terra que abraçou a Gazeta.
Em tempos de tanta polarização, proliferação de fake news e discussões sobre a sobrevivência da mídia impressa tradicional, estes quase 34 anos mostram que o interesse do leitor pelo jornalismo que continua em alta, com espaço para publicações com modelos diferenciados, tanto de negócios como no trato da informação. “Em cada uma dessas 2.000 edições, o Jornal A Gazeta reafirma seu compromisso de ter apenas um lado: o do leitor. Isso nos motiva a continuar produzindo um jornalismo de qualidade, que aposta na criatividade e fala, sem enrolação, a língua dos moradores desta cidade. Em mais de três décadas de história, o leitor já se acostumou e sabe que pode contar com o AG”, afirma o fundador e diretor do A Gazeta, Mauri Spengler.
Além de estar presente na vida do campo-bonense como um veículo de comunicação o AG desde sua primeira edição levantou a bandeira das campanhas sociais, se tornando referência no município neste quesito. Há mais de cinco anos o jornal se tornou ponto de coleta, arrecadação e destinação do programa ‘Tampinha Legal’. Destinamos para a compra de cadeiras de rodas mais de 10 milhões de lacres de latinhas de alumínio. Além de participar de campanhas de recolhimento de cabelo para a confecção de perucas. Criamos campanhas para arrecadação de agasalhos, alimentos e materiais de construção. Iniciativas que mudaram a vida de muitas pessoas.
Mais do que um meio para informar a população sobre assuntos relevantes para Campo Bom, o AG é também uma ferramenta de conhecimento. Lançado em 2018, o Programa AG Educa está nas salas de aula de todas as escolas da rede municipal e nos principais colégios particulares, auxiliando os professores a ampliar o universo dos alunos, ajudando a formar leitores e tornando as aulas mais interessantes.
Nesta semana o AG presenteia o leitor com uma retrospectiva do que mais importante aconteceu ao longo de 2 mil edições. Mais do que despertar recordações, esta edição especial busca estimular a reflexão sobre o que já ocorreu e o que podemos fazer daqui para frente para construir uma cidade mais justa e solidária.