Município quer expandir projeto de Hortas Urbanas para mais locais
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está incentivando o cultivo dos próprios alimentos pelos moradores de Campo Bom. Parte deste trabalho passa pela implantação de hortas comunitárias nos bairros e, a primeira neste formato, é a presente no Bairro Aurora.
Na última sexta-feira,14, na horta que é gerida pelos moradores do próprio bairro, começou a distribuição de aipim, dando para cada pessoa cerca de três quilos do alimento, exclusivamente aos moradores do local, que somam dois mil habitantes.
A entrega é possível devido ao cultivo de 700 pés de aipim, que foram plantados no ano passado. As plantas geram, em média, cinco quilos do alimento cada, totalizando 3,5 toneladas de aipim. Somente na sexta-feira, 40 moradores foram até o local e retiraram sua parte, trabalho este que vai seguir durante as próximas semanas.
Um dos beneficiados pela horta é o aposentado Valdemar Friedrich, 65 anos, que mora no Bairro Aurora. “Hoje estou levando três quilos de aipim e essa é a primeira vez que estou pegando a minha parte aqui. Vou comer com uma carne de porco (risos). Não participo tanto do cultivo, mas, vendo como o pessoal fica feliz de ter esse alimento para todos, tenho vontade de ajudar para as próximas colheitas”.
O prefeito Luciano Orsi destaca que “esse é um trabalho que a gestão está realizando para aproximar os moradores, criando também uma opção de lazer para o público de terceira idade e produção de alimentos para famílias com baixo poder aquisitivo”.
Secretário de Meio Ambiente, João Flávio comenta que “o cultivo das hortas fortalece o sentimento de comunidade onde elas estão implantadas. Esperamos expandir a quantidade de hortas pelo município, como no Bairro Solar do Campo, onde devemos começar em breve”.