Redução de cerca de 80% nos índices de criminalidade e o aumento do combate efetivo ao tráfico de drogas são marcos do período de atuação da GMCB
No último dia 3 de setembro, a Guarda Municipal de Campo Bom iniciou suas atividades, mudando para sempre a história da cidade. A criação da Guarda Municipal foi um compromisso assumido e cumprido pelo prefeito Luciano Orsi. A Secretaria Municipal de Segurança foi criada em 2019, primeiro passo para a execução do projeto que culminou com a criação da guarda.
Redução de cerca de 80% nos índices de criminalidade e o aumento do combate efetivo ao tráfico de drogas são marcos do período de atuação da GMCB até aqui. Os furtos de veículos (345 em 2014) e roubos (571 em 2016) que tanto assustavam a população campo-bonense, os maiores registros dos últimos 20 anos, caíram para 65 e 121, respectivamente, em 2022, primeiro ano de atividade da guarda. Com o patrulhamento ostensivo, aumentam a cada dia as prisões por tráfico — 15 em 2022, 24 em 2023 e 24 até agora em 2024. “A nossa Guarda Municipal, junto com a redução dos índices de criminalidade, com o aumento do combate ao tráfico de drogas, com a patrulha escolar, trouxe sensação de segurança para a nossa gente. Quando a população se sente segura, ela tem qualidade de vida, ela passa a aproveitar mais os espaços públicos. Foi isso que nós conseguimos com a nossa guarda”, destaca o prefeito Luciano Orsi. Além disso, Orsi reforça que o trabalho deu certo, por isso é preciso seguir investindo. “Nós já temos um projeto estruturado e encaminhado para chamar todos os guardas concursados no início de 2025, ampliando o efetivo da guarda e garantindo ainda mais segurança na cidade”.
O Diretor da Guarda, Roger Renan Brendler Camargo, projeto novos desafios. “O maior desafio para os próximos anos, é expandir nossos grupamentos especializados de atendimento. Além do Patrulhamento Escolar, existente desde o princípio, nesse ano de 2024 ‘subimos um degrau’ ao adicionar no nosso dia a dia a Patrulha Mulheres Protegidas que visa acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas vigentes.
Dentro do rol de competências da Guarda Municipal, existem diversas outras que podem auxiliar de forma muito forte o dia a dia do município, como um Grupamento Ambiental por exemplo”.
O Diretor se diz contente com a adesão da comunidade. “É muito recompensador ver que em tão pouco espaço de tempo, a Guarda Municipal já atingiu um patamar tão grande junto à comunidade campo-bonense. A principal função de um Guarda Municipal é o trabalho de prevenção, e prevenção só é possível com aproximação com a comunidade. É a partir desta aproximação que criam-se vínculos e da onde muitas vezes conseguimos informações que nos ajudam e ajudam a comunidade como um todo no dia a dia”, conclui.
Saiba mais:
Com a criação da Guarda Municipal, criou-se também a Patrulha Escolar, que contempla todas as escolas da cidade, públicas e privadas, garantindo mais segurança aos alunos.
A patrulha Mulheres Protegidas hoje também é uma realidade, atendendo mais de 20 mulheres vítimas de violência com medidas protetivas ativas.
O valor total investido pela atual gestão na Guarda Municipal e, consequentemente, na segurança da população, já passa de R$ 17,5 milhões. É importante destacar que a administração municipal conta com projeto estruturado e encaminhado para a ampliação da guarda, garantindo o aumento do efetivo para 2025.