O dia-a-dia de um atleta envolve uma rotina de treinos, preparação física e fisioterapia, além de acompanhamento nutricional. Com jogos cancelados e campeonatos adiados, em consequência da pandemia do novo Coronavírus, um dos desafios do Programa Acolher Futebol, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Bom, foi manter os alunos do projeto com o corpo ativo e a cabeça focada para o retorno das competições, assim que a quarentena passar. Pensando nisso, os coordenadores da iniciativa se reinventaram e há dois meses utilizam a tecnologia para a desenvolver a prática esportiva. “No início mandávamos um treino para eles por vídeos no WhatsApp, mas percebemos que esse modelo não proporcionava aos alunos a interação com seus colegas e com os professores. Fazendo com que eles se sentissem desmotivados em realizar as atividades”, relembra Marquinhos Porciuncula, coordenador do Futebol da Secretaria de Educação e Cultura Campo Bom.
Adaptações
Foi quando iniciaram os treinos remotos, através de vídeo chamada. Orientados pela coordenadora do Esportes da SMEC, Graciela Rosa Soares, a equipe formada pelos educadores Eduardo Fagundes, Sydmar Gouvêa e Maiquel Gross organizou a primeira turma do projeto piloto, com 25 alunos da equipe de futebol. “Hoje já estamos no segundo mês com essa primeira turma, agora contamos com o acompanhamento da nutricionista Laura Fritsch. E vamos começar esse treinamento com outras turmas para alunos de todas as modalidades esportivas”, revela Porciuncula.
Segundo os coordenadores do projeto, a principal dificuldade é a correção dos exercícios e o ajuste de câmera pelos alunos. “Isso leva de duas a três aulas para se acostumar. Mas, a principal diferença é o cumprimentar antes e depois do treino, o contato, algo que já não estamos tendo no nosso dia a dia devido a pandemia”.
Parceria com as famílias
Uma das coisas que Porciuncula, garante para as aulas virtuais terem boa participação dos alunos é o contato com os pais. Ele afirma que sem a presença dos responsáveis, o trabalho pode ficar desinteressante e cansativo para a criança. Destacando que uma das ferramentas desse tipo de comunicação é manter a proximidade com os familiares. “A adesão das famílias foi ótima, tanto os alunos quanto nós, estávamos com saudade dessa rotina de treinamentos. E temos um grupo de pais muito atuante, sempre quando solicitados, eles participam das atividades. Além dos benefícios para a saúde, o esporte nos proporciona um ciclo de amizade, portanto essa volta as aulas permitiram restabelecer a nossa conexão: alunos, pais e professores”.