A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Futebol das Quintas celebra 50 anos de história, amizade e tradição em Campo Bom

Redação / AG por Redação / AG
1 de junho de 2026
em Esportes
0 0
A A
Futebol das Quintas celebra 50 anos de história, amizade e tradição em Campo Bom

Fotos: Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Um compromisso semanal que atravessa gerações, resiste ao tempo e transforma o futebol em muito mais do que um jogo. Em 2026, o tradicional grupo Futebol das Quintas celebra 50 anos de história em Campo Bom, reunindo amigos, famílias e memórias construídas desde 1976, quando tudo começou com uma ideia simples: criar um momento de lazer no meio da semana.

A iniciativa nasceu com o empreendedor Djalmo Inácio da Silva, que, ao deixar os jogos de fim de semana por conta dos compromissos familiares e profissionais, decidiu formar uma equipe para atuar durante a semana. A oportunidade surgiu com a inauguração do Pavilhão de Esportes Cristo Rei, no bairro Porto Blos, onde, em 20 de junho de 1976, o grupo realizou sua primeira partida, durante um campeonato promovido pela Paróquia Cristo Rei.

Desde então, as quintas-feiras ganharam um significado especial. Inicialmente formado por funcionários da empresa Quinnjalmo, o time logo passou a contar com amigos convidados, consolidando uma base que, ao longo dos anos, se tornaria uma verdadeira família. Histórias marcantes não faltam, como o próprio dia da estreia, que coincidiu com o nascimento da filha de Djalmo, ou as viagens, campeonatos e confraternizações que ajudaram a fortalecer os laços entre os integrantes.

Apesar de participações em torneios e conquistas importantes, como um título em competição promovida pela Viação Campo Bom e o reconhecimento como equipe mais disciplinada na Copa Jornal A Gazeta de Veteranos, o grupo optou por seguir um caminho próprio. A filosofia sempre foi clara: o futebol como espaço de amizade, respeito e diversão, longe de disputas ríspidas. Assim, os amistosos, os churrascos e a resenha após os jogos passaram a ser a essência do Futebol das Quintas.

Com o passar das décadas, novas gerações foram incorporadas. Filhos dos fundadores começaram a frequentar a quadra ainda jovens e, pouco a pouco, assumiram protagonismo dentro e fora de campo. Hoje, o grupo já conta com representantes da terceira geração, mantendo viva uma tradição que atravessa famílias e reforça o sentimento de pertencimento.

Por muitos anos, os jogos aconteceram no mesmo local e horário: todas as quintas-feiras, das 21h às 22h, no Pavilhão Cristo Rei. Após o fechamento do espaço, em 2022, a equipe passou a atuar na Estação Society 1, no bairro Paulista, adaptando-se ao futebol 7 em grama sintética, mas sem abrir mão da essência construída ao longo de meio século.

Atualmente, cerca de 30 atletas integram o elenco, com destaque para nomes que representam a continuidade da história, como Maicon Reinhardt, Tiel e Né de Andrade, Marcelo e Marcos Inácio da Silva, além de Pablo Martins, um dos mais antigos da formação atual. A organização segue nas mãos dos próprios integrantes, mantendo o espírito coletivo que sempre guiou o grupo.

Atual presidente do Futebol das Quintas, Marcelo Silva, filho do fundador Djalmo, não esconde a emoção de seguir o legado do pai. “O sentimento é de muito orgulho em conseguir manter esse time em atividade todas as quintas-feiras durante meio século, de olhar que a base do grupo se mantém a mesma e unida durante essas cinco décadas, e que tem esse sentimento de família. É emocionante lembrar de tudo que passou e perceber quantas histórias fizeram parte dessa trajetória, e ainda poder comemorar esse marco histórico”, comenta.

Para marcar o cinquentenário, duas celebrações especiais estão programadas. Na próxima quinta-feira, dia 4 de junho, será realizada uma confraternização na própria quadra, com registro fotográfico reunindo jogadores e ex-jogadores, além da estreia da camiseta e jaqueta comemorativas. Após a partida, haverá churrasco, música ao vivo e momentos de integração.

Já no dia 20 de junho, data exata em que o grupo completa 50 anos, a comemoração será ampliada com uma grande festa no Clube Oriente, no centro de Campo Bom. O evento reunirá famílias, amigos e convidados para uma noite com jantar, show musical e confraternização, celebrando cinco décadas de histórias construídas dentro e fora de campo.

Mais do que um time, o Futebol das Quintas se consolidou como um símbolo de amizade, continuidade e paixão pelo esporte. Um exemplo de como o futebol amador pode unir pessoas, atravessar gerações e se transformar em uma verdadeira tradição comunitária.

Post Anterior

CDL Campo Bom lança Núcleo de Mulheres Empreendedoras

Próximo post

Prefeitura repassa R$ 1,37 milhão à APAE para manutenção de projetos e atendimentos

Notícias relacionadas

MC Tubarão supera problemas mecânicos e conquista pódio nas 6 Horas de Guaporé
Esportes

MC Tubarão supera problemas mecânicos e conquista pódio nas 6 Horas de Guaporé

8 de junho de 2026
Estudantes de Psicologia da Feevale acompanham projeto Joga Aurora
Educação

Estudantes de Psicologia da Feevale acompanham projeto Joga Aurora

4 de junho de 2026
Isadora Leal é convocada para representar o Brasil
Esportes

Isadora Leal é convocada para representar o Brasil

1 de junho de 2026
Próximo post
Prefeitura repassa R$ 1,37 milhão à APAE para manutenção de projetos e atendimentos

Prefeitura repassa R$ 1,37 milhão à APAE para manutenção de projetos e atendimentos

Público em geral já pode se imunizar contra a gripe em Campo Bom

Público em geral já pode se imunizar contra a gripe em Campo Bom

Lions e Rotary são reconhecidos como entidades de interesse público municipal pela Câmara de Vereadores

Lions e Rotary são reconhecidos como entidades de interesse público municipal pela Câmara de Vereadores

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Polícia Civil orienta estudantes sobre riscos dos jogos digitais em palestra em Campo Bom
  • Estudantes da Escola Integral Cívico-Cidadã Cei assistem palestra de conscientização no trânsito
  • Homem é preso em flagrante por agredir a própria irmã

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 09.06

➡️ Três ecopontos já estão operando no município. Mais quatro serão construídos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Delegacia de Polícia de Campo Bom promoveu uma palestra educativa sobre os riscos presentes no ambiente digital para alunos do ensino fundamental de uma escola do município. A ação integra os programas preventivos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul voltados à proteção de crianças e adolescentes e ao combate à criminalidade.

A palestra, intitulada "Os Perigos dos Jogos Digitais", foi ministrada pelo inspetor de Polícia Jean Itamar da Silveira, com material elaborado em conjunto com o inspetor Iohann Silva e a escrivã Francieli Rubert.

Durante o encontro, os estudantes receberam orientações sobre os principais perigos encontrados em jogos online e redes digitais. Entre os temas abordados estiveram a divulgação indevida de dados pessoais e senhas, golpes financeiros envolvendo a venda falsa de itens virtuais e skins, além do fenômeno conhecido como grooming, prática em que adultos utilizam perfis falsos para se aproximar e aliciar crianças e adolescentes pela internet.

A palestra também alertou sobre os riscos de participação em desafios virais perigosos e sobre o vício em apostas online, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como Transtorno do Jogo. Os alunos foram orientados a não compartilhar informações pessoais com desconhecidos e a comunicar imediatamente pais, responsáveis ou autoridades em caso de situações suspeitas.

Ao final da atividade, foram apresentados os canais de atendimento disponíveis à comunidade, com destaque para o Cartório Especializado em Vítimas Vulneráveis da Delegacia de Polícia de Campo Bom, responsável pelo atendimento de crianças, adolescentes e idosos.

Segundo a Polícia Civil, ações educativas como essa são fundamentais para ampliar a conscientização e fortalecer a proteção de jovens diante dos desafios cada vez mais presentes no ambiente digital. Além disso, a instituição reforçou que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp da Delegacia de Campo Bom, através do número (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na madrugada de sábado (6), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um homem por violência doméstica no bairro Rio Branco. A ocorrência foi registrada após a Central de Operações receber informações de que o indivíduo estaria agredindo a própria irmã com uma enxada e uma faca.

Ao chegar ao local, os agentes encontraram a vítima abrigada na casa de uma vizinha. A mulher apresentava lesões provocadas pelas agressões. O suspeito foi localizado nas proximidades e, segundo a Guarda Municipal, estava bastante agressivo durante a abordagem.

Diante da situação, os agentes deram voz de prisão ao homem e encaminharam ele e a vítima à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. Após a análise da ocorrência, a autoridade policial determinou a prisão em flagrante do agressor.

A Guarda Municipal reforça a importância das denúncias e orienta que casos de violência doméstica sejam comunicados imediatamente aos órgãos de segurança pública

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 08.06

➡️ Autor dos maus-tratos contra a cadela Estrela, é condenado. 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um campo-bonense precisa da solidariedade e empatia da comunidade para sobreviver. Morador do bairro Aurora, Deivid Anderson Peka da Silva, de 38 anos, está internado há quase dois meses no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.

Deivid foi socorrido após ficar gravemente ferido em um incêndio na residência onde morava, na rua Manacá, na noite de 11 de abril. No momento da ocorrência, ele estava dormindo em um dos cômodos e foi retirado por moradores da região. O resgate foi realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o encaminhou ao Hospital Dr. Lauro Reus com queimaduras graves nos braços, pernas e costas, além de inalação de fumaça.

Deivid teve 56% do corpo queimado e já passou por diversas cirurgias de descompressão nos braços, pernas, pés e costas. Durante o tratamento, ficou 48 dias sedado e dependente de respirador artificial. 

Atualmente, está acordado e já não utiliza ventilação mecânica, mas ainda mantém traqueostomia e realiza sessões de hemodiálise. O estado de saúde segue grave, e ele ainda precisa passar por novas cirurgias, especialmente nas pernas e nas costas, onde as queimaduras foram de terceiro grau. Não há previsão de alta, e desde o dia do acidente ele permanece na UTI, lutando pela vida.

Diante desse cenário, familiares e amigos mobilizam uma campanha urgente por doação de sangue. As doações podem ser feitas no Hospital Conceição, em Porto Alegre, onde está localizado o banco de sangue. Todos os tipos sanguíneos são necessários.

Interessados em ajudar podem agendar transporte junto à Central de Marcação de Consultas e Exames (rua Rudolfo Dick, 55 - prédio do antigo PA) ou entrar em contato com a irmã de Deivid, Taina Palhano, pelo WhatsApp (51) 9943-5442, que auxilia na organização das doações.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

Mais do que uma participação em concurso, a trajetória de Amália Celina Grün de Souza carrega dedicação, sentimento e o orgulho de representar uma cidade inteira. Aos 13 anos, a estudante do 8º ano do Colégio Sinodal Tiradentes é a única prenda juvenil a levar o nome de Campo Bom e do CTG Palanques da Tradição à fase regional da Ciranda Cultural de Prendas, que acontece neste sábado (6), em Santa Maria do Herval.

Há cerca de um ano, Amália se prepara intensamente para este momento. Entre estudos, ensaios e pesquisas, construiu uma caminhada marcada pelo comprometimento com a cultura gaúcha. Agora, além de buscar o título, ela carrega consigo um desafio que também é coletivo: há 20 anos, Campo Bom não conquista o título estadual de primeira prenda juvenil.

Entre as provas da Ciranda, que avalia conhecimentos, habilidades artísticas, culturais e ações sociais, está a elaboração de uma Mostra Folclórica. Com sensibilidade e olhar atento, Amália escolheu como tema “A participação das mulheres nos esportes campeiros” e foi além do que era solicitado. Em vez de cinco entrevistas, ouviu 42 pessoas, em sua maioria mulheres, dando voz a histórias, memórias e experiências muitas vezes pouco visibilizadas.

O trabalho percorre práticas como truco de amostra, truco cego, tetarfe, bocha campeira, bocha 48, jogo do solo e a tava, além de resgatar influências da imigração na cultura local, como o schafkopf e o bolão. Também evidencia trajetórias inspiradoras, como a da atleta Ramona Zema, campeã estadual.

Como resultado, a pesquisa ganhou forma e permanência: transformou-se no e-book “A participação das mulheres nos esportes campeiros”, publicado pela editora Lealdade do Brasil. O lançamento acontece neste sábado, durante o concurso, um marco que simboliza não apenas o esforço de Amália, mas a valorização da cultura, da memória e do protagonismo feminino em Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A previsão do tempo indica uma semana de instabilidade climática em Campo Bom, com predominância de chuva em diferentes momentos dos próximos dias. De acordo com o Climatempo, o cenário será típico de inverno no Rio Grande do Sul, com variação entre períodos nublados e pancadas de chuva.

Na terça-feira (9), há previsão de pancadas de chuva com trovoadas ao longo do dia, com temperaturas variando entre 13°C e 17°C. Ao longo da semana, o tempo segue instável, com alternância entre sol entre nuvens e episódios de chuva passageira, especialmente entre quinta (11) e sexta-feira (12), quando os volumes podem ser mais significativos.

Na sexta-feira, inclusive, a previsão aponta acumulados mais elevados de chuva, com possibilidade de pancadas mais intensas em alguns períodos. As temperaturas devem permanecer amenas, com máximas próximas dos 20°C e mínimas que podem ficar abaixo dos 15°C.

Para o fim de semana, a tendência é de melhora gradual nas condições do tempo. O sábado (13) deve ter predomínio de muitas nuvens, mas sem previsão de chuva significativa, enquanto o domingo (14) pode registrar momentos de instabilidade, ainda que de forma mais isolada.

A instabilidade é provocada pela atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, associada ao avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul. Esse sistema favorece a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo instável na região ao longo da semana. Além disso, a presença de uma massa de ar frio contribui para a queda nas temperaturas, reforçando o cenário típico de inverno, com dias úmidos e céu encoberto em Campo Bom.

O cenário reforça a necessidade de atenção por parte da população, especialmente em relação a possíveis períodos de chuva mais intensa ao longo da semana, além da manutenção do clima úmido e temperaturas típicas da estação.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 06.06

➡️ Vagas abertas para a escola de Bicicross.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.