A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Futebol das Quintas: 45 anos de muita história, amizade e futebol

Redação / AG por Redação / AG
23 de junho de 2021
em Esportes
0 0
A A
Futebol das Quintas: 45 anos de muita história, amizade e futebol

Time dos anos 80. De pé, da esquerda para a direita: Helinho, Lauxen, Djalmo e Carlinhos. Agachados, da esquerda para a direita, Bochecha, Ézio e Deto.

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A história do time Futebol das Quintas, iniciou-se pelo senhor Djalmo Inácio da Silva, proprietário da empresa Quinjalmo. Lá no ano de 1976, Djalmo, com compromissos em finais de semana, deixou de jogar pelo time do Saci, de Campo Bom. Com a notícia de que o senhor Arlindo Vargas abriria uma quadra de futebol de salão, o Pavilhão de Esportes Cristo Rei, Djalmo decidiu retornar o hábito e criar um time para jogar nesse local durante a semana. O intuito era de criar um meio de lazer para aquele grupo de amigos, já que seriam jogos rápidos e com horários definidos.

Criado esse time com seus funcionários, que na época era conhecido como o time de futebol da Quinjalmo, realizou a inauguração do local com um campeonato promovido pela Igreja Cristo Rei, no dia 20 de junho de 1976. Mas esse time de colaboradores durou aproximadamente dois meses, pois a maioria não sabia jogar, os que sabiam eram em número insuficiente de jogadores. Foi então que decidiu convidar alguns amigos para fazer parte do time, que foram inicialmente composto por: Carlinhos de Andrade, João Fernando Gutheil, Deto (Paulo Roberto da Silva), Helinho (Helio Ademir Gomes), Ézio (Ézio Roberto Michaelsen) e Bochecha (Roberto Nardes).

Em 1985, otime participou de um torneio, promovido pela Viação Campo Bom. Naquela mesma quadra de futebol, tiveram como técnico o senhor Paulo Gerhard e vieram a sagrar-se campeão, disputando o jogo final contra o Calçados Supimpa.

Em 1986, também disputaram a 1ª Copa Jornal A Gazeta de Veteranos, no Ginásio Municipal de Campo Bom, o Ginasião, na ocasião receberam o troféu de equipe mais disciplinada.

Após alguns torneios disputados, considerando tais disputas um pouco violentas, a equipe, que sempre visou o futebol de paz e repudiava qualquer tipo de violência dentro e fora de campo, decidiu que não iria mais entrar em nenhuma disputa. Passaram apenas a jogar amistosos, se reunir com os amigos e após o jogo fazer jantares e churrascos, porque além de futebol, se tratava de fazer novas amizades.

Pouco tempo depois vieram a se juntar à equipe: Claver Reichert, Lauxen (Luiz Lauxen), Luiz Marques, Mauro Oliveira, Luiz Souza, Dé (Laerte Fernando Correia, irmão do Ézio).

A escolha do nome Futebol das Quintas, de acordo com Djalmo, foi porque todos os jogos sempre foram disputados nas quintas-feiras. Durante vinte anos o time foi chamado de time da Quinjalmo, só depois foi definido um nome para o time, que inicialmente foi pensado em Amigos de Quintas.

O grupo já jogou com diversos times, entre eles, periodicamente, com time de São Sebastião do Caí, que tinha como um de seus jogadores Paulo Cezar Tatu, ex-jogador do Caxias. Também com o time do Banco do Brasil, Brigada Militar, Trianon, Greminho, todos de Campo Bom, e também contra o time de veteranos do Clube 15 de Novembro, também de Campo Bom.

Outro time que também, a cada seis meses, disputavam amistosos, era o da Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho, onde os jogos eram realizados periodicamente desde 1981. Carlos Roberto Nitz, jogador da Sociedade Ginástica na época, conta que o Futebol das Quintas ficou muito marcado para ele porque nunca conseguiram ganhar um jogo sequer contra o time. “Nosso time era bom, mas o deles era muito melhor”, afirma Carlos. Carlos, e que, para incentivar o seu time a quebrar esse tabu de nunca vencer, propôs que pagaria uma dúzia de cerveja para cada gol que sua equipe faria, mas não adiantou. Na ocasião, a Sociedade Ginástica só conseguiu marcar dois gols e, novamente, a equipe das Quintas ganhou a partida.

A segunda geração…

futebol das quintas4
Foto da futura segunda geração de jogadores do time, início dos anos 90. De pé, da esquerda para a direita: Né segurando o Guiniti, Tiel, Marcelo, Denti, Maicon e Leonardo. Ajoelhados, da esquerda para a direita: Marcos, Bruno, Fernando, Dijavan e Elisandro

A segunda geração teve seu início nos anos 90, mais precisamente em junho de 1992. Maicon Reinhardt, filho de Deto começou a jogar regularmente no time e, com isso, outros filhos dos fundadores, e alguns amigos, foram convidados a ingressar no time. “Fui o primeiro filho a começar a jogar, em junho de 1992, ano em que completei 14 anos”, conta Reinhardt.

“Lembro como se fosse hoje, o Carlinhos veio buscar meu pai [Deto] para o jogo e disse que o Claver não iria naquele jogo. Na época o Claver jogava no gol e na linha, então o Carlinhos me chamou para ir junto às pressas. Fui com eles para quebrar o galho e desde então passei a ir a todos os jogos. Nossos pais no começo ficaram com medo devido a pouca idade, mas eu já tinha tamanho comparado a todos outros filhos, continuei indo e me saindo bem”, conta.

Tiel, filho do Carlinhos, começou em 1994. Algum tempo depois foi a vez do Denti, outro filho do Carlinhos, e o Marcelo, filho do Djalmo, que começaram a ir jogar aos poucos. E ainda vieram Marcos, filho do Djalmo; Fernando, filho do João Fernando; e o Né, outro filho do Carlinhos. Mais tarde, entraram no time ainda outros jogadores, que permanecem até hoje.

Ao passar dos anos, os fundadores foram deixando o time, alguns por motivos profissionais, outros já pela idade, que já não tinham mais condicionamento físico para jogar. O último a deixar o time foi João Fernando Gutheil, em 2014, já com 57 anos.

O time foi deixado nas mãos dos filhos que seguem no mesmo horário, mesmo local e mesmo dia da semana desde a fundação do time. Das 21h às 22h, todas as quintas-feiras no Pavilhão Esportivo Cristo Rei, no bairro Porto Blos, em Campo Bom.

A terceira geração, netos dos fundadores, já vem ensaiando em jogar alguns jogos esporadicamente, mas ainda não definitivamente.

Histórias que fizeram história

Como qualquer entidade dessa idade, existem muitas histórias para contar que ficaram marcadas na memória dos jogadores que hoje fazem parte e, também, dos que já passaram pelo elenco.

Uma curiosidade da data de inauguração do time (20 de junho de 1976) foi a mesma data em que a filha mais velha de Djalmo nasceu. “Na manhã daquele dia, a esposa dele, que estava grávida, começou a sentir contrações. Djalmo levou seu time e deixou-os no local do jogo, voltou pra casa e levou sua esposa para o Hospital. Lá, deixou-a com sua irmã, retornou para o Pavilhão Cristo Rei, disputou o campeonato e, após o jogo, voltou ao hospital. Uma hora depois, pelas 17 horas, acompanhou o nascimento de sua filha”, relata Marcelo Silva.

“Lembro da despedida do Helinho”, conta Maicon Reinhardt, filho do Deto. “Nós éramos todos pequenos, o Guiniti (filho do Helinho, que hoje faz parte do elenco) era um bebê de colo ainda. Foi um jogo de despedida com janta muito bonito e emocionante!”, relembra.

Outra história foi em um 1° de maio onde todo o time, com suas famílias, se deslocaram até a chácara do senhor Adão Pereira da Silva, o Adão da Tri-Jóia, que era um incentivador da equipe. Maicon conta, “nós estávamos olhando os pais jogarem, as esposas estavam numa mesa tomando chimarrão com cuca e bolo. De repente começou uma gritaria da mulherada e todo mundo foi correndo para ver o que era, chegando perto era uma cobra que havia caído da árvore, bem em cima da mesa onde elas estavam, ficaram bem apavoradas com o susto.”

“Outra história engraçada ocorrida, foi uma vez em que estavam jogando um amistoso fora do local habitual, em grama, futebol 7”, conta João Fernando. “Estava chovendo muito durante o jogo, um dos jogadores adversários cabeceou a bola que foi pega pelo nosso goleiro. Ao repor a bola ele notou que suas mãos estavam todas pretas. Era tinta de cabelo do jogador adversário que ficou na bola quando este cabeceou-a.”

“Em meados de 2003, houve temporal com vento que destelhou este local, e era o nosso time que estava jogando na hora do ocorrido”, lembra João Fernando.

Eram 15 minutos do primeiro tempo quando começou a levantar o telhado e houve a queda da energia elétrica. As telhas de zinco foram jogadas na avenida e houve até alguns prejuízos com as vigas do telhado que caíram sobre alguns carros no estacionamento.”

futebol das quintas7
Jogo e jantar de comemoração aos 43 Anos do time em junho de 2019
Post Anterior

Plano Municipal de Turismo de Campo Bom será entregue nesta quarta-feira, 23

Próximo post

Grave acidente deixa duas pessoas feridas

Notícias relacionadas

Final do Municipal de Bocha Força Livre ocorre neste sábado, no Porto Blos
Esportes

Final do Municipal de Bocha Força Livre ocorre neste sábado, no Porto Blos

12 de novembro de 2025
Equipes Meia Boca e Máfia decidem título do Municipal de Vôlei Masculino nesta sexta
Esportes

Equipes Meia Boca e Máfia decidem título do Municipal de Vôlei Masculino nesta sexta

11 de novembro de 2025
Semifinalistas da Copa Campo Bom de Futsal serão conhecidos esta semana
Esportes

Semifinalistas da Copa Campo Bom de Futsal serão conhecidos esta semana

11 de novembro de 2025
Próximo post
Grave acidente deixa duas pessoas feridas

Grave acidente deixa duas pessoas feridas

Morre motorista envolvido em acidente no final na manhã de hoje, 24

Morre motorista envolvido em acidente no final na manhã de hoje, 24

Inscrições para Fifa 21 para Playstation 4 iniciam dia 28

Inscrições para Fifa 21 para Playstation 4 iniciam dia 28

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Cantor Thalles Roberto é mais uma atração confirmada do Natal
  • César de Sá é nomeado secretário municipal de Esporte e Lazer
  • Consultora do MEC acompanha implementação da Política de Alfabetização nas escolas de Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • A Prefeitura de Campo Bom confirmou mais uma atração nacional para o Natal da Integração 2025. No dia 14 de dezembro, às 20h30, o cantor gospel Thalles Roberto se apresenta no Largo Irmãos Vetter, integrando a programação oficial do evento.

Reconhecido pela voz marcante, forte presença de palco e mensagens de fé e esperança, Thalles promete um show que deve emocionar o público e reforçar o clima de celebração que marca o período natalino em Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O prefeito Giovani Feltes anunciou, nesta semana, a nomeação do professor César de Sá como novo secretário municipal de Esporte e Lazer. Servidor de carreira da Prefeitura, César atua na administração municipal desde 2010 e integra a equipe da Secretaria desde 2013.

Formado em Educação Física pela Universidade Feevale e pós-graduado em Educação Inclusiva, o novo secretário possui ampla experiência na área, com destaque para sua participação na elaboração e captação de projetos esportivos que fortaleceram ações e eventos do município.

Ao longo dos anos, também esteve à frente da articulação de parcerias com federações e confederações esportivas, o que contribuiu para que Campo Bom se consolidasse como referência estadual e nacional em diversas modalidades.

Para o prefeito Giovani Feltes, a nomeação reforça o compromisso da Administração Municipal com a valorização dos servidores e a continuidade das boas práticas de gestão. “O César é um profissional que conhece profundamente o esporte de Campo Bom e tem contribuído para o crescimento e o reconhecimento da nossa cidade nessa área. Sua nomeação representa a valorização do trabalho técnico e comprometido, e a certeza de que o esporte seguirá sendo uma ferramenta de inclusão, saúde e cidadania”, destacou o prefeito.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 13.11

➡️ Divulgada as primeiras atrações do Natal da Integração 2025;

➡️ Brigada Militar recupera veículo roubado, 15 minutos após  ação.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar de Campo Bom recuperou, nesta quarta-feira, um automóvel Honda HR-V que havia sido roubado momentos antes no município.

Conforme relato da vítima, uma mulher, ela deixava sua loja acompanhada da cunhada quando foi surpreendida por um homem armado com uma pistola preta. O criminoso anunciou o assalto, exigindo as chaves do veículo e ordenando que ambas se afastassem. Na fuga, o indivíduo levou o automóvel, que continha no interior a bolsa da vítima, telefone celular, documentos pessoais e as chaves do estabelecimento comercial.

Após receber a ocorrência via sala de operações, a guarnição iniciou buscas e localizou o veículo na Rua Osvaldo Cruz, nº 116, ainda em Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O prefeito Giovani Feltes entregou, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 à presidente da Câmara de Vereadores, Kayanne Braga. O ato contou com a presença do vereador João Paulo, presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Educação e Bem-Estar, e da vereadora Michele Closs.

Com valor total de R$ 616 milhões, o projeto define as receitas e despesas previstas para o próximo ano. Desse montante, R$ 530 milhões correspondem à receita do Município e R$ 85 milhões ao Ipasem (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais).

Na área da Educação, o orçamento prevê investimento de R$ 173 milhões. Já na Saúde, os recursos somam R$ 130 milhões, reforçando o compromisso do Município com dois dos principais pilares das políticas públicas locais.

Durante a entrega, o prefeito destacou que o documento reflete o compromisso da gestão com o planejamento e o uso responsável dos recursos públicos.

“As decisões e ações tomadas até aqui demonstram o resultado de uma gestão responsável. Campo Bom vem melhorando sua capacidade financeira, com redução de despesas e aumento de receita — um equilíbrio que garante novos investimentos e mais qualidade de vida para nossa comunidade”, afirmou Giovani.

Após a entrega, o projeto segue para análise e votação na Câmara de Vereadores, etapa essencial para que o Município inicie o novo exercício com segurança financeira e continuidade das ações previstas no plano de governo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Entre os dias 5 e 21, o Largo Irmãos Vetter será novamente o cenário principal do Natal da Integração, que, em sua edição de 2025, promete emocionar e reunir famílias inteiras em uma programação repleta de encanto, música e celebração.

A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Centro Cultural Eintracht, prepara uma série de atrações que valorizam tanto os talentos locais quanto grandes nomes da música nacional. O evento contará com apresentações teatrais, shows, atividades culturais nos bairros e a tradicional chegada do Papai Noel, símbolo máximo do espírito natalino.

Entre os destaques já confirmados estão dois grandes shows: no dia 6 de dezembro, às 20h30, o palco principal receberá a consagrada dupla Marcos & Belutti, referência do sertanejo romântico e conhecida por sucessos que embalam o público em todo o país. Já no dia 13 de dezembro, às 21h, será a vez da banda Reação em Cadeia apresentar o melhor do rock gaúcho e nacional, prometendo uma noite de muita energia e nostalgia.

O Centro Cultural Eintracht será responsável pela organização de parte das atrações culturais e musicais do evento, reforçando o caráter colaborativo da programação.

A programação completa do Natal da Integração 2025 será divulgada nas próximas semanas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • No mundo digital, basta um clique para transformar uma simples ideia em algo enorme. Foi assim que o campo-bonense Ariel Pereira, de 28 anos, descobriu um novo caminho: o das redes sociais. 💡

Tudo começou de forma despretensiosa, na casa da família, no bairro 25 de Julho. Com talento para trabalhos manuais e muita criatividade, Ariel começou a registrar momentos do dia a dia e o que era só um passatempo virou sucesso. Ao lado da esposa Andriéle Weschenfelder, de 26 anos, que filma e incentiva cada projeto, ele grava, narra e edita os próprios vídeos.

Fogão campeiro, lago doméstico, viveiro pro coelho, reforma de banheiro e até penteado maluco do filho pra escola, tudo isso virou conteúdo. E o público adorou: em pouco tempo, Ariel ultrapassou 30 mil seguidores no Instagram e quase 20 mil na rede vizinha, com vídeos que já somam mais de 6 milhões de visualizações em um mês. A série mais recente, mostrando a construção de um mezanino, já passou de 5 milhões de views! 🚀

Mas além dos números, o que mais motiva o casal é a conexão com quem assiste. “As pessoas esperam o próximo vídeo, querem ver o que vem depois”, conta Ariel. E ele recebe mensagens de todo lugar, de Manaus a Bagé, até da Espanha! 🌎

Nem tudo é fácil: os comentários negativos aparecem, mas Ariel responde com o mesmo espírito que o trouxe até aqui — criatividade, leveza e positividade. ✨

Hoje, o conteúdo do @_pereiraariell.diy já gera retorno financeiro e parcerias com marcas, mostrando que boas ideias, quando feitas com amor, podem virar oportunidades reais. 💪

Essa é só a primeira história da série especial CB tá On, que apresenta criadores campo-bonenses que transformam talento em inspiração e mostram que o sucesso pode estar logo ali, na casa ao lado. 🏡📱

Veja a entrevista 🎥

#CBTáOn #CampoBom #InfluenciadoresLocais #CriadoresDeConteúdo #HistóriasQueInspiram #AGazetaCB

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar de Campo Bom prendeu um homem por tráfico de drogas na tarde desta quarta-feira, no bairro Aurora. A ação foi realizada por uma guarnição do 32º Batalhão de Polícia Militar (3ª Cia), durante patrulhamento em um ponto conhecido pelo comércio de entorpecentes.

Conforme o registro, os policiais avistaram um indivíduo de camiseta azul entregando um objeto a outro homem que estava em uma motocicleta. Ao perceber a aproximação da viatura, o motociclista fugiu, enquanto o suspeito tentou se esconder atrás de um muro de concreto, levantando suspeitas da guarnição.

Durante a abordagem, os policiais flagraram o suspeito recolhendo do chão uma embalagem com pedras de crack, uma sacola com porções de maconha e um pote contendo pinos de cocaína. Com ele, também foi encontrada uma quantia em dinheiro.

O homem recebeu voz de prisão, teve os direitos constitucionais informados e foi algemado para garantir a segurança dele e da equipe. Após passar por avaliação médica, foi encaminhado à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência.

Foram apreendidos:
	•	35 pedras de crack (4g);
	•	9 pedras de crack em porção maior (7g);
	•	16 pinos de cocaína (9g);
	•	20 porções de maconha (40g);
	•	R$ 213 em dinheiro;
	•	1 celular Samsung.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile