A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Futebol das Quintas: 45 anos de muita história, amizade e futebol

Redação / AG por Redação / AG
23 de junho de 2021
em Esportes
0 0
A A
Futebol das Quintas: 45 anos de muita história, amizade e futebol

Time dos anos 80. De pé, da esquerda para a direita: Helinho, Lauxen, Djalmo e Carlinhos. Agachados, da esquerda para a direita, Bochecha, Ézio e Deto.

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A história do time Futebol das Quintas, iniciou-se pelo senhor Djalmo Inácio da Silva, proprietário da empresa Quinjalmo. Lá no ano de 1976, Djalmo, com compromissos em finais de semana, deixou de jogar pelo time do Saci, de Campo Bom. Com a notícia de que o senhor Arlindo Vargas abriria uma quadra de futebol de salão, o Pavilhão de Esportes Cristo Rei, Djalmo decidiu retornar o hábito e criar um time para jogar nesse local durante a semana. O intuito era de criar um meio de lazer para aquele grupo de amigos, já que seriam jogos rápidos e com horários definidos.

Criado esse time com seus funcionários, que na época era conhecido como o time de futebol da Quinjalmo, realizou a inauguração do local com um campeonato promovido pela Igreja Cristo Rei, no dia 20 de junho de 1976. Mas esse time de colaboradores durou aproximadamente dois meses, pois a maioria não sabia jogar, os que sabiam eram em número insuficiente de jogadores. Foi então que decidiu convidar alguns amigos para fazer parte do time, que foram inicialmente composto por: Carlinhos de Andrade, João Fernando Gutheil, Deto (Paulo Roberto da Silva), Helinho (Helio Ademir Gomes), Ézio (Ézio Roberto Michaelsen) e Bochecha (Roberto Nardes).

Em 1985, otime participou de um torneio, promovido pela Viação Campo Bom. Naquela mesma quadra de futebol, tiveram como técnico o senhor Paulo Gerhard e vieram a sagrar-se campeão, disputando o jogo final contra o Calçados Supimpa.

Em 1986, também disputaram a 1ª Copa Jornal A Gazeta de Veteranos, no Ginásio Municipal de Campo Bom, o Ginasião, na ocasião receberam o troféu de equipe mais disciplinada.

Após alguns torneios disputados, considerando tais disputas um pouco violentas, a equipe, que sempre visou o futebol de paz e repudiava qualquer tipo de violência dentro e fora de campo, decidiu que não iria mais entrar em nenhuma disputa. Passaram apenas a jogar amistosos, se reunir com os amigos e após o jogo fazer jantares e churrascos, porque além de futebol, se tratava de fazer novas amizades.

Pouco tempo depois vieram a se juntar à equipe: Claver Reichert, Lauxen (Luiz Lauxen), Luiz Marques, Mauro Oliveira, Luiz Souza, Dé (Laerte Fernando Correia, irmão do Ézio).

A escolha do nome Futebol das Quintas, de acordo com Djalmo, foi porque todos os jogos sempre foram disputados nas quintas-feiras. Durante vinte anos o time foi chamado de time da Quinjalmo, só depois foi definido um nome para o time, que inicialmente foi pensado em Amigos de Quintas.

O grupo já jogou com diversos times, entre eles, periodicamente, com time de São Sebastião do Caí, que tinha como um de seus jogadores Paulo Cezar Tatu, ex-jogador do Caxias. Também com o time do Banco do Brasil, Brigada Militar, Trianon, Greminho, todos de Campo Bom, e também contra o time de veteranos do Clube 15 de Novembro, também de Campo Bom.

Outro time que também, a cada seis meses, disputavam amistosos, era o da Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho, onde os jogos eram realizados periodicamente desde 1981. Carlos Roberto Nitz, jogador da Sociedade Ginástica na época, conta que o Futebol das Quintas ficou muito marcado para ele porque nunca conseguiram ganhar um jogo sequer contra o time. “Nosso time era bom, mas o deles era muito melhor”, afirma Carlos. Carlos, e que, para incentivar o seu time a quebrar esse tabu de nunca vencer, propôs que pagaria uma dúzia de cerveja para cada gol que sua equipe faria, mas não adiantou. Na ocasião, a Sociedade Ginástica só conseguiu marcar dois gols e, novamente, a equipe das Quintas ganhou a partida.

A segunda geração…

futebol das quintas4
Foto da futura segunda geração de jogadores do time, início dos anos 90. De pé, da esquerda para a direita: Né segurando o Guiniti, Tiel, Marcelo, Denti, Maicon e Leonardo. Ajoelhados, da esquerda para a direita: Marcos, Bruno, Fernando, Dijavan e Elisandro

A segunda geração teve seu início nos anos 90, mais precisamente em junho de 1992. Maicon Reinhardt, filho de Deto começou a jogar regularmente no time e, com isso, outros filhos dos fundadores, e alguns amigos, foram convidados a ingressar no time. “Fui o primeiro filho a começar a jogar, em junho de 1992, ano em que completei 14 anos”, conta Reinhardt.

“Lembro como se fosse hoje, o Carlinhos veio buscar meu pai [Deto] para o jogo e disse que o Claver não iria naquele jogo. Na época o Claver jogava no gol e na linha, então o Carlinhos me chamou para ir junto às pressas. Fui com eles para quebrar o galho e desde então passei a ir a todos os jogos. Nossos pais no começo ficaram com medo devido a pouca idade, mas eu já tinha tamanho comparado a todos outros filhos, continuei indo e me saindo bem”, conta.

Tiel, filho do Carlinhos, começou em 1994. Algum tempo depois foi a vez do Denti, outro filho do Carlinhos, e o Marcelo, filho do Djalmo, que começaram a ir jogar aos poucos. E ainda vieram Marcos, filho do Djalmo; Fernando, filho do João Fernando; e o Né, outro filho do Carlinhos. Mais tarde, entraram no time ainda outros jogadores, que permanecem até hoje.

Ao passar dos anos, os fundadores foram deixando o time, alguns por motivos profissionais, outros já pela idade, que já não tinham mais condicionamento físico para jogar. O último a deixar o time foi João Fernando Gutheil, em 2014, já com 57 anos.

O time foi deixado nas mãos dos filhos que seguem no mesmo horário, mesmo local e mesmo dia da semana desde a fundação do time. Das 21h às 22h, todas as quintas-feiras no Pavilhão Esportivo Cristo Rei, no bairro Porto Blos, em Campo Bom.

A terceira geração, netos dos fundadores, já vem ensaiando em jogar alguns jogos esporadicamente, mas ainda não definitivamente.

Histórias que fizeram história

Como qualquer entidade dessa idade, existem muitas histórias para contar que ficaram marcadas na memória dos jogadores que hoje fazem parte e, também, dos que já passaram pelo elenco.

Uma curiosidade da data de inauguração do time (20 de junho de 1976) foi a mesma data em que a filha mais velha de Djalmo nasceu. “Na manhã daquele dia, a esposa dele, que estava grávida, começou a sentir contrações. Djalmo levou seu time e deixou-os no local do jogo, voltou pra casa e levou sua esposa para o Hospital. Lá, deixou-a com sua irmã, retornou para o Pavilhão Cristo Rei, disputou o campeonato e, após o jogo, voltou ao hospital. Uma hora depois, pelas 17 horas, acompanhou o nascimento de sua filha”, relata Marcelo Silva.

“Lembro da despedida do Helinho”, conta Maicon Reinhardt, filho do Deto. “Nós éramos todos pequenos, o Guiniti (filho do Helinho, que hoje faz parte do elenco) era um bebê de colo ainda. Foi um jogo de despedida com janta muito bonito e emocionante!”, relembra.

Outra história foi em um 1° de maio onde todo o time, com suas famílias, se deslocaram até a chácara do senhor Adão Pereira da Silva, o Adão da Tri-Jóia, que era um incentivador da equipe. Maicon conta, “nós estávamos olhando os pais jogarem, as esposas estavam numa mesa tomando chimarrão com cuca e bolo. De repente começou uma gritaria da mulherada e todo mundo foi correndo para ver o que era, chegando perto era uma cobra que havia caído da árvore, bem em cima da mesa onde elas estavam, ficaram bem apavoradas com o susto.”

“Outra história engraçada ocorrida, foi uma vez em que estavam jogando um amistoso fora do local habitual, em grama, futebol 7”, conta João Fernando. “Estava chovendo muito durante o jogo, um dos jogadores adversários cabeceou a bola que foi pega pelo nosso goleiro. Ao repor a bola ele notou que suas mãos estavam todas pretas. Era tinta de cabelo do jogador adversário que ficou na bola quando este cabeceou-a.”

“Em meados de 2003, houve temporal com vento que destelhou este local, e era o nosso time que estava jogando na hora do ocorrido”, lembra João Fernando.

Eram 15 minutos do primeiro tempo quando começou a levantar o telhado e houve a queda da energia elétrica. As telhas de zinco foram jogadas na avenida e houve até alguns prejuízos com as vigas do telhado que caíram sobre alguns carros no estacionamento.”

futebol das quintas7
Jogo e jantar de comemoração aos 43 Anos do time em junho de 2019
Post Anterior

Plano Municipal de Turismo de Campo Bom será entregue nesta quarta-feira, 23

Próximo post

Grave acidente deixa duas pessoas feridas

Notícias relacionadas

Rústica integra programação dos 67 anos de Campo Bom
Esportes

Rústica integra programação dos 67 anos de Campo Bom

9 de janeiro de 2026
Definidos os duelos do 39º Aberto de Vôlei Cidade de Campo Bom; competição inicia nesta terça-feira
Esportes

Definidos os duelos do 39º Aberto de Vôlei Cidade de Campo Bom; competição inicia nesta terça-feira

5 de janeiro de 2026
Definidos os confrontos masculinos da segunda fase do Aberto de Vôlei
Esportes

39º Aberto de Vôlei Cidade de Campo Bom tem equipes definidas

17 de dezembro de 2025
Próximo post
Grave acidente deixa duas pessoas feridas

Grave acidente deixa duas pessoas feridas

Morre motorista envolvido em acidente no final na manhã de hoje, 24

Morre motorista envolvido em acidente no final na manhã de hoje, 24

Inscrições para Fifa 21 para Playstation 4 iniciam dia 28

Inscrições para Fifa 21 para Playstation 4 iniciam dia 28

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Saúde de Campo Bom recebe novo veículo para auxiliar nos atendimentos à população
  • Guarda Municipal apreende fogos com estampido
  • Aberto de Vôlei inicia com jogos equilibrados

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom passou a contar com um novo veículo para qualificar e ampliar os atendimentos prestados à comunidade. Trata-se de um Chevrolet Onix, que será utilizado pelas Unidades de Saúde, especialmente no apoio às visitas domiciliares e às ações externas desenvolvidas pelas equipes.

O automóvel foi recebido pelo prefeito Giovani Feltes e pela secretária municipal de Saúde, Luana Schnorr. O investimento total foi de R$ 91.300,00, com recursos provenientes do Ministério da Saúde, destinados ao fortalecimento da estrutura da rede municipal de saúde.

De acordo com a Administração Municipal, a renovação e a ampliação da frota fazem parte de um conjunto de ações voltadas à qualificação dos serviços públicos de saúde. A iniciativa busca garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e mais agilidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), refletindo diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população campo-bonense.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom atendeu, na noite de quinta-feira (8), uma ocorrência de soltura irregular de fogos de artifício, após acionamento da Central de Operações. A denúncia levou as equipes até o local indicado, onde foram realizadas abordagens a pessoas envolvidas na situação.

Durante a ação, os agentes localizaram fogos de artifício e acessórios utilizados para a prática, que foram apreendidos. A ocorrência reforçou a atuação da Guarda Municipal no cumprimento da legislação vigente no Rio Grande do Sul, que proíbe o uso de fogos com estampido, devido aos riscos à segurança pública e aos impactos negativos à saúde de pessoas, animais e ao meio ambiente.

A Guarda Municipal informou que segue atuando de forma ostensiva e preventiva, com a intensificação da fiscalização e ações de conscientização junto à comunidade sobre a importância do respeito às normas legais. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, auxiliando na promoção da segurança e do bem-estar coletivo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 09.01

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Entrevista exclusiva com o novo presidente da Câmara de Vereadores;

➡️ Matéria exclusiva com Arthur e Benetti, novos talentos da música sertaneja de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 09 de janeiro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 08.01

➡️ Cinema do Cei já está de volta. Confira programação.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Assessor do vereador João Paulo (MDB) desde 2018, Guto Vargas será o diretor-geral da Câmara Municipal de Campo Bom em 2026. Campo-bonense, ele tem 37 anos e assume a função considerada o braço direito do presidente do Legislativo na condução dos trabalhos internos da Casa.

Entre as atribuições do cargo estão a coordenação administrativa da Câmara, o auxílio na gestão do orçamento e o apoio à execução das diretrizes definidas pela Presidência.

Ao comentar a nomeação, Guto destacou o sentimento de responsabilidade e confiança. “Recebo com muita alegria a missão de dirigir os trabalhos da Câmara de Vereadores e agradeço a confiança depositada em mim pelo presidente João. As expectativas são boas, de muito trabalho, diálogo e entrega”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador João Paulo, ressaltou a trajetória e o comprometimento do novo diretor-geral. “Pelo tempo que trabalhamos juntos, mas principalmente pela dedicação, responsabilidade e comprometimento que sempre demonstrou com o serviço público”, justificou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 07.01

➡️ IPTU 2026;

➡️ Transporte Público.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Visita de hoje na nossa redação ✨🎬

Na edição desta sexta-feira, 09, a nossa jornalista @mairanpacheco aparece em uma entrevista pra lá de especial com Brad Pitt 👀

Ele “conta” detalhes sobre uma possível vinda ao Brasil e até responde se vem casamento por aí… ou não 💍

👉 Aviso importante: conteúdo criado com Inteligência Artificial e publicado em tom de meme/entretenimento.

Mais detalhes (esses reais 😄) na edição impressa desta semana 🗞️

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile