A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Família denuncia racismo por parte da Brigada Militar de Campo Bom

Redação / AG por Redação / AG
23 de junho de 2020
em Polícia
0 0
A A
Família denuncia racismo por parte da Brigada Militar de Campo Bom

Reprodução

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Na tarde da última sexta-feira, 19, um jovem negro foi abordado por dois soldados da Brigada Militar em uma parada de ônibus em frente ao seu trabalho no bairro Imigrante. Segundo a família do jovem, os soldados proferiram palavras de cunho racista e ainda o agrediram. Comerciantes próximo ao local filmaram a ação e o vídeo circula nas redes sociais.

A família tentou registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Campo Bom e no Ministério Público, onde, segundo a família, ambos se negaram a fazer o registro. Na tentativa na versão on-line, a família alega não ter a opção de crime de racismo e nem de agressão para registros. Na tarde de segunda-feira, 22, acompanhados de um advogado, o B.O. (Boletim de Ocorrência) pôde ser registrado na DP de Campo Bom. “Após tentativas ainda na sexta-feira sem sucesso, hoje (22/06) na companhia de um advogado, conseguimos registrar ocorrência do caso de violência e racismo por parte da Polícia, ocorrido dia 19/06. Durante a semana advogados do Movimento Negro acompanharão a vitima para fazer a ocorrência na ouvidoria da Secretaria Estadual de segurança em Porto Alegre” disse Valter Lemos Junior, irmão da vítima.

Trechos do Boletim de Ocorrência (2410/2020/100930) afirmam que, um dos policiais militares, ao fazer a revista na vítima, lhe desferiu um tapa na boca e chutes nas pernas. Confira o que diz parte do documento: “Na vítima, lhe desferiu um tapa na boca (lesionando) e chutes nas pernas, sendo que não agrediram o seu amigo que foi liberado, pois acredita por ser branco”.

Confira o posicionamento da Brigada Militar

De acordo o comandante da Brigada Militar campo-bonense, capitão Tiago Reimann, a abordagem ocorreu durante o patrulhamento de rotina da corporação depois que os policias identificaram que o jovem estava consumindo substâncias entorpecentes. “Devido à posse de drogas foi lavrado no local um termo circunstanciado, além de se negar a assinar o documento o rapaz afirmou que a abordagem era ilegal e que a Brigada Militar não poderia abordar ele. Devido à negativa, ele foi algemado e estava sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município quando voltou atrás e assinou o terno. Tão logo ele assinou o documento foi liberado”, detalhou Reimann.

Ainda segundo o comandante da BM, a corporação já analisou o vídeo que circula nas redes socias e não foi constada agressão ou injúria racial. “No vídeo em nenhum momento é registrado tanto o tapa como os chutes ou xingamentos. Até tem uma pessoa que fala que o BM deu um tapa no rosto do jovem, mas em nenhum momento o video mostra a tal agressão”, afirma, pontuando que a acusação de racismo também não é constatada. “Até porque ele foi abordado por um policial militar negro e no registro de ocorrência ele relata o abuso de autoridade e agressão, que na visão dele teriam ocorrido em virtude de ser negro”.

A Brigada Militar afirma ainda que com base no boletim de ocorrência o caso será encaminhado para abertura de procedimento investigatório interno. “Já reunimos a documentação necessária e será remetida ao comando superior para abertura de procedimento investigatório para apurar as supostas agressões e se houve realmente alguma injuria racial por parte dos policiais”, pontua Reimann.

Post Anterior

Trio de adolescentes é apreendido por receptação em Campo Bom

Próximo post

Campo Bom tem 157 casos confirmados de coronavírus

Notícias relacionadas

Homem é indiciado por simular roubo de veículo em Campo Bom
Polícia

Homem é indiciado por simular roubo de veículo em Campo Bom

4 de julho de 2025
Campo Bom teve o primeiro semestre mais seguro da década, sem homicídios
Polícia

Campo Bom teve o primeiro semestre mais seguro da década, sem homicídios

3 de julho de 2025
Polícia Civil prende homem por roubo a estabelecimento no Centro de Campo Bom
Polícia

Polícia Civil prende homem por roubo a estabelecimento no Centro de Campo Bom

2 de julho de 2025
Próximo post
noticia coronavirus

Campo Bom tem 157 casos confirmados de coronavírus

Centro Administrativo passará por reformas

Centro Administrativo passa a atender com restrições devido à bandeira vermelha

noticia urgente coronavirus

Município registra sexta morte por Coronavírus

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Centro Cultural Eintracht inaugura nova sede em Campo Bom com celebração à cultura germânica
  • Judocas do Acolher conquistam medalhas no Metropolitano de Judô
  • Prefeitura apresenta Plano de Investimentos para 2026-2029

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • Grupo campo-bonense foi vice-campeão na categoria mirim e venceu na modalidade Intérprete Solista Vocal Juvenil Feminino 

O CTG Palanques da Tradição representou Campo Bom com destaque na segunda edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) das categorias pré-mirim, mirim e juvenil, realizado de sexta a domingo, dias 4 a 6 de julho, em Erechim, no norte do Estado.

O grupo campo-bonense conquistou o 2º lugar na categoria mirim e também o 1º lugar na modalidade Intérprete Solista Vocal Feminino Juvenil, com a jovem Siéli Prado.

Organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS) e pela 19ª Região Tradicionalista, o Enart Juvenil reuniu mais de 2 mil participantes de diversas regiões do Estado. A programação contou com apresentações em oito palcos simultâneos, com modalidades como danças tradicionais e de salão, chula, declamação, interpretação vocal e gaita de botão.

O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin e no IFRS Erechim. A expectativa da prefeitura local era de receber cerca de 10 mil visitantes ao longo do fim de semana.

A primeira edição do Enart para jovens ocorreu em 2018, em Soledade. Esta segunda edição marca a retomada do evento após um intervalo de seis anos, provocado pela pandemia e mudanças de gestão dentro do MTG.

PARABÉNS GURIZADA 👏👏👏👏

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • INVESTIMENTO NA SAÚDE 🏥

Na manhã deste sábado (5), foi inaugurado oficialmente o novo Pronto Atendimento (PA), no Hospital Dr. Lauro Reus. Com investimento de R$ 10,9 milhões entre 2024 e 2025, a estrutura modernizada marca um novo momento para a saúde pública da cidade.

A entrega do PA 24h, agora totalmente integrado ao hospital, representa mais agilidade, resolutividade e humanização nos atendimentos de urgência e emergência. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e simbolizou um passo importante na reestruturação do sistema de saúde.

🩺 O novo PA começa a funcionar na segunda-feira (7), às 7h.

📍 O atendimento odontológico será feito no Centro Vida e na UBS Paulista.

💉 Neste sábado, a UBS Celeste também esteve aberta das 8h às 17h, garantindo suporte à população.

Confira cobertura completa de cerimônia 🎥

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom se despede de Simone Schneider, ex-secretária de Educação do município e, até recentemente, secretária de Educação de Novo Hamburgo. Ela faleceu na tarde desta sexta-feira, 4 de julho, em decorrência de complicações causadas por um câncer. Simone havia se afastado do cargo em Novo Hamburgo para se dedicar ao tratamento da doença.

Ela havia completado 60 anos no último dia 26 de junho e deixa enlutados o marido Paulo Schneider, os filhos Bruna e Gabriel, além do neto Leonardo.

Simone foi uma figura fundamental na transformação da educação no município. À frente da Secretaria de Educação, liderou importantes avanços e deixou um legado marcado por dedicação, sensibilidade e coragem.

O ex-prefeito Luciano Orsi, com quem Simone trabalhou por oito anos, prestou uma homenagem emocionada nas redes sociais:

“Com muito pesar, comunico o falecimento da minha grande amiga, nossa secretária de Educação Simone Schneider. Uma guerreira. Que oito anos atrás topou o desafio de voltar da China para colocar a educação de Campo Bom em outro patamar. Incansável. Mesmo com os problemas de saúde no fim, jamais parou de lutar pelas nossas crianças. Com uma postura muito firme no trabalho, era extremamente sensível e vulnerável a quem se permitia conhecê-la melhor, como eu fiz, nunca deixando de sorrir, mesmo no hospital, nas últimas semanas. Tinha minha total confiança, tanto que assumiu como prefeita da nossa cidade no ano passado, durante a campanha. Com o sentimento de missão cumprida, foi um dos abraços mais emocionados no último dia do nosso governo. Descanse em paz, querida Simone. Meus mais sinceros sentimentos à família, especialmente ao Paulo, que foi seu grande parceiro até o fim.”

O jornal A Gazeta manifesta seu pesar pela partida de Simone Schneider e se solidariza com familiares, amigos e toda a comunidade escolar neste momento de dor.

A despedida acontecerá neste sábado, 05, a partir das 7:00 com sepultamento às 16:00 na Capela C, do Cemitério Evangélico de Campo Bom.
  • A Polícia Civil de Campo Bom indiciou um homem por falsa comunicação de crime, após apurar que o roubo de veículo registrado por ele no início da semana não passou de uma simulação. O caso foi registrado na tarde de 1º de julho de 2025, quando o comunicante alegou ter sido abordado por dois indivíduos em uma motocicleta, um deles armado, enquanto descarregava ferramentas do automóvel.

Desde o primeiro momento, a guarnição da Brigada Militar que atendeu a ocorrência demonstrou desconfiança em relação à veracidade do relato, devido ao comportamento considerado atípico da suposta vítima. A suspeita foi repassada à Polícia Civil, que iniciou uma investigação com base nos indícios levantados.

Durante as diligências, os policiais civis reuniram imagens, dados e confrontaram a versão apresentada com evidências que apontavam diversas contradições. Diante do material reunido, o homem acabou confessando que o crime havia sido forjado. Segundo relatou, enfrenta dificuldades financeiras e teria entregue o veículo voluntariamente a um indivíduo desconhecido, com o objetivo de receber indevidamente a indenização do seguro.

A Polícia Civil reforça que o indiciado responderá por falsa comunicação de crime, conforme o artigo 340 do Código Penal. A prática, além de configurar crime, mobiliza de forma indevida recursos públicos e prejudica o andamento de investigações de delitos reais.

As investigações continuam com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos na tentativa de fraude.

A comunidade pode colaborar com o trabalho da Polícia Civil de Campo Bom por meio de denúncias anônimas via WhatsApp, pelo número (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 04 de julho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Uma noite inesquecível marcou a história da Câmara de Vereadores de Campo Bom no dia 3 de julho. Onze estudantes das redes municipal, estadual e privada foram diplomados e assumiram seus cargos como vereadores mirins. A cerimônia contou com a presença de todos os vereadores titulares e da vice-prefeita Gênifer Engers.

A sessão foi presidida por Kayanne Braga, que ressaltou a importância da participação política dos jovens. Antes de passar o bastão para a nova presidente mirim, Isabelli Mileni Cardoso, destacou: “Muito feliz em iniciar uma sessão com tantas meninas. Isso mostra que a representatividade feminina na política está aumentando.”

Dos 11 alunos empossados, nove são meninas — um número muito superior à realidade atual do Legislativo campo-bonense, que tem apenas duas vereadoras eleitas.

Após receberem os diplomas, os vereadores mirins ocuparam a tribuna e discursaram com emoção, gratidão e responsabilidade. A nova presidente da Câmara Mirim, Isabelli, declarou: “Me sinto honrada de um dia poder contar para meus filhos e netos que, aos 15 anos, fui presidente da Câmara Mirim. Agradeço aos vereadores pelos aprendizados. Vocês são os verdadeiros influenciadores para nós, jovens.”

📌 A Câmara Mirim 2025 ainda prevê:
✔️ Encontro com o prefeito e vice-prefeita em agosto
✔️ Sessão de homenagens em setembro
✔️ Votação de projetos dos alunos em outubro

O projeto tem como objetivo despertar a consciência cidadã e política dos estudantes, dando a eles espaço e voz dentro do Legislativo.

MATÉRIA COMPLETA: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

#CâmaraMirim #CampoBom #PolíticaJovem #Representatividade #AGazetaCB
  • Dados do primeiro semestre de 2025 apontam que Campo Bom não registrou nenhum caso de homicídio, latrocínio ou feminicídio nos seis primeiros meses do ano. O município alcançou, assim, o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) desde o início da série histórica, em 2011.

O resultado é atribuído ao trabalho conjunto da Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que atuaram de forma integrada na prevenção da criminalidade. Entre as ações estão patrulhamentos intensificados, operações conjuntas e o uso de tecnologias para monitoramento urbano.

Segundo as autoridades, o número zero nesses crimes representa mais que uma estatística positiva: reforça o compromisso com a preservação da vida e a segurança da população campo-bonense.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O ex-prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, iniciou nesta terça-feira (1º) suas atividades na Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, onde passa a atuar no Gabinete de Prefeitos. Com a experiência acumulada em oito anos à frente da Prefeitura de Campo Bom e na presidência da Famurs, Orsi terá como missão auxiliar os municípios na interlocução com o Governo do Estado.

Segundo ele, o objetivo é fortalecer as parcerias entre Estado e prefeituras, facilitando o encaminhamento de demandas e a liberação de recursos. “A ideia é continuar desenvolvendo um trabalho semelhante ao que fazia na Famurs, auxiliando os municípios na condução das demandas. Muitas vezes, as prefeituras não conseguem alcançar seus objetivos por desconhecimento, falta de equipe ou detalhes técnicos. Meu papel será justamente ajudar para que essas parcerias realmente se concretizem”, destacou Orsi.

A atuação será dividida entre atendimentos no próprio Gabinete de Prefeitos, em Porto Alegre, e visitas aos municípios. “Agradeço ao governador Eduardo Leite, ao secretário da Casa Civil, Artur Lemos, à chefe de Gabinete, Cátia Belmonte, e ao coordenador do Gabinete de Prefeitos, Salmo Dias de Oliveira, pela confiança”, completou.

No seu primeiro dia oficial de atendimentos, nesta quarta-feira, 2, Orsi visitou os prefeitos Gaspar Behne (Lindolfo Collor), Valdir Ludwig (Ivoti) e Gustavo Finck (Novo Hamburgo), reforçando sua disposição de trabalho e escuta junto às lideranças municipais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile