A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Família denuncia racismo por parte da Brigada Militar de Campo Bom

Redação / AG por Redação / AG
23 de junho de 2020
em Polícia
0 0
A A
Família denuncia racismo por parte da Brigada Militar de Campo Bom

Reprodução

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Na tarde da última sexta-feira, 19, um jovem negro foi abordado por dois soldados da Brigada Militar em uma parada de ônibus em frente ao seu trabalho no bairro Imigrante. Segundo a família do jovem, os soldados proferiram palavras de cunho racista e ainda o agrediram. Comerciantes próximo ao local filmaram a ação e o vídeo circula nas redes sociais.

A família tentou registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Campo Bom e no Ministério Público, onde, segundo a família, ambos se negaram a fazer o registro. Na tentativa na versão on-line, a família alega não ter a opção de crime de racismo e nem de agressão para registros. Na tarde de segunda-feira, 22, acompanhados de um advogado, o B.O. (Boletim de Ocorrência) pôde ser registrado na DP de Campo Bom. “Após tentativas ainda na sexta-feira sem sucesso, hoje (22/06) na companhia de um advogado, conseguimos registrar ocorrência do caso de violência e racismo por parte da Polícia, ocorrido dia 19/06. Durante a semana advogados do Movimento Negro acompanharão a vitima para fazer a ocorrência na ouvidoria da Secretaria Estadual de segurança em Porto Alegre” disse Valter Lemos Junior, irmão da vítima.

Trechos do Boletim de Ocorrência (2410/2020/100930) afirmam que, um dos policiais militares, ao fazer a revista na vítima, lhe desferiu um tapa na boca e chutes nas pernas. Confira o que diz parte do documento: “Na vítima, lhe desferiu um tapa na boca (lesionando) e chutes nas pernas, sendo que não agrediram o seu amigo que foi liberado, pois acredita por ser branco”.

Confira o posicionamento da Brigada Militar

De acordo o comandante da Brigada Militar campo-bonense, capitão Tiago Reimann, a abordagem ocorreu durante o patrulhamento de rotina da corporação depois que os policias identificaram que o jovem estava consumindo substâncias entorpecentes. “Devido à posse de drogas foi lavrado no local um termo circunstanciado, além de se negar a assinar o documento o rapaz afirmou que a abordagem era ilegal e que a Brigada Militar não poderia abordar ele. Devido à negativa, ele foi algemado e estava sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município quando voltou atrás e assinou o terno. Tão logo ele assinou o documento foi liberado”, detalhou Reimann.

Ainda segundo o comandante da BM, a corporação já analisou o vídeo que circula nas redes socias e não foi constada agressão ou injúria racial. “No vídeo em nenhum momento é registrado tanto o tapa como os chutes ou xingamentos. Até tem uma pessoa que fala que o BM deu um tapa no rosto do jovem, mas em nenhum momento o video mostra a tal agressão”, afirma, pontuando que a acusação de racismo também não é constatada. “Até porque ele foi abordado por um policial militar negro e no registro de ocorrência ele relata o abuso de autoridade e agressão, que na visão dele teriam ocorrido em virtude de ser negro”.

A Brigada Militar afirma ainda que com base no boletim de ocorrência o caso será encaminhado para abertura de procedimento investigatório interno. “Já reunimos a documentação necessária e será remetida ao comando superior para abertura de procedimento investigatório para apurar as supostas agressões e se houve realmente alguma injuria racial por parte dos policiais”, pontua Reimann.

Post Anterior

Trio de adolescentes é apreendido por receptação em Campo Bom

Próximo post

Campo Bom tem 157 casos confirmados de coronavírus

Notícias relacionadas

Incêndio atinge parte elétrica de supermercado durante a madrugada
Polícia

Incêndio atinge parte elétrica de supermercado durante a madrugada

21 de fevereiro de 2026
Homem é morto a tiros no Jardim do Sol
Polícia

Homem é morto a tiros no Jardim do Sol

16 de fevereiro de 2026
Dupla é presa por tráfico de drogas no bairro Barrinha
Polícia

Dupla é presa por tráfico de drogas no bairro Barrinha

14 de fevereiro de 2026
Próximo post

Campo Bom tem 157 casos confirmados de coronavírus

Centro Administrativo passará por reformas

Centro Administrativo passa a atender com restrições devido à bandeira vermelha

Município registra sexta morte por Coronavírus

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Família procura por homem em situação de rua em Campo Bom
  • Kayanne Braga marca história como segunda mulher a presidir a Câmara de Campo Bom
  • Rede Municipal de Campo Bom inicia ano letivo com foco em acolhimento, qualificação e parceria com as famílias

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • O nome da vereadora Kayanne Braga (PDT) passou a integrar oficialmente a galeria de ex-presidentes da Câmara Municipal de Campo Bom. A parlamentar, que esteve à frente do Legislativo em 2025, teve seu quadro afixado na noite desta segunda-feira (23), durante a sessão ordinária.

Ao lado do atual presidente, João Paulo Berkembrock (MDB), Kayanne realizou o ato simbólico de fixação do retrato no espaço que reúne os 41 vereadores que já comandaram o Parlamento campo-bonense ao longo dos 67 anos de emancipação do município.

Com a inclusão, Kayanne torna-se apenas a segunda mulher a integrar a galeria de presidentes da Casa. A primeira foi Gênifer Engers, que presidiu o Legislativo em 2022.

Em seu pronunciamento, a vereadora definiu o momento como “um dia histórico e um orgulho muito grande”, agradecendo aos eleitores e aos colegas parlamentares pela confiança depositada durante sua gestão. Ao destacar a representatividade feminina, ressaltou que o número ainda é pequeno diante da trajetória institucional da Câmara. “Em 67 anos, ainda é pouco. Que seja apenas o começo de uma história com cada vez mais representatividade feminina na política”, afirmou.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 23.02

➡️ Mudanças no transporte público, veja nova tabela em nosso site.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e adolescentes o direito de acesso e permanência na escola, em condições de igualdade, com respeito à dignidade e à convivência familiar. É justamente nesse ponto que surge uma questão recorrente na realidade de muitas famílias: o que fazer quando irmãos são encaminhados para escolas ou turnos diferentes? À luz do princípio do melhor interesse da criança, a administração pública e as instituições de ensino devem analisar pedidos de unificação de matrícula, evitando a separação desnecessária de irmãos e preservando a organização familiar. Para tanto, é necessário que a família procure a Central de Vagas do Município e formalize o pedido.
Outro tema que merece destaque é o direito à educação especial, garantido aos estudantes que demandam atendimento educacional especializado. A legislação assegura não apenas o acesso à escola, mas a inclusão em ambiente que respeite as necessidades individuais do aluno, com currículo adaptado, métodos pedagógicos adequados e interação com alunos do currículo regular, sem qualquer forma de discriminação. Sempre que necessário, o aluno tem direito ao acompanhamento por professor auxiliar ou profissional de apoio, bem como às adaptações estruturais na escola, especialmente nos casos de deficiência física, garantindo acessibilidade, autonomia e igualdade de condições no processo de aprendizagem.
O acesso à alimentação escolar adequada é outra questão relevante, especialmente para alunos que possuem necessidades alimentares específicas, como alergias, intolerâncias ou restrições médicas. As escolas públicas seguem cardápios elaborados por profissionais da área da saúde, o que, em regra, pode implicar restrições ao ingresso de alimentos trazidos de casa. Contudo, havendo necessidade especial devidamente comprovada por profissional habilitado, cada situação deve ser analisada de forma individual, devendo a alimentação oferecida no ambiente escolar respeitar essas condições, garantindo segurança, inclusão e a dignidade do aluno.

(CONTINUA NOS COMENTÁRIOS)
  • O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, foi criado pela UICC com apoio da OMS para conscientizar e mobilizar a sociedade no controle da doença.
Parceiros da Liga reforçam que atitudes individuais e ações comunitárias fazem a diferença no enfrentamento do câncer.

“Quando olhamos algo sob o ponto de vista das terapias Integrativas, entendemos que a doença é a manifestação de algo que está ligado a vários aspectos da vida deste indivíduo. E a prevenção, por consequência, é obtida quando cuidamos do corpo, do emocional e da mente. Somos formados por estas três estruturas e somente quando olhamos para elas de forma integral, conseguimos o equilíbrio.” Michele Spindler, terapeuta Integrativa.

“Cada pessoa pode fazer a diferença cuidando da própria saúde, se informando e encorajando quem está ao seu redor. Espalhando consciência, apoiando quem enfrenta a doença e unindo forças para que juntos possamos prevenir e vencer o câncer.” Brenda Gomes, psicóloga clínica.

“Cada indivíduo pode contribuir adotando hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de álcool e tabaco, além de manter os exames preventivos em dia. No âmbito comunitário, é possível ajudar disseminando informações corretas sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, incentivando familiares, amigos e vizinhos a cuidarem da própria saúde. A participação em campanhas educativas, ações de conscientização e apoio a pessoas em tratamento também fortalece a rede de cuidado, promovendo uma cultura de prevenção, solidariedade e responsabilidade coletiva no enfrentamento do câncer.” Gustavo Marmitt, educador físico.

“Precisamos desenvolver hábitos saudáveis (pensamentos, sentimentos, alimentar e exercícios físicos), a comunidade é a extensão do cidadão. A informação de como praticar esse autocuidado, e quais os protocolos que devemos seguir ao suspeitar de algo anormal em nosso corpo deve chegar à comunidade de forma clara. Esse esclarecimento é responsabilidade de todos: o cidadão que tem esse conhecimento, o município, o estado e a União.” Rose Lemos, psicóloga clínica.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br
  • Um incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros na madrugada deste sábado (21) em Campo Bom. A ocorrência foi registrada às 1h45 na unidade do supermercado, localizado na Avenida Independência, no Centro da cidade.

Inicialmente, a guarnição foi acionada para averiguação de fumaça no interior do estabelecimento. No local, os bombeiros constataram que o fogo teve origem na parte elétrica das câmaras frias do supermercado.

A atuação rápida da equipe evitou que as chamas se propagassem para outras áreas do prédio. O combate ao incêndio seguiu em andamento durante a madrugada para controle total da situação e prevenção de novos focos. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. As causas do problema elétrico deverão ser apuradas pelo estabelecimento.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 🎬 Programação Cinema do CEI – 19/02 a 25/02 🍿
📍 Sala Bárbara Paz

🕑 14h | 16h30 – Um cabra bom de bola | LIVRE | DURAÇÃO: 1h40min
Uma animação original ambientada em um mundo habitado apenas por animais. A história acompanha Will, uma pequena cabra com grandes sonhos, que recebe uma oportunidade única na vida de se juntar aos profissionais e jogar roarball – um esporte de alta intensidade, misto e de contato total, dominado pelos animais mais rápidos e ferozes do mundo. Os novos companheiros de equipe de Will não ficam muito empolgados em ter uma pequena cabra no elenco, mas Will está determinado a revolucionar o esporte e provar de uma vez por todas que “os pequenos também mandam bem no jogo!”

🕟 16h30 – Destruição Final 2 | 14 ANOS | DURAÇÃO: 1h59min
Após os acontecimentos do primeiro filme, a ameaça de uma catástrofe global retorna ainda mais intensa. Enquanto forças da natureza avançam de forma implacável, um grupo de pessoas precisa lutar contra o tempo para salvar vidas e evitar a destruição total. Um longa de ação e suspense com cenas impactantes e muita tensão.

🎟️ Ingressos:

Quarta e quinta-feira: R$ 6,00 (todas as sessões)

Sexta, sábado e domingo: R$ 12,00 (todas as sessões)
  • Foi identificado como Gleisson Elvis Gomes, de 32 anos, morador do bairro Porto Blos, o homem executado no Jardim do Sol, na noite desta segunda-feira (16). 

O crime aconteceu por volta das 19h. A Brigada Militar e Polícia Civil foram acionadas e encontraram a vítima já sem vida. O Instituto Geral de Perícias (IGP) atuam no local.

Até o momento, não há informações sobre a autoria e motivação do crime, que já está sob investigação da Polícia Civil.
  • URGENTE: Um homicídio foi registrado na noite desta segunda-feira (16), em Campo Bom. A ocorrência foi atendida por volta das 19h, no bairro Jardim do Sol.

A vítima, um homem de 32 anos, que não teve a identidade divulgada pelas autoridades, foi encontrada já sem vida no local do crime.

A Polícia Civil foi acionada e já deu início aos trabalhos de investigação. A área foi isolada pela Brigada Militar para a atuação do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Até o momento, não há informações sobre a autoria e a motivação do crime. A ocorrência segue em andamento.

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.