A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Ex-jornalista do AG apresenta pesquisa em conferência de mídia na Escandinávia

Redação / AG por Redação / AG
1 de setembro de 2025
em Comunidade
0 0
A A
Ex-jornalista do AG apresenta pesquisa em conferência de mídia na Escandinávia

Arquivo Pessoal

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Giordanna apresenta pesquisa sobre povos indígenas em uma das maiores conferência de mídia da Escandinávia

Quando Giordanna Benkenstein Vallejos, 27 anos, deixou Campo Bom para estudar na pequena cidade de Volda, na Noruega, não imaginava que, em menos de um ano, estaria entre pesquisadores de ponta em um dos eventos acadêmicos mais importantes do continente. Hoje, mestranda em Media Practices na Volda University e ex-jornalista de A Gazeta, ela leva o nome da sua cidade natal para além do Atlântico, combinando investigação científica e produção audiovisual.
A oportunidade surgiu quando seu professor norueguês, Johan Roppen, percebeu seu interesse em pesquisa acadêmica. “Eles precisam de uma nova geração de pesquisadores aqui”, lembra Giordanna. Ao comentar sobre o NordMedia, uma das maiores conferências de mídia da Escandinávia, o docente revelou que o prazo de inscrições já havia encerrado. Mas, para sua surpresa, ele decidiu estender o prazo por um dia. “Precisei escrever uma ideia de projeto no mesmo dia para enviar. Foi um desafio, mas consegui”, conta. O esforço valeu a pena: seu trabalho foi aceito e ela se tornou uma das poucas estudantes de mestrado a participar de um evento dominado por doutores e pós-doutores.

Um olhar sobre o povo Sami

Sua pesquisa analisa quatro documentários sobre o povo Sami, população indígena da Noruega e de outras regiões do norte do mundo. O objetivo é compreender se há diferenças no resultado dessas produções quando o diretor é Sami ou não. “Quero entender como a bagagem cultural do diretor influencia no resultado e na percepção do público sobre questões políticas, sociais e culturais de um povo”, explica.
O interesse pelo tema nasceu de uma conexão pessoal. Giordanna tem ascendência de diversas culturas, entre elas, indígena. Ela conheceu a mãe de sua bisavó, que era indígena no Brasil. “Sempre tive um grande respeito e curiosidade pelos povos indígenas por causa dela”, afirma. Ao chegar à Noruega, ficou intrigada com o contraste entre o conceito que tinha de “indígena” e a realidade Sami: “Eles usam roupas de pele de rena, vivem no frio extremo”.
Além de estudar o tema, ela vivencia a prática como diretora de um documentário próprio sobre os Sami. Durante a produção, ela participou de manifestações contra uma empresa de mineração que pretende despejar resíduos em um fiorde localizado em território dos Sami. “Assim como os indígenas no Brasil, eles enfrentam disputas por território e diversos problemas sociais e ambientais.”
Na conferência realizada na Dinamarca, Giordanna foi a primeira a apresentar seu trabalho no grupo de pesquisa sobre linguagem de minorias. A mais jovem e a única latino-americana entre os participantes, também era a única mestranda entre doutores. “Foi muito desafiador, mas todos gostaram da minha apresentação”, conta.
O momento gerou discussões e perguntas que, segundo ela, vão enriquecer sua futura tese e possivelmente um artigo científico. Ao final, recebeu um convite para integrar um grupo internacional de pesquisa com membros da Finlândia, Dinamarca e Noruega.

Carreira, adaptação e conquistas na Noruega

Mesmo vivendo no exterior, Giordanna mantém forte ligação com Campo Bom. “Não importa o bairro ou a cidade onde você nasceu. Sonhar pequeno ou grande dá o mesmo trabalho, então sonhe grande”, aconselha. Apesar de ter nascido em Novo Hamburgo, foi em Campo Bom que passou a infância. “A rua Santo Inácio de Loyola está nos meus pensamentos todos os dias. Aprendi a caminhar na calçada da minha avó em Campo Bom, então tenho um vínculo muito forte com essa cidade. É um orgulho levar o nome de Campo Bom para a Dinamarca e para outros lugares do mundo.”
Sua trajetória no país nórdico, porém, não foi livre de obstáculos. No início, enfrentou barreiras linguísticas e dificuldade para conseguir emprego. “Comecei fazendo faxina e trabalhando em restaurantes, mas sempre com um olho no objetivo: voltar para minha área, fazer pesquisa e contar histórias, que é o que amo fazer.”
O esforço rendeu frutos rapidamente: em somente um ano vivendo na Noruega, mesmo sem dominar totalmente o idioma norueguês, Giordanna conquistou uma vaga como jornalista de vídeo para uma TV local que distribui conteúdo para três jornais da região. “Foi uma vitória pessoal e profissional, e a prova de que é possível abrir portas com dedicação e persistência.”
Ela também ressalta a valorização da ciência e da educação nos países nórdicos. “Quando apresentei minha ideia de pesquisa, a universidade imediatamente confirmou que pagaria toda a minha viagem, passagens e hotel. Eles investem em quem quer estudar e fazer pesquisa. Acho que o Brasil tem muito a aprender com isso.”

Olhar para o futuro

Agora, a jornalista-pesquisadora trabalha para aprimorar seu artigo com as críticas construtivas recebidas e já pensa no próximo passo. “Estou anotando tudo para desenvolver um trabalho bem construído, com os olhos no futuro doutorado.”
Para Giordanna, sua história é a prova de que determinação e coragem podem romper fronteiras. “O segredo é não desistir. O sonho tem que ser mais forte que qualquer adversidade.”.

Post Anterior

Morador da Operária morre em acidente na RS-239

Próximo post

Hospital Dr. Lauro Reus celebra 80 anos de história

Notícias relacionadas

Moradores se manifestam contra atualização da tabela de Lougradouros, aprovada pela Câmara
Comunidade

Moradores se manifestam contra atualização da tabela de Lougradouros, aprovada pela Câmara

31 de outubro de 2025
Rap in Concert chega à sua 3ª edição com duas sessões no Teatro Marlise Saueressig
Comunidade

Rap in Concert chega à sua 3ª edição com duas sessões no Teatro Marlise Saueressig

31 de outubro de 2025
Prefeitura apresenta Plano de Investimentos para 2026-2029
Comunidade

Caminhão rompe cabos e causa interrupção de serviços na Av. Brasil

30 de outubro de 2025
Próximo post
Hospital Dr. Lauro Reus celebra 80 anos de história

Hospital Dr. Lauro Reus celebra 80 anos de história

De Campo Bom ao Rio: aniversários que marcam nossa jornada

De Campo Bom ao Rio: aniversários que marcam nossa jornada

Tropeada começa nesta quinta-feira, 14

Parque do Trabalhador recebe programação especial da Semana Farroupilha

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Série de livros coordenada por pesquisador de Campo Bom registra a experiência de escolas em meio à enchente de 2024
  • Colégio Sinodal Tiradentes é destaque no JEBs 2025 com dois ouros
  • Moradores se manifestam contra atualização da tabela de Lougradouros, aprovada pela Câmara

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • As equipes de handebol feminino e masculino do Colégio Sinodal Tiradentes, que brilharam no JEBS 2025, foram recebidas com festa neste sábado (1º), em uma carreata pela cidade. A comemoração contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Campo Bom, Guarda de Trânsito e Guarda Municipal.

O trajeto encerrou no Largo Irmãos Vetter, onde professores e alunos foram homenageados pelo título histórico.

O AG acompanhou de perto esse momento de orgulho campo-bonense.

Confere como foi 🎥

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Pinto, de Campo Bom, passará por uma ampla reforma, orçada em R$ 3.556.845,70. O projeto inclui a construção de uma nova quadra de esportes, troca do piso, renovação da rede elétrica, substituição do telhado e melhorias estruturais em todas as salas de aula.

O deputado estadual Joel Wilhelm (PP) esteve na instituição na tarde desta sexta-feira, 31, para a entrega do contrato com a construtora responsável pela obra, documento que foi publicado no Diário Oficial.

“É uma das maiores obras aqui da região do Vale dos Sinos e do Paranhana, e aos poucos todas as escolas vão passar por esse processo de reforma. São obras muito importantes, que a comunidade espera há mais de 15 anos”, destacou o parlamentar.

Para a diretora da escola, Maria Helena, o momento é de grande emoção e reconhecimento.

“Eu não consigo mensurar a alegria que sinto. Estamos todos muito felizes, professores, alunos e comunidade escola, por ver esse sonho finalmente se tornando realidade”, afirmou.

As obras devem iniciar em breve e têm previsão de duração de aproximadamente 14 meses.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • No episódio 09 do AG CAST, recebemos Gilberto Franceschetti e Tanise Turra, do Grupo Krause, uma empresa com 103 anos de história e referência no setor funerário da região.

Em uma conversa inspiradora, eles compartilharam a trajetória da empresa, os diferenciais que fazem da Krause um grupo de destaque e o compromisso com o acolhimento das famílias em todos os momentos.

Também contaram detalhes sobre o Dia da Lembrança, uma ação especial promovida no Dia de Finados, que celebra a memória e o amor daqueles que partiram.

🎧 Assista a entrevista completa em nosso canal do YouTube (LINK NA BIO)
  • Na noite de quinta-feira (30), uma ação integrada entre as forças de segurança pública e a fiscalização da Prefeitura de Campo Bom resultou na interdição de um estabelecimento comercial localizado no bairro 25 de Julho.

A Operação “Sossego” foi desencadeada após diversas denúncias da comunidade, que relatavam perturbação do sossego público, infrações e crimes de trânsito, além do uso de entorpecentes no local.

Durante a ação, que reuniu equipes da Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Fiscalização de Trânsito e fiscais de postura, tributário e Vigilância Sanitária da Prefeitura de Campo Bom, mais de 500 pessoas foram abordadas. As equipes apreenderam bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, entorpecentes e caixas de som utilizadas para emissão de som em volume excessivo.

Na área externa do estabelecimento, foram fiscalizados diversos veículos, resultando em 66 autuações — sendo quatro por embriaguez ao volante e 26 por recusa ao teste do etilômetro —, além do recolhimento de 13 motocicletas e sete automóveis.

O local, que já havia sido autuado anteriormente por descumprimento das normas municipais, foi interditado por tempo indeterminado.

A operação reforça o compromisso do poder público e das forças de segurança com a ordem pública, a segurança e o bem-estar da comunidade campo-bonense, demonstrando a efetividade do trabalho integrado entre os órgãos municipais e estaduais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 31.10

Destaques da edição impressa 2.264

➡️ UBS Morada do Sol;

➡️ Motociclista pede ajuda;

➡️ Detalhes sobre a concessão das vias estaduais.

MAIS NOTÍCIA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A partir de novembro, as quadras de areia da EMEF CEI passam a ser abertas ao público para a prática de futebol e voleibol, oferecendo mais uma opção de esporte e lazer em Campo Bom.

O espaço poderá ser utilizado de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 20h. O acesso às quadras será pela Avenida Brasil, próximo à Rodoviária.

Segundo a Administração Municipal, a ação reforça o compromisso da Prefeitura em ampliar os espaços públicos voltados ao esporte e à convivência comunitária. “Queremos incentivar cada vez mais a prática esportiva e o uso dos espaços públicos pela população. As quadras da EMEF CEI são um ambiente seguro e adequado para o lazer das famílias”, destaca o prefeito Giovani Feltes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 31 de outubro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • 🎬 Programação Cinema do CEI – 30 de outubro a 5 de novembro 🍿

📍 Sala Bárbara Paz – Av. dos Estados, 1080, Campo Bom

🕑 14h – A Casa Mágica da Gaby
Duração: 1h38min 
Classificação: Livre

Sinopse: Gaby e seus amigos descobrem uma casa cheia de objetos encantados e criaturas falantes. Quando um colecionador tenta capturar os segredos do lugar, ela embarca em uma jornada mágica para proteger seu lar e provar o poder da amizade.

🕟 16h30 – Tron: Ares
Duração : 1h59min 
Classificação: 12 anos

Sinopse: No novo capítulo da saga Tron, o programa digital Ares é enviado ao mundo real em uma missão inédita. Com visuais impressionantes e muita ação, o filme explora o limite entre tecnologia e humanidade.

🕖 19h00 – Maurício de Sousa – O Filme
Duração: 1h50min 
Classificação: Livre

Sinopse: A trajetória inspiradora do criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, ganha vida nas telas. O longa celebra sua carreira, mostrando bastidores, histórias marcantes e depoimentos emocionantes de artistas e fãs que cresceram com seus personagens.

🎟️ Ingressos:
	•	Quarta e quinta-feira: R$ 6,00 (todas as sessões)
	•	Sexta, sábado e domingo:
• Sessões das 14h – R$ 6,00
• Sessões das 16h30 e 19h – R$ 12,00

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile