A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Escolas municipais recebem novos equipamentos para laboratórios de Ciências

Redação / AG por Redação / AG
15 de julho de 2020
em Educação
0 0
A A
Escolas municipais recebem novos equipamentos para laboratórios de Ciências

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Ao todo foram adquiridos dez microscópios e dez estereoscópios para instituições de ensino fundamental

Quando puderem voltar às salas de aula, que atualmente estão vazias pela aplicação do ensino remoto em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os alunos de Campo Bom terão novidades nas aulas de Ciências que devem tornar o aprendizado sobre microrganismos ainda mais interessante. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) adquiriu dez microscópios ópticos, com aumento de até mil vezes e dez estereoscópios (popularmente chamados de lupas), com aumento de até 200 vezes. Os itens são para todas escolas que possuem de 6º a 9º ano, inclusive para a Emef Marcos Silvano que teve o 6º ano implantado em 2020. O investimento é de R$ 39 mil por meio recurso Federal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). Os materiais a serem recebidos nos próximos dias, pelas duas empresas licitadas, serão utilizados com mediação dos professores.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, a aquisição é um incentivo ao estudo e uma melhoria na estrutura já oferecida. “Algumas escolas já possuem microscópios, mas são equipamentos antigos que apesar de funcionarem bem, devido as manutenções realizadas, não são suficientes para os alunos utilizarem. Os novos serão gancho para o desenvolvimento de pesquisas e aprendizagem sobre as Ciências da Natureza”, afirma. Ainda segundo a secretária, o Documento Orientador Curricular Municipal de Campo Bom, que foi construído com os professores de Ciências da rede municipal de ensino, nos moldes da Base Nacional Comum Curricular, pressupõe que o ensino de ciências deve ser baseado no letramento científico. “Ou seja, o estudante não só deve ser capaz de entender os fenômenos naturais do mundo em que vive, mas também deve ter capacidade de atuar sobre ele. Nesse sentido é fundamental que os espaços estejam equipados para que os alunos possam exercer de fato a observação e a experimentação para buscar e propor soluções com base no método científico”, completa.

Crianças por dentro do mundo microbiológico

O secretário de Meio Ambiente, Jéferson Timm, explica que esses equipamentos serão úteis para a observação de microorganismos na água e no solo, para a visualização de partes microscópicas de plantas e animais. Podem ser observados também fungos e colônias de bactérias. “A importância disso na educação é, principalmente, que as crianças tenham dimensão desse mundo microbiológico, entender o que é uma célula e que todos os seres vivos são compostos por elas. Entender que existem microrganismos, inclusive vermes, bactérias e fungos, que podem gerar doenças, bem como os vírus. É abrir as portas do universo microscópico que vive interagindo com a gente”, pontua Timm. Além disso os microscópios são trinoculares e podem ser utilizados para a ampliação e/ou registro das imagens observadas com a utilização de câmeras. O prefeito Luciano Orsi destaca que investimento vem para aprimorar ainda mais a qualidade do ensino e proporcionar que os alunos possam ver, na prática, o que aprendem em sala de aula. Além de instigá-los a se aprofundarem e se interessarem pelo assunto, pensando bio e ecologicamente.

Post Anterior

Capacitação pedagógica para 1,5 mil profissionais da rede municipal de ensino será on-line

Próximo post

Campo Bom confirma mais oito casos de COVID-19

Notícias relacionadas

Recursos hídricos são tema de exposição visitada por estudantes da rede municipal
Educação

Recursos hídricos são tema de exposição visitada por estudantes da rede municipal

3 de setembro de 2026
Atendimentos do CEMADE serão descentralizados para ampliação de acessos
Educação

Cemade presta mais de 720 atendimentos mensais a 267 estudantes em Campo Bom

31 de agosto de 2026
Comung celebra 30 anos destacando impacto das universidades comunitárias no desenvolvimento do RS
Educação

Comung celebra 30 anos destacando impacto das universidades comunitárias no desenvolvimento do RS

26 de agosto de 2026
Próximo post

Campo Bom confirma mais oito casos de COVID-19

Família procura por adolescente desaparecida

Família procura por adolescente desaparecida

Homem é detido por furto no bairro dos Gringos

Homem é preso por receptação de carro clonado

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Área onde casa desabou no Santa Lúcia apresenta risco de novos desmoronamentos
  • Homem com mandado de prisão em aberto é localizado no bairro Celeste
  • Homem é preso em flagrante após suspeita de furtos no Centro

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.