O ano letivo iniciou oficialmente em Campo Bom na última quarta-feira, 12, com evento no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. O encontro, promovido pela Secretaria da Educação e Cultura (Smec), foi realizado para mais de 1400 profissionais, entre professores, auxiliares de ensino, estagiários, secretários de escola da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e contou com a palestra do Mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, Eduardo Shinyashiki com o tema Competências Socioemocionais na Educação.
Durante a explanação, Shinyashiki abordou temas como relações interpessoais, diálogo, intercâmbio de ideias e cooperação que tornam a aprendizagem mais desafiadora, interessante e significativa, com base no respeito recíproco e a importância de ativar o pensamento flexível, criativo e inovador. “Muitos são os desafios dos educadores. Dentre todos eles, existe um que, em minha opinião, é um dos mais importantes em todo o processo educacional: o desafio do desenvolvimento humano como um todo. Percebo muitos sistemas educacionais que oferecem uma vasta preparação ao aluno para que ele passe no vestibular, tenha conhecimentos técnicos e gerais sobre as diversas matérias ao longo dos anos, mas poucos que também se preocupam com o desenvolvimento humano dos educandos. A consequência disso é a formação de muitas pessoas inseguras, com pouco poder de empatia, perdidas em seus projetos pessoais, com baixa autoestima, muitas vezes individualistas e egoístas, infelizes e incapazes de serem donas dos seus próprios destinos”, pontuou o palestrante em entrevista exclusiva ao AG.
Shinyashiki é consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicada à Administração
Base Nacional Comum Curricular
A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider destacou os desafios no novo ano letivo, como a mudança no sistema de avaliações, a implementação de uma nova disciplina e a adequação da Base Nacional Comum Curricular e o do Documento Orientador Curricular Municipal. “Este documento foi elaborado nos últimos dois anos. Em 2018, com formação continuada para toda rede e encontros de estudo nas escolas. O ano de 2019 foi de “colocar a mão na massa” e produzir o documento. Para tanto, foram criadas comissões de professores, que se encontraram quase que semanalmente para discutir e construir o documento. O novo referencial vale para todo o município, incluindo as redes estaduais e privadas. Além disso, também foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, na Resolução/CME/ nº 17, de 16 de dezembro de 2019, o novo Regimento Padrão das Escolas Municipais”, detalhou Simone.