A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Publicações Legais
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Empresário campo-bonense se destaca como um dos maiores exportadores de Orquídeas

Redação / AG por Redação / AG
23 de agosto de 2024
em Comunidade
0 0
A A
Empresário campo-bonense se destaca como um dos maiores exportadores de Orquídeas

Leonardo Rosa/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Solar das Orquídeas leva o nome da cidade e as mais ricas espécies de plantas para o mundo todo.

Desde os 12 anos de idade, as orquídeas têm sido a grande paixão do empresário de Campo Bom, Francisco Ferreira, o popular “Chico das Orquídeas”, que transformou seu amor por essas plantas em um negócio de sucesso internacional. O que começou como um simples hobby, ao longo dos anos, se desenvolveu em uma das maiores operações de exportação de orquídeas do Brasil. Hoje, o Solar das Orquídeas, criada em 2013, localizada na rua Pedro Canísio Forneck, nº77, bairro Solar do Campo, é reconhecido como um dos principais exportadores de orquídeas do país, com mais de 10 mil plantas exportadas para diversos lugares ao redor do mundo. O empresário compartilha que sua paixão pelas orquídeas começou ao observar a delicadeza e a beleza das flores ainda na infância. “Comecei a colecionar muito novo com 12 anos de idade, e na época não tinha internet, eu pesquisava em livros. Com 16 anos, vou mais a fundo, começo a visitar um senhor que cultivava orquídeas no bairro Santa Lúcia, o Rudi Dietrich, e ali ouço seus ensinamentos e dicas”.

Com o passar dos anos, ele foi aprofundando seu conhecimento e aprimorando suas técnicas de cultivo, o que permitiu que dominasse a arte de cuidar dessas plantas. “Anterior ao meu trabalho com as orquídeas eu atuava no setor calçadista. Mas essa atividade, sempre foi meu plano B. Com o tempo, decidi dedicar meus finais de semana ao cultivo e a comercialização das orquídeas. Em 2014, a empresa que eu trabalhava fechou e me dediquei exclusivamente ao Solar.

O cuidado e a dedicação que Ferreira aplica no cultivo das orquídeas se refletem na qualidade excepcional das plantas, que são altamente valorizadas no mercado internacional. Em 2020, durante a pandemia Ferreira destaca que a empresa passou por uma reestruturação, tendo a internet como grande aliada. “Com a pandemia, passamos a nos colocar mais na internet, fomos o segundo orquidário do Brasil a iniciar as vendas on-line através de lives pelas redes sociais, sendo um marco na orquidofilia brasileira. Por se tratar de uma planta sensível, criamos aqui, uma forma muito segura de envio. Eu sempre digo que estamos embalando uma joia, inclusive se a planta é perfumada, os clientes relatam que quando ao abrir, sentem o cheiro da planta. E assim, chamamos a atenção do mercado internacional”, destaca. Sua trajetória não é apenas um exemplo de empreendedorismo bem-sucedido, mas também de como a paixão e a persistência podem levar ao reconhecimento global. “Em maio de 2023, foi a nossa primeira exportação, para o Japão. Desde lá, começou a ter uma procura muito grande da Ásia, Vietnã, Tailandia e Coreia do Sul. Para exportar, o mercado é muito criterioso, cada país tem uma forma de receber a planta. Aos poucos, fomos pegando e desenvolvendo uma expertise neste processo, o que favoreceu a recorrência das exportações, totalizando até o momento, 14 processos de exportação. Somos muito procurados em virtude da América do Sul ser o principal berço da espécie Cattleya”, enfatiza.

Além do sucesso comercial, ele se destaca pela preservação das diversas espécies de orquídeas, contribuindo para a biodiversidade e promovendo também o amor pela natureza e pela flor símbolo da cidade. “É importante destacar que temos uma espécie nativa de Campo Bom, a Cattleya intermedia flammea joazinho que foi encontrada há muitos anos as margens do banhado do Rio dos Sinos, na cidade de Campo Bom. isso precisa ser valorizado e preservado”.Francisco destaca que, como plano futuro, está trabalhando em um novo espaço que é a semente de um projeto destinado ao turismo de experiência, denominado como “Santuário das Orquideas”. “No mesmo local onde eu comecei meus ensinamentos com as orquídeas, no bairro Santa Lúcia. Atualmente, nós alugamos o espaço, e lá cultivamos e produzimos as plantas e aqui no Solar, fica a parte da comercialização das espécies. Como foi o lugar onde eu aprendi, meu sonho é transforma-lo futuramente em um santuário de orquídeas”, destaca. Com o crescimento de seu negócio, ele não apenas conseguiu estabelecer uma forte presença no mercado internacional, mas também se tornou uma referência para outros orquidófilos e empresários do setor. Ele conclui ainda, que, o segredo do sucesso está no equilíbrio entre a paixão e a profissionalização, fomentando o negócio de forma sustentável.

Saiba Mais:

O Solar das Orquídeas semanalmente, realiza todas às quintas e sexta-feira às 14 horas, um encontro on-line, transmitido via Facebook e Youtube, onde apresenta um mix de plantas em diversas fases do desenvolvimento. Estas vão desde seedlings diversos à orquídeas em floração, plantas raras, espécies e híbridos que dão um verdadeiro show de cores! Além das orquídeas, cada transmissão conta com muita informação, entretenimento, interação, sorteios e promoções. Confira AQUI a programação.

TRÊS CUIDADOS com a sua orquídea!

Luminosidade: Escolha um local iluminado e ventilado para sua orquídea. Dê preferência aos locais onde haja incidência apenas do sol da manhã, uma vez que este é mais ameno do que o sol da tarde. Evite expor sua planta diretamente ao sol do meio dia, mesmo que ela esteja sem flores.

Regas: Regue sua planta ao menos uma vez por semana em abundância, deixando a água escorrer pelo fundo do vaso. Use água mineral ou de poço e evite a água da chuva ou água clorada. Atenção: água em excesso pode fazer com que as raízes apodreçam, portanto não deixe água acumulada nos pratinhos.

Florada: Em algumas plantas, as flores podem durar de três a quatro meses, enquanto em outras variedades a floração não chega a durar um mês. A florada pode ocorrer anualmente ou uma vez a cada dois anos.


Notícias relacionadas

Projeto polêmico deverá lotar a Câmara na sessão de segunda-feira
Comunidade

Justiça condena ex-vereadores e servidores por improbidade em Campo Bom

7 de maio de 2025
Fios soltos ferem motociclista em avenida movimentada
Comunidade

Fios soltos ferem motociclista em avenida movimentada

7 de maio de 2025
Brigada Militar fará simulado de roubo a banco no centro de Campo Bom
Comunidade

Brigada Militar fará simulado de roubo a banco no centro de Campo Bom

7 de maio de 2025

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Justiça condena ex-vereadores e servidores por improbidade em Campo Bom
  • Fios soltos ferem motociclista em avenida movimentada
  • Brigada Militar fará simulado de roubo a banco no centro de Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • Uma decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de Campo Bom condenou 10 pessoas – entre ex-vereadores, servidores da Câmara e empresários – por atos de improbidade administrativa. O caso envolve o uso irregular de diárias e ressarcimentos de deslocamento em viagens ocorridas em 2007.

As investigações apontaram que os condenados recebiam valores integrais por cursos e eventos que não frequentavam totalmente. Em alguns casos, os cursos não foram frequentados nem no primeiro nem no último dia. Mesmo assim, certificados foram emitidos como se a participação tivesse sido completa.

O juiz Álvaro Walmrath Bischoff considerou que houve apropriação indevida de recursos públicos, já que os réus utilizaram os certificados para justificar o recebimento integral das diárias. Segundo ele, os valores pagos a mais deveriam ter sido devolvidos espontaneamente.

Entre as penalidades aplicadas estão:
• Suspensão dos direitos políticos por 4 anos;
• Ressarcimento integral dos valores, com juros e correção;
• Pagamento de multa;
• Proibição de contratar com o poder público por até 6 anos.

Além disso, 6 acusados firmaram acordo de não persecução cível, comprometendo-se a devolver os valores com multa. Um dos réus foi absolvido. O processo envolveu 25 pessoas ao todo.

A decisão reforça a importância da integridade no uso dos recursos públicos e serve de alerta para que condutas semelhantes não se repitam.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • VOZES DA COMUNIDADE 🗣

No dia 11 de abril, um motociclista, ficou ferido após se envolver em um acidente causado por fios de telefonia e internet soltos na Avenida São Leopoldo, em Campo Bom. O caso, que evidencia um problema recorrente em diferentes pontos da cidade, acende um alerta para os riscos à segurança de motoristas, pedestres e ciclistas.

Maicon Wilborn, de 40 anos, sofreu um acidente após enroscar o pescoço em fios de telefonia pendurados. Sem sinalização no local, ele caiu da moto e ficou ferido. (FOTOS 2 E 3).

😔 Comerciantes contaram que os fios estavam soltos há dias, desde que um caminhão os arrebentou — e ninguém fez a manutenção. Casos como esse se repetem por vários bairros da cidade.

⚠️ A Prefeitura afirma que a responsabilidade pelos fios é das operadoras de internet e da concessionária de energia, e diz que segue cobrando providências para evitar novos acidentes.

💬 ““Quando acontece um acidente grave assim,  é que a gente começa a prestar atenção. Mas se andarmos pela cidade, vamos ver que está cheia de fios soltos” , lamenta um comerciante local.

LEIA MATÉRIA COMPLETA EM NOSSO SITE: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar de Campo Bom realizará, no próximo dia 20 de maio, às 9h, um simulado de “roubo a banco” no centro da cidade. A ação ocorrerá no Banco do Brasil (Av. São Leopoldo, 340), e faz parte de um treinamento estratégico da corporação voltado ao aperfeiçoamento do atendimento em situações de alta complexidade.

A orientação é para que, ao se deparar com a simulação, a população não se assuste e evite se aproximar, a fim de não interferir nas atividades da Brigada. A ação contará com movimentação intensa de viaturas e agentes em atuação, buscando tornar o cenário o mais real possível para fins de preparo tático.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Dois filhotes de cachorro foram resgatados pela Guarda Municipal de Campo Bom na manhã desta terça-feira, 06, após serem encontrados abandonados dentro de uma lixeira no bairro Santa Lúcia. Moradores da região acionaram as autoridades ao perceberem a situação.

O AG acompanhou a vereadora Kayanne Braga (PDT), na sede da Guarda Municipal, localizada na secretaria de Transito, onde estavam as bebês, fêmeas, que foram acolhidas pela ONG Campo Bom pra Cachorro e estão em busca de um novo lar. “A gente precisa de conscientização, busquem a castração, busquem a adoção responsável, porque isso, além de ser um crime, é muito cruel, elas não merecem passar por isso.” Enfatizou a vereadora.

Até o momento, a pessoa responsável pelo abandono não foi identificada.

A Guarda reforça que abandono de animais é crime e pede à população que denuncie situações semelhantes pelo telefone 153. A pena para quem pratica esse tipo de crime é de até um ano de prisão, podendo chegar a cinco anos se o abandono ocorrer em via pública, com possibilidade de aumento se houver morte do animal.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LIKN NA BIO)
  • Durante patrulhamento no bairro Imigrante Norte, a Brigada Militar localizou uma caminhonete com placas adulteradas estacionada dentro da garagem de um imóvel. O veículo estava visível da via pública, o que chamou a atenção dos policiais.

Sem obter resposta dos moradores ao tentar contato, a guarnição ingressou no pátio e iniciou a verificação do veículo. Além das placas trocadas, os policiais encontraram no local diversos objetos suspeitos, entre eles duas máquinas de cartão, um simulacro de arma de fogo com carregadores, uma coronha de revólver, uma munição calibre 2,5 e uma porção de substância semelhante à maconha.

A caminhonete foi reconhecida pelo proprietário e encaminhada à Delegacia de Polícia para registro e os devidos procedimentos legais.
  • Os policiais militares de Campo Bom têm participado de treinamentos mensais de disparo de arma de fogo, com o objetivo de manter e aprimorar a técnica e a segurança nas abordagens. A iniciativa foi determinada pelo comandante da corporação no município, Capitão Oliveira, que assumiu o compromisso de fomentar instruções regulares para a tropa.

De acordo com a Brigada Militar, os treinos já estão planejados até o fim de 2025, o que representa um importante avanço na preparação dos agentes para o enfrentamento à criminalidade.

Em caso de emergência, a orientação é para que a população acione o número 190.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom prendeu, nesta sexta-feira, 2, um homem por tráfico de drogas no bairro Barrinha. O suspeito é o mesmo indivíduo que, há uma semana, havia sido detido por furto de fios e cabos na Rua Coberta.

Durante patrulhamento, os agentes flagraram o homem vendendo entorpecentes a outro indivíduo. Ambos foram abordados, sendo encontrados com o primeiro 40 pedras de crack e duas porções de cocaína. Os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde o suspeito permaneceu preso.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 02 de maio.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
    • Mauri Spengler
  • Comunidade
  • Geral
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile