A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade

Giordanna Vallejos por Giordanna Vallejos
27 de outubro de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Emílio e Alegria: Cães comunitários são acolhidos pela cidade
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Animais de rua ganham banho, castração e têm até redes sociais

Ao andar pelas ruas de Campo Bom, é possível encontrar cães de banho tomado, bem alimentados, castrados, sem parasitas e com casinhas para se abrigar. Apesar de essa não ser sempre a realidade e muitos animais ainda sofrerem maus-tratos, a comunidade se destaca no cuidado aos cães e gatos comunitários.

Dois exemplos disso são o Alegria e o Emílio Augusto. Eles vivem pelo Centro de Campo Bom, e tem até plaquinha de identificação como cães comunitários e redes sociais. No seu Facebook, Emílio é “Guia turístico na empresa Prefeitura de Campo Bom” e as pessoas compartilham locais por onde ele marcou presença, que vão desde salas de aula, até a Igreja Católica. A noite, Alegria e Emílio Augusto latem no portão da protetora Maria Helena, que abre para que todas as noites eles tenham um abrigo.

Os cães do bairro Firenze

caes7

No bairro Firenze, Caramelo, Fiona, Amiguinho e Bonita seguem o carro de Amanda Vaz Ruppenthal e Franciele Maria Grawer, voluntárias da ONG Campo Bom pra Cachorro e proprietárias de um banho e tosa. Religiosamente, os cães comunitários seguem o veículo até o ponto onde recebem duas refeições por dia e água, que retribuem com os rabinhos abanando.

Além de alimentar os cães da região, elas administram Bravecto, que evita parasitas, e recolhem animais de rua para castração.

“O trabalho que fazemos com eles é totalmente voluntário. Temos uma parceria com o Cempra, reunimos os cachorros de rua para levar lá e fazer a castração. Começamos a dar comida, começaram a vir outros e virou isso, quase um restaurante dos cães comunitários. Também levamos os cães na Feevale para aplicar as vacinas”, disse Fran.

Corrente do bem

Quando elas saem, sempre levam junto potes com ração, para distribuir aos cães nas ruas. Esse simples gesto pode ser replicado por qualquer pessoa e tem um impacto positivo no bem-estar dos animais. Com o passar do tempo, elas começaram a receber ajuda por meio de doações de alimentos e ração, para que continuassem esse trabalho. “Não temos do que nos queixar, bastante gente ajuda. É uma corrente. As pessoas auxiliam com doação e eu e a Amanda fazemos o trabalho mais braçal”, explica Fran.

Dignidade para os animais

“Tem muitas pessoas que acham que ajudar um cão de rua é colocar para dentro de casa. E eu posso colocar dez aqui em casa, que semana que vem terá o mesmo número na rua. Então fazemos o que podemos, alimentamos, damos dignidade para os animais de rua, mas sabemos que o melhor para eles é não estar na rua, por isso tentamos tirar fotos, divulgar para adoção. Nós também castramos, damos Bravecto para ter controle de parasitas. Não conseguimos fazer com todos, porque tudo é caro, mas temos muitos amigos que ajudam com doação de comida e ração, por exemplo. Pelo menos fome e sede, eles não passam”, relata Amanda.

Ações que mudam a realidade

Elas realizaram uma ação solidária que resultou na arrecadação de 14 casinhas para cães comunitários, cada uma com um custo médio de R$ 140,00. Algumas dessas casinhas foram instaladas na pista de atletismo, outras em frente à Arezzo, por exemplo. Além disso, elas já realizaram por duas vezes, vendas de pizzas, iniciativa que contribuiu para a doação de 56 roupinhas cirúrgicas para o Cempra e 180 sachês.
Embora hajam críticas de que o foco na causa animal negligencia a ajuda às pessoas, elas defendem que suas ações têm um impacto positivo em ambas as áreas.

Bairro Aurora tem todas as fêmeas

caes3

Rosana Reinheimer, protetora animal, conseguiu um feito quase inacreditável: castrar todas as fêmeas, de cães e gatos, do bairro Aurora. Ela busca os animais que são castrados no Hospital Veterinário da Feevale gratuitamente. Ela prova que uma pessoa engajada pode, sim, mudar a realidade da sua comunidade.

Rosana começou a fazer o trabalho há 17 anos. A protetora acompanhou a nossa reportagem para as invasões Bicho de Pé, que agora se chama Arroio Schimidt, e invasão Porto Alegre, no bairro Aurora. Durante o percurso, nenhum dos animais estava desnutrido, com sarna, mancando, com pulgas ou doente. Todas as fêmeas tinham a marca da castração, sendo uma conquista que ela exibe com orgulho. “Nós damos Bravecto duas vezes por ano, alimentamos e castramos. São 78 cães na antiga Bicho de Pé e 29 na Porto Alegre e mais os gatos, daria para dizer que são uns 200 animais. Já fiz muitas castrações, só esse ano foram 58 fêmeas, entre cães e gatos”, relata Rosana.

Cuidado aos animais das invasões

caes6

Por um instante, foi possível esquecer que os animais não tem dono. Com pelo brilhoso, castrados, vacinados, sem parasitas e até gordinhos, eles são o reflexo de uma comunidade mais consciente e de pessoas como Rosana, que dedicam a vida a causa animal.

No caminho entre as residências da invasão, de casa em casa, ela ia perguntando quem gostaria de castrar o seu animal. Ela não apenas se limitava a castrar os animais de rua, mas também os com tutores. Isso porque em invasões, eles não têm comprovante de endereço, impossibilitando a castração. Dessa forma, Rosana representa os moradores, fazendo essa ponte entre o Hospital Veterinário e os donos – um trabalho voluntário transformador que pode ser replicado em outros bairros.

O fim dos bichos de pé

“Brinco que o nome da invasão Bicho de Pé só trocou porque dou remédio Bravecto para eles, que acabou com os bichos de pé e pulgas. O posto de saúde daqui tinha uma demanda de crianças com furúnculo, com doenças e parasitas transmitidos pelos animais, como pulgas, carrapatos, sarnas, bicho de pé, coisas assim. Quando comecei a tratar os animais com Bravecto, essas doenças, que deram o nome da própria bicho de pé, foram parando. O próprio posto falou para a prefeitura que diminuiu muito o número de atendimentos. Conseguimos controlar uma zoonose. O trabalho que fazemos ajuda as pessoas também, não só os animais”, explica ela.

Como ajudar no seu bairro | “Outras pessoas podem fazer esse mesmo trabalho voluntário. É só ir à prefeitura com comprovante de renda e endereço. Quem não tem comprovante de endereço (invasões), alguém pode mandar um e-mail para solicitar castração (cempra@campobom.rs.gov.br). Qualquer pessoa com um comprovante de endereço em Campo Bom consegue fazer isso”, Rosana.

Post Anterior

Al-Anon: uma jornada da escuridão à luz

Próximo post

Campo Bom terá Torneio de Xadrez em novembro

Notícias relacionadas

Campo Bom terá novo modelo de pedágio e ligação direta com Porto Alegre através da ERS-010
Comunidade

Campo Bom terá novo modelo de pedágio e ligação direta com Porto Alegre através da ERS-010

29 de outubro de 2025
Prefeitura de Campo Bom atende em dois turnos nos dias 23/01, 25/01, 6/02 e 8/02
Comunidade

Prefeitura não terá expediente na sexta-feira, dia 31

27 de outubro de 2025
Falta pouco: Loteamento Vida Nova será entregue no final de novembro
Comunidade

Falta pouco: Loteamento Vida Nova será entregue no final de novembro

27 de outubro de 2025
Próximo post
Campo Bom terá Torneio de Xadrez em novembro

Campo Bom terá Torneio de Xadrez em novembro

Reinauguração da Escola Sempre Unidos será neste sábado

Reinauguração da Escola Sempre Unidos será neste sábado

Lar Colmeia: três décadas transformando vidas

Lar Colmeia: três décadas transformando vidas

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • RS Qualificação inicia última capacitação em Campo Bom
  • Projetos da Educação Infantil de Campo Bom são apresentados na Mostratec Júnior 2025
  • Hospital Lauro Reus é habilitado no Programa SUS Gaúcho

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • O Projeto de Lei que atualiza a tabela de logradouros, aprovado na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (27), foi sancionado nesta terça-feira (28), pelo prefeito Giovani Feltes. 

O projeto causou polêmica na cidade, com direito a manifestações de moradores na sessão. Nesta quarta-feira (29), a prefeitura, através de um pronunciamento do prefeito Giovani Feltes, se manifestou sobre o assunto.

De acordo com o levantamento da Prefeitura, foram identificadas situações em que terrenos vizinhos apresentavam valores diferentes de cobrança, além de casos em que propriedades em bairros como Operária e Rio Branco tinham valores semelhantes aos de áreas próximas à Avenida Brasil, uma das regiões mais valorizadas da cidade.

A administração municipal reforça que o valor venal do terreno é apenas um dos componentes do cálculo do IPTU. O valor final também leva em conta área construída, tipo e padrão da edificação, localização e alíquotas previstas em lei, que não sofreram alterações.
Por isso, a revisão não cria novos tributos nem representa aumento de impostos, apenas atualiza valores que estavam desajustados há anos, tornando a cobrança mais justa e condizente com a realidade atual.

Segundo a Secretaria de Finanças, a revisão alcança cerca de 4.700 lotes, o que representa 18% dos mais de 26 mil terrenos existentes no município. Nesses casos, a atualização média no valor final do IPTU será de 12%, já incluindo o reajuste anual.
Para os demais contribuintes, mais de 80% dos imóveis da cidade, haverá apenas o reajuste da inflação, previsto em 5,11%, que será divulgado oficialmente nos próximos dias.

A Prefeitura destaca que todas as informações e cálculos podem ser consultados junto à Secretaria de Finanças, localizada no térreo do Centro Administrativo, e reafirma o compromisso com a transparência, responsabilidade fiscal e diálogo com a comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM:www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Nesta quarta-feira (29), o Hospital Lauro Reus foi habilitado no Programa SUS Gaúcho, iniciativa do Governo do Estado que tem como principal objetivo reduzir as filas de espera para consultas e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa prevê investimentos de R$ 1,025 bilhão até 2026, com foco na ampliação do atendimento em áreas como oftalmologia, ortopedia, cirurgia geral, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia, além de reforço na atenção de urgência e emergência e na saúde mental.

Representantes do Grupo Hospitalar Vila Nova, responsável pela gestão do Hospital Lauro Reus, participaram da cerimônia de lançamento representando o município. Com a habilitação, o Hospital Lauro Reus ofertará 852 atendimentos em ortopedia do joelho, entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, entre outubro e dezembro de 2025, uma média de 284 atendimentos mensais.

Os agendamentos serão realizados pelo sistema estadual de regulação (Gercon), que define prioridade e encaminhamento conforme critérios técnicos da Secretaria Estadual da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 29.10

➡️ Adolescente é apreendido por analogia ao tráfico de drogas;

➡️ Professores serão homenageados nesta quarta-feira, na Câmara de Vereadores.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite de terça-feira (28), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu dois homens após o furto de uma escada industrial utilizada em serviços de instalação de rede de fibra óptica. O equipamento, avaliado em cerca de R$ 1,5 mil, foi retirado de um veículo pertencente a uma empresa prestadora de serviços na cidade.

Durante patrulhamento preventivo, os agentes avistaram a dupla carregando o objeto em uma área pouco movimentada. Diante da suspeita, realizaram a abordagem e os homens admitiram ter cometido o furto. O proprietário foi contatado pela equipe e confirmou a ausência do equipamento em seu veículo.

Os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência e demais providências legais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O governo do Estado anunciou, na terça-feira (28), durante coletiva de imprensa conduzida pelo governador Eduardo Leite, um amplo pacote de investimentos em infraestrutura viária dentro do Programa de Parcerias e Concessões (PPC). As mudanças envolvem as concessões dos Blocos 1 e 2 de rodovias estaduais e incluem alterações diretas em Campo Bom, especialmente com a implantação da nova ERS-010 e a substituição do atual pedágio da ERS-239 pelo sistema eletrônico de cobrança “Free Flow”.

Com investimento total estimado em R$ 6,41 bilhões ao longo de 30 anos de concessão, sendo R$ 4,86 bilhões aplicados nos primeiros dez anos, o Bloco 1 abrange importantes rodovias da Região Metropolitana, como a ERS-239, ERS-115, ERS-118 e ERS-020, além da implantação da ERS-010, que será construída do zero (greenfield), em pista dupla, com 41,4 quilômetros de extensão.

A ERS-010 ligará Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Campo Bom e Sapiranga até Porto Alegre, criando uma alternativa à BR-116. A nova via será construída em cota mais elevada, reduzindo riscos de bloqueio em casos de enchentes e aumentando a segurança do tráfego. O objetivo é desafogar o trânsito da Região Metropolitana e garantir melhor fluxo entre o Vale dos Sinos e a capital.

Com a conclusão da obra, Campo Bom passará a integrar o principal eixo logístico de ligação entre o norte da Região Metropolitana e Porto Alegre.

O atual pedágio da EGR localizado no km 19 da ERS-239, em Campo Bom, será extinto e substituído por um pórtico de cobrança eletrônica (Free Flow).

De acordo com o projeto apresentado, Campo Bom contará com dois pontos de cobrança:
	•	P15 – ERS-239 (Campo Bom): R$ 2,93
	•	P23 – ERS-010 (Campo Bom): R$ 4,13

A consulta pública sobre o projeto do Bloco 1 está aberta entre 29 de outubro e 1º de dezembro de 2025, e qualquer cidadão pode enviar sugestões ou contribuições através do site parcerias.rs.gov.br. Após análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o edital deve ser publicado em junho de 2026, com leilão previsto para o segundo semestre e assinatura do contrato até dezembro de 2026. As obras devem iniciar entre 2027 e 2028.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • No dia 29 de outubro, o time da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom convida você para um bate-papo especial sobre prevenção e saúde — do homem e da mulher.

Não é palestra, é um momento de partilha e inspiração. De quem cuida e de quem é cuidado, de profissionais, pacientes oncológicos, familiares e voluntárias... pessoas unidas por um mesmo propósito: cuidar do bem mais precioso que existe — a vida.

Como diz o ditado: “a palavra convence, mas o exemplo arrasta.” E é isso que queremos fazer: encantar e inspirar a comunidade!

Convidados especiais:
• Daniela Oliveira — mãe e maratonista, venceu o câncer de mama.
• Juliano Guarnieri — bacharel em Educação Física, atleta e treinador.
📅 Dia: 29/10
🕖 Hora: 19h
📍 Local: Auditório do Colégio Santa Teresinha
📞 Confirme sua presença: (51) 98135-6076

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Vem compartilhar a vida com a gente!
  • AG CONTIGO | 28.10

➡️ Alunos do município, são destaque em feira de iniciação científica;

➡️ Eventos esportivos movimentam a cidade, veja programação da semana.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil de Campo Bom, com apoio da Guarda Municipal, realizou uma ação no bairro Mônaco nesta terça-feira (28) que resultou na apreensão de um adolescente por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Durante a operação, foram encontradas 42 porções de cocaína, com peso total aproximado de 26 gramas, um cigarro de maconha, uma balança de precisão, um telefone celular e dinheiro em espécie.

Após os procedimentos legais, o adolescente foi entregue ao responsável, com compromisso de apresentação ao Ministério Público, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar a origem das drogas e possíveis envolvidos na comercialização ilícita na região.

A corporação reforça que a comunidade pode colaborar com informações e denúncias anônimas pelo WhatsApp (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile