A Prefeitura de Campo Bom oficializou, na última sexta-feira (9), a assinatura da ordem de início da obra de reforma da EMEF Santos Dumont. O anúncio foi feito pelo prefeito Giovani Feltes, marcando mais um avanço na qualificação da infraestrutura educacional do município. Também acompanharam o ato a secretária-geral de Governo, Beatriz Fagundes, a secretária de Educação e Cultura, Mara Daubermann, o secretário de Obras, Paulo Gomes, a diretora de Planejamento, Rosane Reichert, o fiscal do contrato, engenheiro Marcio e os Conselheiros Comunitários da Região 3, Jeferson Pujol e Pierre Oliveira.
A obra terá investimento total de R$ 714.980,00 e é resultado da votação da Região 3 (Imigrante Norte e Blumemburg) do Conselho Comunitário 2025, que estabeleceu as obras e prioridades a serem incluídas no orçamento de 2026. Com isso, o Município inicia o ano colocando em prática o que foi planejado de forma participativa, reforçando o compromisso com a execução das demandas apontadas pela comunidade. O processo licitatório já foi concluído e a previsão é de que os trabalhos iniciem na próxima semana, com entrega prevista para o início do mês de junho.
A reforma contempla uma série de melhorias estruturais e de manutenção em toda a escola, incluindo salas de aula, áreas administrativas e o ginásio. Entre os serviços previstos estão a pintura externa, interna e das aberturas de toda a unidade, abrangendo também o ginásio; manutenção do forro de PVC, lixamento e aplicação de sinteco no piso, colocação de rodapés faltantes e troca das ripas dos murais; além da substituição de forros de madeira por PVC em ambientes específicos.
O projeto ainda prevê a substituição de portas, verificação e correção de infiltrações, troca das divisórias dos sanitários por divisórias em pedra, substituição da porta mosquiteira da cozinha, construção de uma cobertura metálica para a porta da lavanderia e a troca dos beirais dos telhados para PVC. Também estão incluídas a instalação de grades na secretaria, a inspeção e desentupimento do sistema pluvial, a substituição do forro no prédio dos fundos, além da verificação do telhado, calhas e algeroz da escola, com a troca de todas as telhas do prédio dos fundos.
Outras melhorias importantes envolvem a limpeza e manutenção das calhas de piso na lateral do ginásio e a construção de um depósito exclusivo para o ginásio, qualificando os espaços utilizados por alunos, professores e comunidade escolar.
Para o prefeito Giovani Feltes, a obra representa mais do que uma intervenção estrutural. “Estamos investindo em educação com planejamento e diálogo. Essa reforma é uma demanda escolhida pela comunidade no Conselho Comunitário, o que reforça nosso compromisso com a participação popular e com a melhoria contínua dos ambientes escolares”, destacou.
A conquista é resultado da mobilização da Região 3, que reúne os bairros Imigrante Norte e Blumenburg, com destaque para a atuação da diretora Sandra Orth e o apoio do vereador Alexandre Hoffmeister, morador da região, que contribuíram para o fortalecimento do movimento. As melhorias fazem parte dos investimentos realizados na área da educação, com foco em oferecer espaços mais seguros e adequados para o ensino, além de preservar o patrimônio público e o bem-estar da comunidade escolar.
