Na segunda-feira, 13, o Jornal A Gazeta se reuniu com exclusividade no gabinete do prefeito, Luciano Orsi (PDT), para conversar sobre a retrospectiva do ano de 2021, sendo este o primeiro ano do segundo mandato de Orsi.
“Nós não conseguimos alcançar todos os planejamentos previstos no ano, afinal, algumas obras não foram concluídas por toda questão da pandemia que acabou trazendo uma série de dificuldades. Isso acabou atrapalhando um pouquinho, mas, acredito que, de maneira geral, estamos muito satisfeitos com o nosso conjunto administrativo e financeiro do município para fazer os investimentos necessários”, aponta o prefeito. Confira a seguir os pontos comentados na conversa.
Situação das obras vigentes
“Nós temos um número muito grande de obras em andamento e iniciando. Destas, temos duas que mais são cobradas da gente. Uma delas é o Largo Irmãos Vetter, que está, de fato, em um ritmo mais lento do que gostaríamos. O problema dessa obra é que é um projeto complexo, quando decidimos fazer essa obra nós pensamos em não descaracterizar aquilo que já havia sido feito, afinal o Largo já está nos planos para se tornar monumento histórico de Campo Bom e nós queremos manter a essência do local. Então alguns pontos são agravantes para o atraso, como por exemplo, a complexidade do projeto, a manutenção das questões originais, erros de projeto que acabaram acontecendo, entre outros. Com a pandemia, o Centro Vida teve suas obras atrasadas e, também, o valor do reequilíbrio pedido pela empresa foi maior que o comprovado pelos documentos, isso juridicamente inviabiliza a concessão. Com isso, foi cancelado o contrato com a construtora e chamaremos a próxima empresa classificada na licitação, buscando, assim, a solução para o problema.”
Verallia
“Este é o maior investimento de uma multinacional na história da cidade e isso me alegra muito. A empresa Verallia, além de nos gerar 170 novos empregos, ela também vai gerar um ganho ao município, para aplicar em políticas públicas, de 700 mil reais a mais por mês no município. O melhor é que isso é um empreendimento que demonstra a credibilidade do nosso município perante a empresa que tem a sua matriz na França. Dentre as 31 filiais ao redor do mundo, Campo Bom foi escolhida para receber essa ampliação e isso nos alegra muito.”
Obras previstas
“Além do Novo Parcão, que já está com os projetos encaminhados para licitação, algo que está no radar para ser feito ainda na minha gestão, é uma rua coberta. Nós temos vários cidadãos que reclamam que o espaço da feira do agricultor é pequeno, por exemplo, ou que poderiam haver mais feiras e eventos diversos, e nós temos o CEI, que é um espaço ótimo para fomentar esses empreendedores. Então, através de toda questão da vacinação drive-thru e agora o Natal da Integração, que ocorrem na Avenida dos Estados, nós vemos que aquele espaço pode ser utilizado para uma rua coberta, que valorize eventos, shows e feiras, sem precisar de estruturas móveis, que acabam se tornando muito caras no final, tornando-se assim, uma área de lazer, de empreendedorismo e, também, familiar.”
Saúde
“Nós sabemos que este foi um ano atípico, pandêmico. Esses últimos 18 meses foram extremamente difíceis para nós como cidadãos do mundo inteiro, assim como para os profissionais e as casas de saúde. Por mais que tenhamos limitações e que sempre precisamos melhorar, posso dizer que estou muito satisfeito com a saúde da nossa cidade neste ano. Sabemos que o Hospital Lauro Reus passou uma prova de fogo neste ano, mas são momentos que sofremos e que nos reerguemos. Fica meu agradecimento a todos os profissionais da saúde do município que tanto se empenharam e deram o seu melhor neste ano.”
Caged
“O Caged deste ano tem nos dado boas notícias, em 2021, já temos um saldo positivo de 2.091 e esses números são muito significativos para o município. Nós temos um estoque de mais de 22 mil empregos formais, o que mostra um aumento muito significativo, mesmo ainda estando na pandemia. E esses números refletem a esperança pro futuro, esperança de que o município está crescendo e é protagonista de uma história de futuro. A administração é municipal e o foco é a população. A mensagem que esses números do Caged transmitem é de que, a população pode ter certeza que a gestão atual está muito comprometida com o futuro da nossa cidade, trazendo empregos e qualidade de vida para a nossa gente.”
ISS Digital
“Campo Bom pode ser considerado sinônimo de pioneirismo. Mais uma vez o município inovou e apresentou aos campo-bonenses o ISS Digital, sistema que transforma a relação entre o Fisco Municipal e os contribuintes do ISSQN.
Educação
“Nós abraçamos as escolas onde todo o dinheiro da educação vai efetivamente para a educação, mas o que isso significa? Significa que antes alguns custos eram pagos pelas próprias escolas, como gás, produtos de limpeza, locação da internet, impressoras, entre outros, e agora todas essas coisas necessárias e básicas são dadas pela Administração Municipal. Se as escolas querem adquirir algo mais específico e quiserem arrecadar, tudo bem, mas o básico é fornecido pelo próprio município. Com tudo isso, nós vemos que os profissionais da educação agradecem bastante por esses acertos.”
Planos futuros
“Já visando o futuro, o prefeito comentou sobre seus planos sobre a criação de um Centro Tecnológico e a fomentação da educação de Campo Bom. “Embora não tenhamos um caminho totalmente definido, já temos uma diretriz sobre o que será feito. O Centro Tecnológico é um lugar onde vamos potencializar parcerias, startups, qualificações, tanto para os alunos e jovens, quanto para a comunidade em geral. Vamos buscar, inclusive, um ensino médio profissionalizante e a secretária de Educação e Cultura já está tentando conseguir recursos federais para isso. O local que propomos para isso é o prédio onde foi a primeira escola de Campo Bom, na Rua dos Andradas – antigo Facicab –, onde queremos restaurar a fachada original do local e uni-la ao novo, ao tecnológico. Ao fundo do terreno, queremos fazer um prédio futurista, ou seja, dizendo que Campo Bom começou assim, mas virou uma cidade tecnológica voltada, principalmente, para a educação. A previsão de início das obras é para 2022, e conclusão ainda no primeiro semestre de 2024.”