A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Em Campo Bom, Semana Farroupilha já tem programação definida

Redação / AG por Redação / AG
13 de setembro de 2021
em Cultura
0 0
A A
Em Campo Bom, Semana Farroupilha já tem programação definida

Divulgação/PMCB

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Chama Crioula chegou ao município neste sábado e atividades da 2ª Tropeada seguem até 20 de setembro

Está definida a programação da 2ª Tropeada de Campo Bom, evento para celebrar a Semana Farroupilha. O Rio Grande do Sul, este ano, colocou em destaque a representatividade feminina na construção da história gaúcha e do tradicionalismo, e tem como tema estadual da Semana Farroupilha “Caminhos de Anita”, em comemoração ao bicentenário da heroína da Guerra dos Farrapos.

Isso inspirou os municípios gaúchos a elegerem suas próprias personalidades femininas que merecem reconhecimento. A homenageada da 30ª Região Tradicionalista, a qual Campo Bom pertence, será a campo-bonense Haidé Blos, eleita por sua atuação junto ao CTG M’Bororé e porque foi em sua residência que, há 35 anos, um grupo de tradicionalistas se reuniu para idealizar a criação da 30ª RT.

Abrindo as comemorações, no sábado, 11, na chácara da família Blos, ocorreu a distribuição da Chama Crioula para as delegações de cavaleiros dos CTGs que compõe a Região Tradicionalista. A cerimônia foi acompanhada por autoridades do município e tradicionalistas, além dos cavaleiros.

O evento foi fechado ao público, mas a Administração Municipal promoverá outras ações gratuitas para que o público possa celebrar a Semana Farroupilha. Em clima de retomada segura dos eventos públicos, a Tropeada concentrará as atrações de maior visibilidade de público no Complexo Cultural CEI para que as famílias possam desfrutar dos espetáculos em locais apropriados e que permitam o distanciamento social, sem prejudicar o lazer e a diversão da comunidade.

Para o prefeito Luciano Orsi, é motivo de grande alegria poder retomar as atividades presenciais da Semana Farroupilha. “Com todos os cuidados, temos a satisfação de anunciar uma programação especial, com presença de público, nestas festividades que mexem com todos os gaúchos. Também merece destaque a justa homenagem à dona Haidé Blos, que tanto já fez pelo tradicionalismo”, diz o prefeito.

Confira a programação:

Quarta-feira – dia 15

19 horas – na sede do CTG M’Bororé, a Câmara de Vereadores fará a entrega da medalha Mérito Tradicionalista, em reconhecimento aos cidadãos que prestaram relevantes serviços ao município na área da cultura. O prefeito Luciano Orsi será um dos homenageados.

Domingo – dia 19

15 horas – sobem ao palco do Anfiteatro do CEI os artistas locais Murilo Finger e Ademar Machado, com Grupo Chão Gaúcho, que farão a abertura e o fechamento da programação. Estarão presentes ainda o fenômeno midiático Guri de Uruguaiana (16h) com seu show de humor, e a sensação musical do The Voice Kids, Luiza Barbosa (17h). O público poderá acompanhar as apresentações na escadaria do teatro e levar seu chimarrão para curtir a programação musical.

Segunda-feira – dia 20

19h30 – a Chama Crioula será extinta em uma celebração ecumênica no galpão do CTG M’Bororé.

Além da programação municipal, as entidades tradicionalistas, seguindo as regras vigentes do distanciamento social, promovem jantares e apresentações musicais em seus galpões. Confira:

CTG M’BORORÉ (Rua Profª Liane da Rosa, s/nº – Celeste)

Dia 17 – 20 horas: ensaio das invernadas artísticas e jantar – cardápio massa com galeto.

Dia 20 – 12 horas: comemoração do Dia do Gaúcho, apresentação musical João Lucas Cirne e Dênis Magalhães, almoço – cardápio Churrasco, passeio a cavalo para as crianças.

CTG PALANQUES DA TRADIÇÃO (Rua Tapajós, 612 – Rio Branco)

Dia 14 – 19h30: Jantar das Prendas e roda de conversa com a vereadora Gênifer Engers e a vice-coordenadora da 30ª RT Laura Callegaro.

Dia 17 – 19h30: jantar promovido pelas invernadas artísticas.

Dia 19 – 12 horas: costelão em comemoração ao 20 de Setembro.

CTG GUAPOS DO ITAPUÍ (Avenida dos Estados, 911 – 25 de Julho)

Dia 15 – 20h30: show com Gilles Giongo e jantar da invernada mirim – cardápio carreteiro no disco.

Dia 17 – 20h30: show com João Soledad e jantar da invernada adulta – cardápio galeto e salsichão.

Dia 19 – 12 horas: almoço comunitário.

Dia 20 – encerramento oficial.

Post Anterior

Campo-bonense se classifica em dois festivais tradicionalistas

Próximo post

Amvars altera protocolos e muda regras relacionadas a eventos esportivos e formaturas, entre outros

Notícias relacionadas

Vida e carreira de Marilyn Monroe inspiram novo musical na região
Cultura

Vida e carreira de Marilyn Monroe inspiram novo musical na região

22 de julho de 2026
CTG M’Bororé divulga regulamento da 23ª edição do Bivaque da Poesia Gaúcha Piá
Cultura

CTG M’Bororé divulga regulamento da 23ª edição do Bivaque da Poesia Gaúcha Piá

20 de julho de 2026
Espaço Cultural Dr. Liberato celebra 10 anos em evento especial nesta quarta-feira (15)
Cultura

Espaço Cultural Dr. Liberato celebra 10 anos em evento especial nesta quarta-feira (15)

14 de julho de 2026
Próximo post
Amvars altera protocolos e muda regras relacionadas a eventos esportivos e formaturas, entre outros

Amvars altera protocolos e muda regras relacionadas a eventos esportivos e formaturas, entre outros

Precisamos falar sobre suicídio e saúde mental

Precisamos falar sobre suicídio e saúde mental

Em nova série, Jornal A Gazeta esclarece dúvidas recorrentes sobre a doação de órgãos

Em nova série, Jornal A Gazeta esclarece dúvidas recorrentes sobre a doação de órgãos

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Brigada Militar prende homem por furto de fios em residência
  • Campo-bonenses conquistam marcas expressivas na Maratona New Balance Porto Alegre 2026
  • Dia do Colono terá feira especial, sorteios e participação na Festa do Motorista no município

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Centenas de motoristas participaram, na manhã deste domingo, da tradicional procissão da 51ª Festa de São Cristóvão, realizada em frente à Paróquia Cristo Rei, em Campo Bom. A celebração reuniu condutores de carros, caminhões, motocicletas e outros veículos, que passaram pela Avenida dos Municípios para receber a bênção do padre Chagas.

Mesmo com uma chuva fraca no fim do desfile, a programação transcorreu normalmente. A precipitação não impediu que o padre realizasse a bênção dos veículos, um dos momentos mais aguardados da festividade, que simboliza o pedido de proteção aos motoristas e a todos que utilizam as estradas diariamente.

Após o encerramento da procissão, os fiéis participaram da missa celebrada na Paróquia Cristo Rei, concluindo mais uma edição da tradicional homenagem a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes.

Realizada há mais de cinco décadas, a Festa de São Cristóvão mantém viva uma tradição de fé e devoção, reunindo a comunidade em um momento de oração, agradecimento e renovação dos pedidos por segurança no trânsito.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍@mairanpacheco 

A tradicional Festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, chega à sua 51ª edição em Campo Bom neste domingo, 26 de julho.  A saída está marcada para as 7h30, na rótula que liga as avenidas Brasil e São Leopoldo com a rua 17 de Abril, no bairro Imigrante Norte. O trajeto percorre ruas da cidade até a Paróquia Cristo Rei, na Avenida dos Municípios, bairro Porto Blos. A carreata ocorre mesmo em caso de chuva, e todos podem participar, bastando chegar ao ponto de saída e integrar-se ao grupo. Ao chegar ao destino final, uma missa será celebrada em homenagem a São Cristóvão, na Paróquia Cristo Rei. Logo após, a festa contará com almoço ao meio-dia. No local, será servido meio frango acompanhado de saladas, maionese, aipim e arroz, ao valor de R$ 40. Para quem preferir levar, haverá opção com meio frango, repolho e pão, por R$ 35. Os cartões podem ser adquiridos na hora, mas a organização orienta a compra antecipada junto à secretaria ou membros do conselho, já que a quantidade será limitada.

Tradição que passa de geração em geração

Há cerca de três décadas, a Hofftur Viagens se faz presente na procissão. Desde a época do fundador da empresa, Seu Lário, a família faz questão de manter a tradição. Atualmente, a empresa é administrada pelos dois filhos dele, Alexandre e André Hoffmeister, e a neta, Danieli Hoffmeister, chegando, assim, à terceira geração.
Para a administração da empresa, a procissão representa fé, gratidão e o compromisso de pedir bênçãos para mais um ano de viagens. “Sempre foi uma forma de agradecer pela proteção nas estradas e homenagear os motoristas, que são parte essencial da nossa história”, destaca Danieli Hoffmeister.
Anualmente, a Hofftur mobiliza a frota de ônibus e vans da empresa para a procissão, valorizando o momento de união. “Mais do que participar de um desfile, é uma oportunidade de fortalecer os laços da equipe, valorizar quem está diariamente nas estradas e reforçar os valores da Hofftur: respeito, segurança, fé e trabalho em equipe”, finaliza Danieli.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br
  • Um cão da raça pitbull solto em via pública mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar na noite desta sexta-feira (24), em Campo Bom. A ocorrência foi registrada por volta das 20h48, na Rua Helmuth Saenger, no bairro Santo Antônio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal apresentava comportamento agressivo e oferecia risco à integridade física de pedestres e demais pessoas que circulavam pela região.

Ao chegar ao local, a guarnição realizou a avaliação da situação e, utilizando técnicas adequadas de contenção e equipamentos de segurança, conseguiu capturar o cão sem causar ferimentos ao animal, aos bombeiros ou à população.

Após a captura, o pitbull foi entregue à equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pelo transporte até um local apropriado, onde seriam adotadas as providências necessárias.

Conforme informado pelos bombeiros, moradores da região não reconheceram o animal como pertencente ao bairro e, até o momento da ocorrência, o tutor não havia sido localizado.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Celebrado neste sábado, 25 de julho, o Dia do Colono será marcado por uma programação especial em Campo Bom, valorizando o trabalho das famílias que cultivam a terra e abastecem a cidade com alimentos frescos e de qualidade. Na Feira do Agricultor, realizada semanalmente, a data ganha um significado ainda mais especial, reunindo produtores e comunidade em um momento de reconhecimento e confraternização.
Para celebrar, os feirantes prepararam uma ação diferenciada: ao longo da manhã, serão sorteadas cestas compostas por produtos comercializados no local. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os próprios agricultores, que uniram esforços para presentear os clientes. A cada compra realizada, o consumidor recebe um cupom para preencher e participar do sorteio, que ocorrerá ao final da feira.
Atualmente, oito famílias integram a Feira do Agricultor de Campo Bom, oferecendo uma variedade de itens que vão desde frutas, verduras e embutidos até pães, queijos, iogurtes, plantas e flores. Entre os destaques está o tradicional pão de laranja, reconhecido como patrimônio imaterial do município por meio da Lei Municipal nº 4.191/2014, símbolo de uma herança cultural que atravessa gerações e preserva sabores típicos da região.
A feira acontece todos os sábados, das 6h30 às 11h, na Avenida dos Estados, 150, esquina com a Rua das Olimpíadas, consolidando-se como um importante espaço de comercialização direta entre produtores e consumidores, além de incentivo à agricultura familiar.

As comemorações seguem no domingo (26), com a participação dos agricultores familiares na tradicional Festa do Motorista. Mais de 15 famílias estão confirmadas na carreata, que contará ainda com o carro oficial da Emater/RS-Ascar e o trator da Patrulha Agrícola. O desfile percorrerá as ruas da cidade, e os produtores rurais sairão da EMEF Borges de Medeiros até a Paróquia Cristo Rei, no bairro Porto Blos, reunindo dezenas de veículos que representam a força e a importância da agricultura familiar em Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O crescimento da corrida de rua em Campo Bom segue sendo refletido nos resultados conquistados pelos atletas da cidade. Desta vez, o destaque veio na Maratona New Balance Porto Alegre 2026, realizada no dia 12 de julho.
Representando Campo Bom na principal distância da competição, os maratonistas João Vitor Rosa, Rafael Marks e Márcio Garcia alcançaram tempos expressivos nos 42 quilômetros. João concluiu a prova em 2h49min40s, Rafael em 2h56min44s e Márcio em 2h56min59s. Com esses resultados, os três garantiram colocação entre os 300 melhores atletas da classificação geral, em meio a milhares de participantes. Além da conquista individual, o trio atingiu um marco bastante valorizado entre maratonistas: completar os 42 quilômetros em menos de três horas, desempenho conhecido como “sub-3”, considerado um importante parâmetro de excelência na modalidade. Para os atletas campo-bonenses, a participação na prova representou muito mais do que um resultado esportivo. João Vitor Rosa destaca que a preparação e a conclusão da maratona transformaram sua forma de enxergar os próprios limites. “Significou muito mais que uma corrida. Foi algo que me forjou e me moldou não como corredor, mas como pessoa. Mudou totalmente a forma como eu enxergo meu potencial em todos os âmbitos.” Já Rafael Marks comemorou a conquista da marca sub-3. “Significou um grande estágio e uma afirmação dentro da corrida, me consolidando como um corredor sub-3. Ser uma referência não só no esporte de Campo Bom, mas também em disciplina e constância é gratificante. O esporte nos possibilita isso, ser reconhecido pelos bons exemplos que damos às pessoas ao nosso redor.” Márcio Garcia ressaltou a realização pessoal de alcançar o objetivo e destacou a importância do grupo de treinamento. “Foi um sonho realizado correr uma maratona sub-3, ou seja, completar os 42 quilômetros abaixo de três horas. É algo muito significativo para quem corre por diversão e não é atleta profissional. Treinar com os amigos é sensacional, um incentivando o outro a evoluir. Isso acaba refletindo também na nossa vida pessoal. Fomos influenciados pelo Rafa a treinar e correr maratonas juntos.”

MATÉRIA COMPLETA: www.agazetacb.com.br
  • EXCLUSIVO | A última semana foi marcada por extremos climáticos em Campo Bom. O município encerrou a semana passada com temperaturas históricas para o mês de julho e iniciou a atual semana sob monitoramento constante da Defesa Civil devido ao grande volume de chuva e à elevação do nível do Rio dos Sinos.
Dados da Estação Meteorológica de Campo Bom mostram que, entre os dias 16 e 19 de julho, a cidade registrou uma sequência inédita de calor para esta época do ano. Segundo o coordenador da estação, Nilson Wolff, foi a primeira vez, em 42 anos de medições, que Campo Bom teve quatro dias consecutivos com temperaturas máximas iguais ou superiores a 30°C.
O maior registro ocorreu no dia 17 de julho, quando os termômetros marcaram 34,3°C, a segunda maior temperatura já registrada para julho na série histórica, ficando atrás apenas dos 34,6°C registrados em 13 de julho de 1987.
Outro dado considerado excepcional foi a temperatura registrada durante a noite. Às 21h do dia 17, os termômetros ainda marcavam 29,4°C, configurando a noite mais quente do ano no município e superando o recorde anterior para o mesmo horário, registrado em 14 de janeiro, quando fazia 28,5°C.

Chuva intensa muda o cenário

Poucos dias após o calor recorde, o cenário mudou completamente. A partir de domingo, a chuva passou a atingir o município com intensidade, permanecendo ao longo de segunda e terça-feira. Na quarta e quinta-feira, as precipitações perderam força, mas o acumulado já alcançava 118 milímetros até o fechamento desta edição.
O grande volume de água provocou a elevação do nível do Rio dos Sinos, que atingiu até o momento 6,49 metros, mantendo equipes da Defesa Civil em monitoramento constante.
Em entrevista ao Jornal A Gazeta, o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Jarbas Bilhar, afirmou que, apesar da elevação do rio, o risco de inundação para este fim de semana é considerado baixo. Segundo ele, a previsão é de que o Rio dos Sinos atinja aproximadamente 6,50 metros, permanecendo abaixo da cota de transbordamento e reduzindo a possibilidade de enchentes no município.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br
  • EXCLUSIVO | ✍️ @mairanpacheco 

Campo Bom voltou a se destacar no cenário esportivo nacional com a conquista de importantes títulos no Campeonato Brasileiro de BMX, realizado nos dias 4 e 5 de julho, em Cuiabá (MT). Representando a Liga Campobonense de Bicicross, os atletas Bernardo Luís Frantz e Lucas Vidal da Silva subiram ao pódio e reforçaram a tradição do município como celeiro de talentos no bicicross.
Bernardo, que iniciou no esporte ainda aos 3 anos, na categoria pré-bike, acompanhando o pai e o irmão, construiu uma trajetória marcada por conquistas desde cedo. Campeão gaúcho aos 5, 6, 7 e 8 anos, o jovem atleta também já havia alcançado finais em competições nacionais. Em Cuiabá, ele brilhou mais uma vez: no dia 4, conquistou o título brasileiro na categoria cruiser 13/14 anos e, no dia seguinte, garantiu o vice-campeonato na categoria boys 14 anos, demonstrando consistência e alto nível técnico.
Já Lucas Vidal da Silva é um nome consolidado no BMX. Iniciou na escolinha da Liga Campobonense ainda com menos de 5 anos e, desde então, acumula uma trajetória de destaque. Campeão gaúcho pela primeira vez aos 7 anos, conquistou o primeiro título brasileiro aos 8. Agora, aos 15 anos, chegou ao tetracampeonato nacional, com títulos em 2019, 2022, 2023 e 2026, este último conquistado na categoria Boys 15 anos. Além disso, soma seis títulos estaduais e lidera o Campeonato Gaúcho deste ano, com participações também em competições fora do Estado e até internacionais, na Argentina.
As conquistas dos atletas evidenciam a força do BMX em Campo Bom, fruto de anos de incentivo, dedicação e trabalho coletivo. A Liga Campobonense de BMX segue sendo referência na formação de atletas e no desenvolvimento da modalidade, projetando o nome do município para todo o Brasil.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar prendeu, na tarde desta sexta-feira, um homem por tráfico de drogas em Campo Bom. A ação ocorreu após a corporação receber informações de que um veículo estaria sendo utilizado para realizar a modalidade conhecida como "tele-entrega de drogas". Com base nas denúncias, os policiais localizaram o automóvel e realizaram a abordagem na Avenida dos Municípios.
Durante a revista, os militares encontraram um tablete de maconha e diversas porções da droga já fracionadas e prontas para comercialização.

Segundo a Brigada Militar, o condutor, resistiu à prisão, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para exame de lesões e, na sequência, apresentado na Delegacia de Polícia de Campo Bom, juntamente com o entorpecente apreendido, para o registro da ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.