Elias Weiss, a história reinventada de um campeão

Joceline Silveira/AG

Um ano e meio após grave acidente, um dos maiores nomes da Mountain Bike do estado foi obrigado a buscar outros objetivos, no esporte e na vida.

Às vezes não é o pódio que determina um campeão. Elias Weiss sabe disso. Um dos nomes fortes do ciclismo gaúcho, estava acostumado a trazer na mala troféus para Campo Bom. Mas no dia 26 de maio de 2019 o multicampeão viu sua vida mudar após um grave acidente durante a 4 ª etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike, realizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo.

O ciclista liderava a competição quando teve problemas com a correia da bicicleta, o que facilitou a ultrapassagem de outros competidores. Quando resolveu o empecilho e seguia em alta velocidade em busca de recuperar a colocação, aconteceu o acidente. A partir deste momento o atleta não se recorda de mais nada. “Lembro de tudo que aconteceu até instantes antes da queda. Para mim foi como se tivesse dormido e acordado 15 dias depois já no hospital”, revelou Weiss.

Após um ano e meio, natural período de recuperação, contrariando os médicos, Elias voltou a andar, pedalar e está a todo vapor nos treinos projetando o retorno às competições. Mas com um novo foco. “Quero utilizar minha história para inspirar outras pessoas. Vou voltar a competir também, mas não pensando no pódio e sim em estar na ativa, correndo com meus amigos, respeitando minhas limitações”, revela o atleta que ficou com sequelas na visão após o acidente. “Perdi parte da percepção de espaço e hoje aprendi a conviver com a falta de nitidez em ambas as distâncias – perto e longe-, mas nada que impeça as atividades físicas. E para quem não iria falar ou caminhar, como era a previsão dos médicos, só tenho a agradecer à Deus por estar vivo e bem”.

De acordo com a família de Weiss, a expectativa era que ele acordasse ainda muito debilitado, com algumas limitações e não era descartada a possibilidade de haver sequelas. Mas quando ele acordou após 15 dias em coma, começou a falar normalmente, já conseguia caminhar com apoio e até mesmo ler. “Eu sei que tive uma segunda chance, e agora quero aproveitá-la ao máximo e ajudar outras pessoas”, afirma o atleta que em 2021 vai iniciar um ciclo de palestras. “Recebi convites de organizadores de eventos de bike e empresários aqui da região para falar sobre minha trajetória de mais de 10 anos no esporte e o retorno pós acidente”, revela.

O acidente

O acidente aconteceu no dia 26 de maio, durante a 4 ª etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike, realizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo e que contava pontos para o Campeonato Gaúcho da categoria. Segundo acreditam os médicos, o atleta deveria estar em alta velocidade quando se desequilibrou e acabou caindo. Devido à violência do impacto no chão, Elias foi arremessado por cerca de três metros. Ele não se lembra como e nem quanto tempo depois do acidente acordou. Ele foi encontrado por um morador da localidade sentado ao lado de sua bicicleta no meio do percurso da prova. “O homem disse que achou entranho aquele rapaz sentado no chão no meio da rua. O morador comentou que tentou conversar com o Elias, mas ele parecia desorientado. Foi quando ligou para o SAMU avisando que havia localizado uma pessoa meio desnorteada”, revelou Daniele Fiorese, esposa de Weiss em entrevista ao AG após o acidente.
Weiss foi localizado três horas e meia depois do acidente e encaminhado ao Hospital Bruno Born em Lajeado onde permaneceu internado na UTI até o dia 31 de maio, quando foi transferido para o Hospital Sapiranga, onde acordou quase duas semanas depois.

Sair da versão mobile