O título de eleitor é um documento necessário para que o cidadão brasileiro possa votar e escolher os representantes do povo. Mas não é só isso. O título de eleitor também é exigido em várias outras ocasiões, como na matrícula em universidades públicas, na hora da contratação, para inscrição em concursos públicos, entre outros processos.
Você sabia?
O primeiro título eleitoral foi criado quando o Brasil ainda era um Império, governado por Dom Pedro II, na década de 1880. De lá pra cá, ele passou por vários modelos, até chegar ao que usamos hoje, elaborado em 1986, através da Lei nº 7.444, de 20 de dezembro de 1985. Na matéria de hoje, da série de reportagens especiais sobre as Eleições 2022, confira como tirar seu título sem sair de casa.
Como tirar o título de eleitor?
A primeira parte do processo para tirar seu título de eleitor é digitalizar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito);
- Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento (apenas para os eleitores do sexo masculino de 18 a 45 anos);
- Tirar uma foto selfie com o RG ao lado do rosto.
Após ter os documentos e fotos em mãos, basta acessar a plataforma do Título Net para iniciar um atendimento à distância. Entre no site do TSE (www.tse.jus.br/), clique em “Eleitor e eleições” e depois selecione “Título de Eleitor”.
A versão digital do título fica pronta na hora?
Pelo celular, o eleitor pode baixar o aplicativo e-Título e ter acesso à versão digital do documento depois do processamento e se não houver pendências. A versão digital traz praticidade aos cidadãos, pois substitui a versão em papel na hora de votar.
Requisitos
Primeiro, é preciso enquadrar-se na idade mínima a partir da qual é obrigatório realizar o alistamento eleitoral e participar das eleições. No Brasil, o voto é obrigatório para as pessoas com mais de 18 anos e facultativo para os cidadãos de 16 e 17 anos, analfabetos e os acima de 70 anos. A previsão está na Constituição Federal (artigo 14, parágrafo 1º).
Até quando é possível fazer o título de eleitor em 2022?
Os interessados em votar nas eleições de 2022 devem tirar ou regularizar o seu documento eleitoral até o dia 4 de maio.
Caso ainda tenha alguma dúvida, acesse o link e confira o passo a passo do TSE para obter seu título de eleitor em casa!
Para fazer o título presencialmente, vá até o Cartório da 105ª Zona Eleitoral – localizado na Rua Tiradentes, 160, Centro.