A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Dez vezes ao Caminho de Santiago: a jornada mágica de Zeca Bauer

Redação / AG por Redação / AG
20 de dezembro de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Dez vezes ao Caminho de Santiago: a jornada mágica de Zeca Bauer
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Explorando desertos, campos e o próprio interior, Zeca Bauer revela as histórias por trás de suas dez jornadas no Caminho de Santiago

No vasto universo de peregrinos que buscam a espiritualidade, a superação e a conexão com a natureza, Zeca Bauer emerge como um verdadeiro caminhante incansável. Com uma jornada épica que o levou dez vezes ao lendário Caminho de Santiago, Zeca compartilha conosco os encantos, desafios e ensinamentos que marcaram cada passo dessa extraordinária experiência.

O chamado de Santiago

Zeca começou sua jornada em 2010, movido por uma ideia romântica. “O motivo foi a troca de alianças com a minha esposa, em virtude de estarmos completando, em 2010, 25 anos de casados. Então combinei com Helena que seria uma aventura legal, fazermos este momento naquela Catedral fantástica”, revela ele.

A ideia surgiu após a leitura de um livro emprestado por um colega de rádio. O plano de trocar alianças na catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, tornou-se um projeto de oito anos, durante os quais Zeca e sua esposa, Helena, se prepararam com caminhadas menores e compartilharam a experiência em seu blog: osperegrinoszecaehelena@blogspot.com

6920 Quilômetros

Ao longo de suas jornadas, Zeca percorreu diferentes rotas, desde o clássico Caminho Francês até o Caminho Português. “Fiz uma relação olhando os quadros do que eu já caminhei, antes dessa que farei no próximo ano, havia dado 6.920 quilômetros”, destaca ele. Com albergues, bares, catedrais e paisagens diversas, o Caminho de Santiago se revela como uma experiência multifacetada, desafiando e recompensando a cada passo.

Buen Camino

“Tu passa por pessoas de diversas partes do mundo, como Austrália, Coreia e Japão que desejam ‘buen camino’ quando passam”, compartilha Zeca. A solidariedade entre peregrinos é um dos aspectos mais marcantes da jornada. Histórias de ajuda mútua, como o gesto de dois médicos argentinos, destacam o espírito único que une aqueles que trilham o mesmo caminho. “Em uma delas tinha uma senhora deitada no chão, com curativos. Ela era de São Paulo, disse que dois argentinos médicos passaram por ela, fizeram os curativos e foram embora. No caminho, quando tu precisa, tu recebe”, disse ele.

A magia nos detalhes

Zeca destaca episódios que revelam a magia intrínseca ao Caminho. Desde a recuperação de óculos perdidos até a oferta de comida com uma oração especial em um bar em Portugal, ele acredita na conexão universal que conspira para o bem. “Outra vez saí de um albergue e vi uns óculos no chão, fui caminhando e perguntando, quando cheguei em um bar, uma mulher italiana agradeceu para uma santa, me abraçou e agradeceu por trazer o óculos. É engraçado que as coisas todas estão lincadas no universo”, reflete ele sobre a experiência única proporcionada pelo Caminho.

Preparação, fé e limites

Antes de iniciar a caminhada, Zeca enfatiza a importância da preparação física e mental. “Precisa descobrir o teu próprio limite de caminhada”, aconselha ele. Com consultas médicas e treinamento adequado, ele assegura que cada peregrino esteja pronto para enfrentar os desafios, desde mudanças climáticas até trechos desabitados e desertos.

O Caminho de Santiago, para Zeca, vai além do religioso ou esportivo. É uma jornada de gratidão pela vida, pela família e por enfrentar os desafios pessoais. “O objetivo principal do caminho é agradecer por ter uma vida ótima”, ressalta ele, destacando a transformação pessoal que ocorre a cada passo dado em direção a Santiago.

Com uma década de histórias marcantes, superação e reflexões, a jornada de Zeca Bauer é mais do que uma peregrinação física. É uma busca constante por significado, solidariedade e conexão espiritual em meio aos quilômetros trilhados sob o céu aberto. Porque, como Zeca acredita, o Caminho de Santiago é, verdadeiramente, mágico.

8.926.800 passos de Zeca

2010 – Roncesvalles – 760km
2015 – St.Jean Pied de Port – 786km
2017 – Lisboa – 634km
2017 – St.Jean Pied de Port – 786km
2018 – St.Jean Pied de Port – 786km
2019 – Irun – 823km
2021 – Burgos – 496km
2022 – Najera – 593km
2023 – Burgos- 496km
Décima jornada em 2024 – Roncesvalles- 760km

Total nas 10 peregrinações:
6920km

Post Anterior

6º Prêmio Adjori de Jornalismo premiou os melhores jornais do interior do Estado

Próximo post

Pastoral da Criança: Natal da Solidariedade espalha alegria em comunidades carentes

Notícias relacionadas

Prefeitura de Campo Bom propõe acordo para quitar dívida histórica de mais de R$ 17 milhões com a RGE
Comunidade

Prefeitura de Campo Bom propõe acordo para quitar dívida histórica de mais de R$ 17 milhões com a RGE

13 de abril de 2026
Moradores relatam problemas na água; Corsan atribui a fenômeno natural
Comunidade

Moradores relatam problemas na água; Corsan atribui a fenômeno natural

13 de abril de 2026
“Sou uma longa história”: empreendedora de Campo Bom estreia na literatura com obra autobiográfica
Comunidade

“Sou uma longa história”: empreendedora de Campo Bom estreia na literatura com obra autobiográfica

13 de abril de 2026
Próximo post
Pastoral da Criança: Natal da Solidariedade espalha alegria em comunidades carentes

Pastoral da Criança: Natal da Solidariedade espalha alegria em comunidades carentes

Árvore Solidária: O presente que é ajudar o próximo

Árvore Solidária: O presente que é ajudar o próximo

Amigos do Papai Noel: Uma história de solidariedade que cresce a cada natal

Amigos do Papai Noel: Uma história de solidariedade que cresce a cada natal

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Guarda Municipal apreende cerca de 100 kg de maconha
  • Homem é preso por violência doméstica após agredir e ameaçar companheira 
  • Polícia Civil prende suspeito de série de furtos a residências

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • A Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um homem por tráfico de drogas na noite de segunda-feira (13) e apreendeu aproximadamente 100 quilos de maconha durante uma ação de fiscalização em uma das vias de acesso ao município.

A ocorrência teve início durante uma operação de abordagem a veículos, quando o condutor de um automóvel desobedeceu à ordem de parada, furou o bloqueio viário e colocou em risco a integridade de um dos agentes.

Diante da fuga, as equipes iniciaram acompanhamento tático e, após cerca de dois quilômetros, conseguiram interceptar o veículo.

Na busca veicular, foram encontrados 181 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 100,231 quilos da droga. No carro estavam três ocupantes, sendo que o motorista assumiu a responsabilidade pelo entorpecente.

Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. A ação reforçou o trabalho das forças de segurança no combate à criminalidade e na proteção da comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na manhã de segunda-feira (13), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu um indivíduo pelo crime de violência doméstica, no Centro do município. A ação teve início após a Central de Operações acionar a guarnição para atender a uma ocorrência em que o suspeito teria agredido sua companheira e a ameaçado de morte com o uso de uma faca.

Ao chegarem ao local, os agentes constataram que a vítima apresentava lesões aparentes no rosto e no pescoço, enquanto o agressor ainda se encontrava na residência.

Diante da situação, ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência. Após análise da autoridade policial, foi determinada a prisão em flagrante do suspeito.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 14.04

➡️ Campo Bom promove concurso para escolha do logotipo da Semana Municipal do Brincar.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil de Campo Bom, cumpriu mandado de prisão preventiva, na manhã de segunda-feira (13), contra um homem de 26 anos, no bairro Santo Antônio.

O indivíduo estava foragido da Justiça e figurava como suspeito de uma série de furtos qualificados a residências no bairro Colina Deuner, registrados entre os meses de março e abril de 2026. Ele é investigado em ao menos seis ocorrências policiais.

Conforme a investigação, o suspeito já havia sido preso em flagrante no dia 16 de março, no contexto dos mesmos crimes, sendo posteriormente colocado em liberdade provisória com medidas cautelares. No entanto, ele descumpriu as determinações judiciais e voltou a praticar delitos poucos dias depois. O padrão de atuação foi identificado por meio de imagens de câmeras de segurança e também por reconhecimento feito por moradores da região.

Diante do descumprimento das medidas e do risco de continuidade dos crimes, foi solicitada a prisão preventiva, que foi cumprida pela Polícia Civil. Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A identidade não foi divulgada, conforme determina a Lei de Abuso de Autoridade.

A Polícia Civil reforça que a comunidade pode contribuir com informações de forma anônima pelo WhatsApp (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na madrugada desta segunda-feira, 13, um tamanduá-mirim foi resgatado na Avenida Bibiano Trott, em Campo Bom, após sofrer um choque elétrico ao cair de um poste.

A ocorrência mobilizou a vereadora Kayanne Braga (PDT), que foi acionada por moradores da região após o flagrante. O animal foi encontrado ferido e recebeu os primeiros cuidados ainda no local.

Com o auxílio da ONG CBC, o tamanduá foi encaminhado para uma clínica veterinária em Novo Hamburgo. Posteriormente, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ele foi transferido para o projeto voluntário de fauna silvestre Toca dos Bichos, em Porto Alegre.

De acordo com as informações, o animal está em tratamento, sendo medicado, e apresenta bom estado de recuperação.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A noite de sábado (11) teve duas ocorrências distintas que resultaram em prisões em Campo Bom, envolvendo descumprimento de medida protetiva e embriaguez ao volante.

No bairro Operária, a Guarda Municipal prendeu um homem por descumprir medida protetiva de urgência. A ação ocorreu após acionamento da Central de Operações, que informou que o indivíduo estaria em frente à residência da vítima, tentando manter contato. No local, os agentes encontraram o suspeito sentado na calçada, em frente ao portão da casa. Em consulta ao sistema policial, foi confirmada a existência da medida protetiva em vigor contra o homem. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial determinou a prisão em flagrante.

Já em outra ocorrência, durante uma ação integrada de fiscalização de trânsito envolvendo a Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal e Brigada Militar, um homem foi preso em flagrante por embriaguez ao volante. O condutor foi abordado durante a operação e submetido ao teste do etilômetro, que apontou resultado positivo para a prática de crime de trânsito. Diante da situação, ele também foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde teve a prisão em flagrante determinada pela autoridade policial.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍️ @mairanpacheco 

Transformar histórias em algo concreto sempre fez parte da vida de Magáli Cossul de Souza, de 38 anos. Empreendedora no ramo de móveis sob medida, a campo-bonense acostumou-se a dar forma aos sonhos de seus clientes por meio da marcenaria. Agora, ela volta esse olhar para si ao lançar seu primeiro livro, “Sou uma longa história”.

A obra marca a realização de um sonho antigo e nasce da vontade de revisitar memórias e dar voz às experiências acumuladas ao longo da vida. Em um relato sensível e pessoal, Magáli compartilha suas raízes, desafios, conquistas e aprendizados, construindo uma narrativa que ultrapassa o individual e dialoga com diferentes trajetórias.

Em publicação nas redes sociais, a autora destacou o processo de criação da obra. “Foi vivido ao longo de uma vida inteira e, no último ano, ganhou forma em palavras”, escreveu, ao descrever os meses dedicados à escrita e à revisitação de lembranças marcantes.

Mais do que contar sua própria história, Magáli busca inspirar leitores a reconhecerem o valor de suas vivências. A mensagem central da obra reforça que cada trajetória é única e significativa, carregando sentidos que merecem ser compartilhados.

O livro está disponível para compra pela Editora Autografia, na Amazon e também diretamente com a autora, através do telefone/WhatsApp 51 99583-3598.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Iniciativa da Universidade Feevale, desenvolvida desde 2017 no bairro Aurora, tem promovido o desenvolvimento social, esportivo e psicológico de estudantes da rede municipal de ensino de Campo Bom. O projeto Joga Aurora atende cerca de 180 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmundo Strassburger, oferecendo atividades no contraturno escolar.

Realizado em parceria com a Nike e a Prefeitura de Campo Bom, a ação busca incentivar o desenvolvimento das crianças por meio do esporte e do acompanhamento psicológico. O projeto é coordenado pela professora Magale Konrath, com execução do professor Tiago Garcia e da estagiária Mariane Hoffmann, além do suporte de profissionais e acadêmicos da área de Psicologia.

As atividades ocorrem ao longo da semana, divididas por faixa etária. Nas segundas e quartas-feiras, crianças entre sete e nove anos participam de atividades recreativas e lúdicas, como corridas e danças, estimulando o desenvolvimento cognitivo. Já nas terças e quintas-feiras, estudantes de 10 a 12 anos são introduzidos a modalidades esportivas como futsal, vôlei, basquete, atletismo e punhobol, com foco no raciocínio e no trabalho em equipe.

Além das práticas esportivas, os alunos também recebem acompanhamento psicológico em grupo e, quando necessário, atendimentos individuais. O projeto também proporciona experiências fora do ambiente escolar. Conforme o professor Tiago Garcia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer locais como a Arena do Grêmio, o iFashion Outlet e a Quinta da Estância, vivências consideradas marcantes para o grupo. 

Ao longo dos anos, o Joga Aurora também contribuiu com melhorias na escola e apoio às famílias, como a reforma da biblioteca em 2023 e a doação de cestas básicas e kits de higiene durante a pandemia.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.