Dez toneladas de vidro já foram recolhidas para reciclagem

Emerson Santos/PMCB

Com parceria da Prefeitura, empresa instalou nove pontos de coleta desde fevereiro

Os campo-bonenses estão fazendo sua parte para garantir uma cidade mais sustentável no futuro. Em fevereiro, por meio de parceria da Prefeitura com a Verallia, foram instalados pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro por todo o município. O resultado disso é que até agora cerca de 10 toneladas do material já foram recolhidas para reciclagem, reduzindo a emissão de CO² na fabricação de embalagens.

Além da redução nos impactos ambientais, o prefeito Luciano Orsi destaca também a economia pública por trás da ação. “A reciclagem diminui o custo da Prefeitura e da população com a manutenção dos aterros sanitários, afinal esse é o destino das garrafas de vidro descartadas nas lixeiras comuns”, observa. Ao todo, nove PEVs já foram instalados e em breve outros cinco serão colocados.

O maior investimento da história da cidade

A iniciativa da Verallia, uma das maiores produtoras de embalagens de vidro do mundo, visa aumentar o índice de reciclagem de vidro no Brasil, hoje apenas 25%. A garrafa a ser descartada não precisa estar intacta, pois simples cacos de vidro são capazes de reduzir a emissão de CO² na fabricação das embalagens.

A Verallia anunciou, em novembro de 2021, investimento de 80 milhões de euros para expansão da fábrica no município. A obra já está em andamento e, conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Scholz, deve ser concluída em breve. “A expectativa é de que as novas instalações estejam funcionando ainda em 2023, gerando em torno de 170 empregos diretos para os campo-bonenses”, observa.

Onde estão os PEVs

Prefeitura: (Av. Independência, 800);
Prefeitura: (Rua Carlos C. Feltes, esquina Av. Independência);
Largo Irmãos Vetter: (Rua Voluntários da Pátria);
Complexo Cei: (Av. dos Estados, 1.080);
Cemea Nestor Weiler: (Rua Aimoré, 513);
Verallia: (Av. Arnildo Paz, 480);
Maxfort Atacado: (Rua Sandro Behs, 886);
Condomínio Aquarela Brasil: (Rua Olemar Heinsohn, esquina Av. dos Municípios);
Colégio Santa Terezinha: (Rua Santo Inácio de Loyola, 196).

Em breve também nestes locais

Parque do Trabalhador: (Av. dos Municípios, 1.300);
Escola Santos Dumont: (Rua 17 de Abril, 543);
Escola Duque de Caxias: (Rua Idalino João Martin, 1.458);
Escola Borges de Medeiros: (Av. São Leopoldo, 1.565);
Escola Presidente Vargas: (Rua Jacarandá, 190).

Sair da versão mobile