A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Depois de tragédia no Lauro Reus, 21 pacientes intubados naquele dia, vieram a óbito

Redação / AG por Redação / AG
14 de maio de 2021
em Saúde
0 0
A A
Em atividade da CPI, vereadores vistoriam equipamentos do Lauro Reus

Cássios Schaab/CMVCB

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores de Campo Bom, que apura os fatos ocorridos no Hospital Lauro Réus em 19 de março, quando seis pacientes vieram a óbito após uma possível falha no sistema de distribuição de oxigênio, chegou a 50 dias de trabalho. Neste período, as atividades foram amplamente divulgadas, apenas os depoimentos mantidos em sigilo. “Foram importantes deliberações desde que começamos a nos reunir. Tanto os depoimentos, como a análise dos documentos e a visita in loco no hospital, foram importantes para as conclusões que serão apresentadas no relatório”, informa o presidente da CPI Jerri Moraes.

Em relação ao relatório, o vereador destaca que a data de conclusão, para envio ao plenário. “Vamos realizar novas oitivas e seguimos analisando documentos, por isso ainda não é possível determinar quando vamos encerrar, mas será dentro do prazo regimental”, complementa Jerri.

Instalada em 22 de março, a CPI tem prazo regimental de 90 dias após a instalação para ser finalizada.

CONFIRA, NA ÍNTEGRA, O QUE DIZ O RESUMO

A Comissão Parlamentar de Inquérito 01/2021 foi instaurada em 22 de março de 2021 e seus membros foram instituídos em 29 de março; ambos requerimentos foram aprovados de forma unânime pelo plenário da Câmara de Vereadores de Campo Bom. Em seu princípio, todos os vereadores faziam parte, sendo que durante o andamento da mesma, os vereadores Jair Wingert e Celso Rodrigues solicitaram o desligamento e o vereador Milton Wust foi desligado por motivos de saúde, fato que o impediu de acompanhar os trabalhos.

A CPI em questão visa esclarecer o ocorrido nas dependências do Hospital Dr. Lauro Réus, na manhã do dia 19 de março, quando ocorreu uma suposta pane no sistema de oxigênio e 06 pacientes vieram a óbito.   

Foram solicitados documentos ao Hospital Dr, Lauro Réus, empresa Air Liquide e Secretaria Municipal de Saúde. As dependências do Hospital foram visitadas, mais especificamente o sistema de abastecimento e distribuição de oxigênio. Ainda foi realizada visita ao Delegado de Polícia e está agendada visita ao Secretário de Saúde. Até o momento, foram ouvidas 16 testemunhas, entre elas profissionais do Hospital Lauro Réus, da empresa Air Liquide, da Associação Beneficente São Miguel e do executivo Municipal; ainda há previsão de pelo menos mais duas oitivas.

Em conformidade com os as provas e depoimentos colhidos, até o momento foi possível apurar que:

  • Na manhã do dia 18 de março, mais especificamente às 07:20h., os níveis de oxigênio do Hospital estavam em 39.59%. Frise-se que abaixo de 40% já é situação de reabastecimento e abaixo de 30% situação de emergência. Pouco antes das 17 horas, o percentual disponível já era de 23%, momento que o responsável pela manutenção do hospital fez contato com a empresa Air Liquide, através do comercial, que lhe informou que a reposição estava programada para a sexta feira e ocorreria até o final da manhã. Importa frisar que o abastecimento é efetuado de forma automática pela empresa Air Liquide, através do controle realizado via satélite, chamado telemetria, que acompanha, em tempo real, o percentual de oxigênio disponível no tanque e programa o reabastecimento de acordo com a média de consumo (não é necessário fazer a compra).
  • A primeira bateria reserva entra em funcionamento, de forma automática, quando baixa a pressão do tanque principal, fato que normalmente ocorre quando o percentual disponível é inferior a 5%. Levando-se esta informação em consideração e de acordo com o relatório da telemetria, pouco após as 05:33 h. da manhã do dia 19, a primeira bateria reserva teria entrado em funcionamento, pois exatamente as 05:33 h. o percentual disponível no tanque de oxigênio líquido era de 5,07%. Ainda conforme o relatório da telemetria, as 07:25 h. havia disponível no tanque apenas 0,04%, tendo o mesmo zerado logo após. As 07:53 h., o novo apontamento já descreve o tanque como zerado. De acordo com os dados acima citados, podemos prever que o tanque principal zerou por volta das 07:30 h., quando houve a primeira instabilidade no sistema (mais especificamente na UTI e Emergência), que passou a trabalhar apenas com a bateria reserva, que entrou automaticamente aproximadamente duas horas antes, mas que não possuía, sozinha, a pressão necessária para atender equipamentos sofisticados que necessitam de mais de 5 bar de pressão (como os respiradores). A primeira bateria reserva acabou pouco antes das 08 horas da manhã e a segunda bateria reserva precisava ser acionada de forma manual e não havia profissional da manutenção habilitado para fazê-lo. Houve tentativas de acionamento, inclusive pelo setor de compras, porém sem sucesso. A equipe de manutenção havia mudado a 04 dias e o antigo profissional, que encerrou suas atividades no dia 14 de março, foi chamado para fazer o acionamento, que ocorreu apenas por volta das 08:40 horas, e com auxílio remoto de técnicos da Air Liquide. A pressão que se estabeleceu no momento foi de 5 bar, ainda insuficiente para alguns equipamentos. O abastecimento interno do Hospital apenas voltou ao normal quando o caminhão de cilindros da empresa Air Liquide deu suporte a bateria reserva, próximo as 09 horas da manhã; porém, o hospital só voltou a ter sua autonomia quando o tanque de oxigênio líquido foi reabastecido.
  • O consumo de oxigênio passava pelo seu pico, e conforme se pode verificar, na semana do ocorrido, sua média de consumo era superior a 30% dia. Na noite anterior ao incidente, ainda foram instalados mais 04 respiradores, e faziam uso de oxigênio cerca de 50 pessoas, 12 na UTI e 09 na emergência (todas entubadas) e cerca de 30 na unidade II (fazendo uso de Máscara de Hudson, cateter nasal e ventilação mecânica não invasiva). Das 21 pessoas entubadas, 06 vieram a óbito durante o evento (04 da UTI e 02 da Emergência), e as outras 15 vieram a óbito no decorrer dos dias seguintes, porém a relação com o evento ainda não foi confirmada. Importa frisar, conforme palavras do diretor técnico, que naquele momento haviam pacientes com risco de morte iminente e pacientes com alta prevista, fatos que passarão a ser apurados. A falta de oxigênio ocorreu no horário de troca de turno da enfermagem, fato que de certa forma amenizou a situação, pois havia um maior número de profissionais, que se mobilizaram em ambuzar manualmente os pacientes até a chegada dos cilindros de oxigênio de transporte, que foram sendo disponibilizados aos pacientes, individualmente.  

Conforme ficou evidenciado, o abastecimento deveria ser controlado por sistema de telemetria, com leitura remota, na qual a empresa Air Liquide, de acordo com a média de consumo e quantidade de oxigênio disponível, teria que programar as recargas necessárias. Mesmo assim, o Hospital Lauro Réus fazia o controle do percentual disponível e avisou, no final da tarde do dia 18, que os níveis estavam críticos. Quanto ao plano de contingência, que são as duas baterias reservas, estas até então nunca tinham sido acionadas. A primeira bateria fez seu papel, entrando automaticamente, porém a segunda precisou ser acionada manualmente e ter seu controle de pressão regulado, fato que foi possível apenas quando um ex funcionário do hospital chegou ao local, pois não havia profissional da manutenção habilitado no momento.

A CPI 01/2021 segue fazendo um trabalho técnico e eficiente e reitera a necessidade do sigilo dos depoimentos colhidos até o momento, exclusivamente na intenção de não intervir nas demais investigações que vem ocorrendo. Salientamos que somos solidários a família das vitimas e devido a este fato, estamos nos empenhado ao máximo para chegarmos a real situação ocorrida naquela triste manhã, na qual, com certeza, ocorreram uma sucessão de erros.

Campo Bom, 14 de maio de 2021.

Vereadores: Jerri Moraes, Sandra Orth, Adilson de Oliveira, Gênifer Êngers, Jéferson Nunes, Victor Souza, Alexandre Hoffmeister e Kayanne Braga.

Saiba mais

Conforme previsto no regimento interno da Câmara de Vereadores em seu artigo 54, as Comissões de Inquérito, deverão ouvir os acusados e poderão determinar diligências, inquirir testemunhas, requisitar informações, requerer a convocação de Secretários Municipais ou equivalentes, e praticar os atos indispensáveis para o esclarecimento dos fatos. A Comissão de Inquérito não poderá ter objetivos difusos, indeterminados, nem o de pretender uma devassa no Poder Executivo ou Legislativo. Os resultados dos trabalhos da Comissão de Inquérito constarão de relatório, propugnando pelo seu arquivamento, ou indicando o procedimento a ser adotado. Se a conclusão for pela edição de Projeto de Resolução, este será enviado ao Plenário com o resultado das investigações e o relatório. Ainda segundo o regimento, no mesmo artigo, será aplicado subsidiariamente às Comissões de Inquérito, no que couber, a norma da Legislação Civil e Penal. Caso tenha havido prática de delito penal, será encaminhado ao Ministério Público cópias do processo.

Entenda o caso

Na manhã da sexta-feira, 19 de março, problemas no sistema de abastecimento de oxigênio do Hospital Lauro Reus ocasionaram a falta do suprimento em diversos setores da casa de saúde e teriam sido um dos fatores que ocasionaram o óbito de seis pacientes que estavam internados em tratamento contra a covid-19. Conforme nota técnica divulgada pelo hospital, no período entre 08h10 e 08h40 da sexta-feira -26 pacientes estavam em ventilação mecânica na UTI e Emergência. Ainda segundo o informativo, não houve, em momento algum, falta de oxigênio aos pacientes, devido à rápida ação da equipe assistencial, que acionou imediatamente o Plano de Contingência – em decorrência de uma instabilidade na rede central de distribuição de oxigênio (O²) que durou aproximadamente 30 min.

Post Anterior

Mesmo com decisão do STF, a vacinação nas escolas do município não são afetadas

Próximo post

Prefeitura investe em tomografias com contraste no Hospital Lauro Reus

Notícias relacionadas

Ações de doação de sangue rendem reconhecimento estadual para Campo Bom
Saúde

Ações de doação de sangue rendem reconhecimento estadual para Campo Bom

27 de novembro de 2025
Serviços de saúde serão centralizados no antigo PA
Saúde

Serviços de saúde serão centralizados no antigo PA

21 de novembro de 2025
Processo seletivo para contratação emergencial de Técnicos de Enfermagem está aberto na prefeitura
Saúde

Processo seletivo para contratação emergencial de Técnicos de Enfermagem está aberto na prefeitura

17 de novembro de 2025
Próximo post
Prefeitura investe em tomografias com contraste no Hospital Lauro Reus

Prefeitura investe em tomografias com contraste no Hospital Lauro Reus

Campo Bom vai receber três câmaras de conservação de vacinas

Campo Bom vai receber três câmaras de conservação de vacinas

Limpeza de reservatório da Corsan deixa três bairros sem água hoje

Corsan anuncia interrupção na distribuição de água nesta quarta-feira, 19

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Show de Marcos & Belutti tem novo horário; confira como fica a programação
  • Jéssica Lopes: da era do Orkut ao impacto de milhões em uma trajetória que transforma vidas
  • De estagiário a procurador: Pedro Cardoso assume a Procuradoria Jurídica de Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • 🎄Natal da Integração 2025🎄 | Chegada do Papai Noel 🎅🏽

A sexta-feira, 05, abriu oficialmente as celebrações do Natal da Integração em Campo Bom e a noite foi pura magia. 
Teve a chegada emocionante do Papai Noel durante a Parada de Natal, Caminhada de Lanternas iluminando o caminho e o espetáculo A Magia do Noel encantando o público.

A programação segue até o dia 21, e o Jornal A Gazeta acompanha cada momento desse Natal que já tomou conta da cidade.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A MAGIA DO NATAL CHEGOU NO LARGO IRMÃOS VETTER🎅🎄

A programação do Natal da Integração segue até o dia 21 de dezembro com shows nacionais e locais 🪅🌲
  • ELEE CHEGOUUUU 🎅🏽♥️🎄
  • AG CONTIGO | 05.12

📰 Destaques da edição impressa 2.269

📰 Matéria especial com o @caramelo_da_pista;

📰 Talentos campo-bonenses Patrick e Gabriel, gravam DVD em Goiânia;

📰 Dezembro Verde, mês de conscientização contra maus-tratos e a importância dos gambás para o equilíbrio ambiental.

➡️ Vem aí, o Natal da Integração 2025.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 🎬 Programação Cinema do CEI – 04/12 a 10/12 🍿
📍 Sala Bárbara Paz

🎟 Ingressos
Quarta e Quinta: R$ 6,00 (todas as sessões)
Sexta, Sábado e Domingo:
– Sessão das 14h: R$ 6,00
– Sessões das 16h30 e 19h: R$ 12,00
__________________________________

🕑 14h – O Natal da Patrulha Canina

Duração:  1h07min 
Classificação: Livre

Sinopse: Quando o Papai Noel adoece e não pode entregar os presentes, o filhote Rubble entra em ação para salvar o Natal. Mas o Prefeito Prefeito Humdinger resolve aproveitar a situação — ele planeja roubar todos os presentes do Polo Norte! Cabe à turma da Paw Patrol impedir o plano, garantir que a magia do Natal não seja perdida e entregar os presentes a tempo.

🕟 16h30 – Truque de Mestre – O 3º Ato

Duração:  1h47min 
Classificação: 12 anos

Sinopse: Dez anos após seu último grande golpe, os “Quatro Cavaleiros” — ilusionistas lendários — vivem afastados. Mas surge uma nova ameaça poderosa, forçando-os a reunir forças com uma nova geração de mágicos. Juntos, eles planejam o assalto mais audacioso da história: roubar o “Diamante Coração”, a joia mais valiosa do mundo. A trama mistura mágica, suspense e reviravoltas, colocando os heróis em uma guerra contra uma organização criminosa corrupta.

🕖 19h – Wicked 2

Duração: cerca de 2h17min
Classificação: 10 anos

Sinopse: A protagonista Elphaba — conhecida como a Bruxa Má do Oeste — vive no exílio após ser desacreditada pelo Mágico e pela propaganda do regime. Enquanto isso, sua amiga Glinda se torna símbolo oficial do “bem” em Oz. À medida que a tirania do poder se revela, Elphaba e Glinda são forçadas a reconsiderar seus papéis e se unir novamente. Juntas, lutam para expor as mentiras que moldaram suas vidas e transformar o destino de Oz. A jornada aborda redenção, verdade, amizade e o questionamento de quem define o que é “bem” ou “mal”.
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 05 de dezembro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Tudo pronto para esperar o Pelznickel 🎄✨🎅

📷 Briane Colissi/AG
  • No 10º e último episódio da primeira temporada do AG CAST, recebemos a sócia proprietária Débora Schütz, da Casa Schütz, um nome que virou sinônimo de encanto e decoração nesta época do ano. Ela compartilhou como tudo começou até transformar a marca em referência regional na criação de árvores e ambientações natalinas. Um bate-papo especial, inspirador e cheio de magia.

O bate-papo completo, tu confere em nosso canal do YouTube (LINK NA BIO)

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile