A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Dedicação à vida e à preservação do meio ambiente

Redação / AG por Redação / AG
30 de agosto de 2024
em Comunidade
0 0
A A
Dedicação à vida e à preservação do meio ambiente

Leonardo Rosa/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

No dia 3 de setembro, comemora-se o Dia do Biólogo, uma data que ressalta a importância dos profissionais que dedicam suas vidas ao estudo e preservação da biodiversidade. Com mais de 14 anos de experiência na área, Jeferson Müller Timm, Diretor do Departamento de Gestão Ambiental da prefeitura de Campo Bom, Biólogo e Mestre em Engenharia Civil, compartilha sua trajetória e reflexões sobre a profissão a importância da atuação do profissional para a conservação da biodiversidade.
Entre as funções do biólogo está a identificação e reconhecimento dos serviços ecossistêmicos, que são aqueles serviços que a natureza nos oferta gratuitamente e são fundamentais para o controle do clima e manutenção da vida no planeta. Entre eles estão por exemplo a função das florestas no controle da temperatura e umidade do ar e a função das matas ciliares e banhados no controle de enchentes.

Além disso, a atuação destes profissionais, tem um papel crucial na proteção da vida e no desenvolvimento consciente das cidades. “Em geral os biólogos e demais profissionais da área ambiental tendem a ser vistos como um “entrave” para o desenvolvimento econômico, pois em muitas ocasiões são os responsáveis por vetar ou condicionar determinados empreendimentos a certas restrições ou compensações ambientais. É um grande desafio fazer com que as pessoas compreendam que estas restrições não são baseadas em caprichos ou ideais preservacionistas, mas sim no conhecimento científico sobre as potenciais consequências que resultarão da falta de atendimento as questões de proteção ambiental”, destaca.

Podemos perceber que sem o olhar atento do profissional, as consequências podem ser devastadoras . “Um exemplo disso pôde ser vivido na pele pelos gaúchos recentemente, quando as enchentes de maio assolaram o estado. As zonas afetadas são em geral banhados que foram ocupados pelas cidades ou áreas de encostas onde houveram deslizamentos. Ao longo dos rios é bem fácil verificar pelas imagens de satélite a ausência das matas ciliares. Aliado a estes fatores ainda temos elementos que influenciaram no clima, como os desmatamentos nas florestas tropicais da região norte do país. Todas estas questões vem sendo apontadas há décadas pelos profissionais da área ambiental mas não são levadas a sério pela sociedade, se fossem, haveria mais cobrança da população para que os entes públicos investissem no controle da expansão urbana descoordenada e em medidas de prevenção e proteção contra as emergências climáticas, por exemplo”, afirma.
Ao longo da sua trajetória, Jeferson destaca o trabalha desenvolvido aqui em Campo Bom. “Uma das ações mais importante para Campo Bom e que tivemos a oportunidade de desenvolver recentemente foi a implantação do Parque Natural Municipal da Mata Leste, que instituiu uma unidade de conservação no último remanescente da formação florestal original do vale do Sinos. Trata-se de um fragmento de vegetação de cerca de 40 hectares e que abriga importantes espécies da flora, incluindo espécies raras e ameaçadas de extinção. É um ecossistema sem igual e que graças a implantação desta unidade de conservação passa a ser legalmente protegido”.

Jeferson destaca ainda a diversidade de ecossistemas existentes no município. “Campo Bom tem ecossistemas bem diversos, apesar de seu território relativamente pequeno. A parte sul da cidade é dominada por banhados que abrigam uma considerável biodiversidade de espécies vegetais e animais. A parte norte da cidade confronta-se com os contrafortes da serra em regiões cobertas por florestas. Ainda podemos destacar a Mata Leste, que abriga alguns exemplares das espécies mais raras da região do vale do Sinos. Apesar destes fragmentos serem desconexos ainda abrigam algumas espécies de animais que lutam para sobrevier na região. Entre os animais, podemos citar lontras, furões, graxains, gatos-do-mato, bugios, capivaras e uma grande diversidade de aves. Entre a flora, espécies como grápia, canjerana, cedro, araticum, canela-copaiba, palmeira-guaricana e orquídeas, como Cattleia intermedia e Cattleia tigrina são alguns exemplos”, conclui.

Post Anterior

Equipes da AECB estreiam com vitórias e liderança no Estadual de Handebol

Próximo post

A Questão é : Obras

Notícias relacionadas

Promoções e horários diferenciados para a compra de presentes de Dia das Mães na Casa do Artesão
Comunidade

Promoções e horários diferenciados para a compra de presentes de Dia das Mães na Casa do Artesão

29 de abril de 2026
Vereadores aprovam projeto que suspende cobrança de água em caso de falhas no abastecimento
Comunidade

Vereadores aprovam projeto que suspende cobrança de água em caso de falhas no abastecimento

28 de abril de 2026
Recolhimento de podas segue cronograma em mais seis bairros entre 15 e 20 de julho
Comunidade

Prefeitura inicia calendário anual de podas de árvores

28 de abril de 2026
Próximo post
A Questão é : Obras

A Questão é : Obras

Tradicionalista Pingo Martins fica em segundo lugar no 31° Festival Ronco do Bugio

Semana da Pátria começa com hora cívica na EMEF Esperança

Semana da Pátria começa com hora cívica na EMEF Esperança

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Semifinais do Futsal Série Ouro estão marcadas para o dia 8 de maio
  • Promoções e horários diferenciados para a compra de presentes de Dia das Mães na Casa do Artesão
  • Vereadores aprovam projeto que suspende cobrança de água em caso de falhas no abastecimento

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 30.04

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ 1º de maio: a força de quem faz Campo Bom acontecer;

➡️ Campo Bom na trilha do penta com Elias Weiss;

➡️ M’Bororé lança edição histórica do 25º Sarau de Arte Gaúcha.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)
  • Que comecem os jogos ⛹️‍♀️🤾‍♂️🏃‍♀️⚽️🥋

#40olimpiadaestudantildecampobom

📷 Briane Colissi e Mairan Pacheco/AG
  • A 40ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom teve sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (30), no Ginásio do CEI, marcando o início de mais uma edição do maior evento esportivo estudantil do município.

Com expectativa de mais de 9 mil inscrições ao longo do ano, a competição reúne estudantes das redes municipal, estadual e privada em diversas modalidades esportivas, promovendo integração, espírito esportivo e formação entre os jovens.

A cerimônia contou com o tradicional acendimento da pira olímpica e homenagens a pessoas que contribuíram para a história da Olimpíada ao longo de suas quatro décadas.

As disputas seguem até novembro, com encerramento e premiação dos destaques de cada categoria.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 30 de Abril.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • EXCLUSIVO | ✍️ @mairanpacheco 

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amarelinha, no bairro Porto Blos, recebe mais de 130 crianças, desde o berçário até o pré-2, acolhendo os pequenos de 0 a 5 anos. É neste palco de desenvolvimento desde os primeiros passos que a escola se destaca por uma ideia que reúne literatura, representação e construção de cidadania: a Afroteca.

Idealizada em 2023, a Afroteca nasceu da reformulação da biblioteca escolar, com o intuito de ampliar os debates sobre questões étnico-raciais no ambiente educativo.

O projeto ganhou ainda mais força em 2025, motivado pelas discussões pedagógicas e pelas experiências relatadas pela professora do Projeto da Diversidade. A troca de ideias entre a equipe, somada ao entusiasmo geral, levou à criação de um espaço especial no saguão da escola. O local, que antes abrigava a Geladeira Literária, ação que permite o empréstimo de livros pela comunidade, passou a receber também obras que valorizam diferentes etnias, ampliando o acesso à diversidade cultural.

Além dos livros, a Afroteca reúne instrumentos, brinquedos, tecidos e outros materiais que conversam com as histórias disponíveis no acervo, proporcionando uma experiência sensorial e educativa. As obras não são exclusivas do público infantil, sendo acessíveis também aos adultos que frequentam o espaço.

A formação do acervo contou com sugestões vindas de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, além da participação de membros da escola em eventos como o projeto Descolonizando Saberes e o Simpósio de Educação Infantil, que trataram do tema em oficinas e palestras. Entre os critérios de seleção, destaca-se a valorização de autores negros, fortalecendo a representatividade nas histórias apresentadas às crianças.

Com uma proposta pedagógica focada na educação antirracista, o projeto vai além do cumprimento de regras e se integra à vida da escola.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 29.03

➡️ Inscrições abertas para o curso básico de informática voltado à inclusão digital.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os vereadores de Campo Bom aprovaram por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (27), um projeto de lei que determina a suspensão da cobrança da tarifa de abastecimento de água em situações de descontinuidade do serviço ou quando o fornecimento ocorrer fora dos padrões de potabilidade.

A proposta, assinada por todos os parlamentares da Câmara Municipal, representa mais um passo no trabalho de fiscalização dos serviços prestados pela Corsan e agora segue para sanção do prefeito Giovani Feltes.
O projeto tem como objetivo garantir que a cobrança da tarifa ocorra apenas quando o serviço for prestado de forma eficiente, contínua e segura. A medida também busca coibir falhas e inadequações no abastecimento, prevendo a criação de um mecanismo administrativo que permita à Prefeitura suspender a cobrança sempre que forem constatadas irregularidades.

Durante a mesma sessão, os vereadores também aprovaram, por unanimidade, uma moção de repúdio à Aegea/Corsan, em razão da precariedade do serviço prestado no município.

Além disso, foram aprovados três pedidos de informação, três requerimentos, dois projetos de lei e uma moção. A sessão contou ainda com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Gabriel Colissi, que apresentou dados e detalhou as ações do município em relação ao atendimento às pessoas em situação de rua.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Inicia nos próximos dias, o calendário anual de podas de árvores, com cronograma organizado por regiões da cidade. O cronograma começa no dia 29 de abril e segue até 7 de maio, atendendo moradores da região Centro Norte e parte do bairro Genuíno Sampaio, abrangendo a área entre as avenidas Brasil, dos Estados e Emílio Vetter.

Na sequência, entre os dias 5 e 14 de maio, os serviços contemplam a região Centro Sul e parte do bairro Celeste, incluindo o trecho localizado entre as avenidas Brasil, Independência, Willy Reichert e Gustavo Vetter. A Administração Municipal reforça que os moradores devem realizar as podas dentro do período estabelecido para cada região e depositar os materiais corretamente nas calçadas, exclusivamente nos dias programados para recolhimento. O descarte fora do cronograma é considerado irregular e pode resultar em multa.

A Prefeitura orienta ainda que apenas resíduos de poda devem ser descartados, sem mistura com outros tipos de lixo. O cronograma poderá sofrer alterações em caso de condições climáticas desfavoráveis. Para os moradores que não puderem aguardar o período previsto para sua região, os resíduos podem ser destinados diretamente à Horta Comunitária da Aurora ou ao espaço ao lado da Usina de Reciclagem, na Estrada do Mônaco.

A Administração Municipal destaca ainda que a poda corretiva nas calçadas, quando necessária, é realizada pelo próprio município, contribuindo para a manutenção adequada da arborização urbana e reforçando o compromisso com a organização da cidade, a preservação ambiental e a colaboração entre poder público e comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.