Golpistas se identificam como funcionários de bancos em ligação.
A Polícia Civil de Campo Bom investiga a ação de golpistas que se fazem passar por funcionários de bancos para obter senhas e recolher cartões de crédito de idosos, afirmando que foram clonados. Isolados devido à pandemia de Coronavírus, idosos acabam suscetíveis aos golpes, que iniciam com uma ligação para um telefone fixo. Para convencer, os fraudadores alegam que foram realizadas compras indevidas em nome do idoso.
A partir daí, os golpistas obtêm dados pessoais do cliente do banco e, inclusive, a senha do cartão. Depois, os criminosos pedem que o cartão clonado seja cortado em duas partes e entregue a um motoboy que irá à casa da vítima buscar o cartão supostamente fraudado.
Só que, mesmo com esse cartão destruído, os golpistas conseguem salvar o chip e produzir um novo cartão, que vai ser usado em compras pelos criminosos, como explica o investigador da Polícia Civil de Campo Bom, Alberto Pozzobon. “Eles conseguem confirmar dados das vítimas, pedem a senha, e dizem que um motoboy do banco irá até a casa delas buscar o cartão que estaria clonado. Para passar credibilidade, eles pedem que as vítimas cortem o cartão ao meio, mas isso preserva o chip do cartão. Um motoboy com o crachá do banco vai à residência e as vítimas entregam o cartão. Só que, com o chip, o golpista monta um novo cartão e faz vários compras na conta das vítimas”, detalhou Pozzobon.
De acordo com o investigador, em uma semana 15 vítimas procuram a Delegacia de Polícia Civil de Campo Bom para fazer o registro de ocorrência do golpe. Apenas na quarta-feira, 8, quatro idosos formalizaram a denúncia.
Cuidados
A Policia Civil orienta sobre os cuidados que os clientes de bancos devem ter ao receber supostas ligações das instituições. “Primeiro, saber que o banco nunca pede para recolher cartão na sua casa. Nunca entregue seu cartão de crédito a ninguém. Nunca forneça sua senha em hipótese nenhuma, porque em nenhuma transação o banco pede que você fale a sua senha. Apenas quando você vai à agência, pede que digite”, informou.
Golpe é aplicado desde 2018
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esse tipo de golpe vem ocorrendo, em menor escala, desde 2018. Mas aumentou 65% durante a pandemia. A orientação aos clientes de cartões de crédito é clara. “Se você receber esse tipo de ligação, desligue imediatamente, e ligue para o seu gerente. O banco não tem nenhum serviço de motoboy para retirada de documentos. Se você for inutilizar o seu cartão, danifique o chip e não apenas corte-o ao meio”, orienta