A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Covid-19: idosos são mais vulneráveis e precisam de cuidados especiais

Redação / AG por Redação / AG
6 de maio de 2020
em Saúde
0 0
A A
Covid-19: idosos são mais vulneráveis e precisam de cuidados especiais

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Os idosos formam o grupo de 31,9 milhões de brasileiros – o equivalente a cerca de 15% da população – que corre mais risco de desenvolver as complicações do novo Coronavírus, que podem levar à morte. O Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior índice de idosos: eles representam 19% da população. Já o Rio de Janeiro é o primeiro, no qual a presença dos idosos equivale a 19,3% do total dos habitantes.
A orientação tem sido que eles fiquem isolados e os jovens, especialmente as crianças, mantenham distância das pessoas com mais de 60 anos.

A taxa de letalidade do vírus é considerada baixa, girando entre 2% e 3% no planeta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Mais de 80% da população vai ter a doença e apresentar apenas sintomas leves. A situação muda com o avanço da idade: o índice sobe para 8% em pacientes de 70 a 79 anos e chega a 15% em maiores de 80, segundo estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China.
Isso acontece por conta da baixa imunidade desse último grupo de pessoas, considerado um dos mais vulneráveis às complicações decorrentes do vírus. Além dos idosos, pessoas com doenças crônicas graves, imunodeprimidas e pacientes oncológicos também fazem parte do grupo de risco.

Embora as recomendações de prevenção do Coronavírus sejam universais, ou seja, as mesmas para qualquer idade e condição de saúde, existem alguns conselhos direcionados especialmente para pessoas acima dos 60 anos, suas famílias e cuidadores.

O AG levantou as principais dúvidas sobre o assunto e quem responde é o geriatra Jocinei Arruda, professor do curso de Medicina da Universidade Feevale.

Os idosos são grupo de risco

Não há dúvida em relação a isso. Os idosos são mais suscetíveis ao Coronavírus e tem um risco aumentado de morte por dois fatores: a resposta imune diminui com a idade, e o bom funcionamento dessa é indispensável para o corpo combater tanto infecções virais como o Covid-19 e a Influenza, quanto as infecções causadas por fungos ou bactérias. Além disso, geralmente os idosos são a população mais propensa as chamadas doenças crônicas que é o outro fator associado a maior gravidade dos casos.

O envelhecimento reduz a imunidade

É um dos fatores relacionados a maior gravidade entre os idosos. Quando a pessoa se infecta o sistema imunológico entra em ação, ele é o sistema de defesa do organismo contra esse tipo de invasor. Antes mesmo de nascer, o feto começa a produzir as células sanguíneas de defesa, os linfócitos, capazes de reconhecer os agentes agressores, e bloquear o quadro infeccioso. À medida que envelhecemos, as respostas do sistema imunológico mudam, há um desequilíbrio, as repostas são mais lentas.

Doenças associadas aumentam o perigo

Outra constatação que profissionais da saúde já fizeram nos primeiros meses de luta contra a Covid-19 é de que o vírus é especialmente feroz contra quem já apresenta outras doenças. “Dentre essas podemos lembrar a hipertensão, o diabetes, bronquite, enfisema e problemas na função do rim ou coração em decorrência de um infarto prévio são exemplos dessas doenças que aumentam o perigo”, explica o geriatra.

Cuidados básicos

Estar em dia com a vacina da gripe, uso regular das medicação de uso contínuo para pressão alta, diabetes e as outras doenças crônicas já referidas anteriormente, o uso de máscara artesanal é uma boa iniciativa, bem como os demais cuidados veiculados na mídia, distanciamento social, evitando aglomerações, isolamento social (ficar mais em casa), lavar frequentemente as mãos com água e sabão e o uso do álcool gel, além de evitar exposições desnecessárias. Para tal, uma boa rede de apoio, seja familiar, de amigos ou da vizinhança ajuda, pois sabemos que eventualmente é necessário idas ao supermercado, farmácia, banco e se tiver que possa faze-las é menor o risco.

Medidas preventivas reais

Além de lavar bem as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos ou higienizá-las com álcool gel várias vezes ao dia, também é importante evitar tocar na boca nariz ou olhos se estiver em um ambiente público, porque o vírus é transmitido por via aérea e pelo contato com secreções respiratórias.
Também deve-se evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas e manter os ambientes bem ventilados.

[coronavirus_code_snippet]

Tags: CoronavirusCovid-19
Post Anterior

Prefeitura entrega dois respiradores para o Hospital Lauro Reus

Próximo post

Pesquisa científica de aluna campo-bonense é selecionada para participar de e-book

Notícias relacionadas

Curso “A Chegada do Bebê” abre inscrições para gestantes em Campo Bom
Saúde

Curso “A Chegada do Bebê” abre inscrições para gestantes em Campo Bom

26 de maio de 2026
Campo Bom reforça prevenção às ISTs e ganha destaque estadual na qualificação de testes rápidos
Saúde

Campo Bom reforça prevenção às ISTs e ganha destaque estadual na qualificação de testes rápidos

18 de maio de 2026
ESF Quatro Colônias abre neste sábado para ampliar acesso à saúde da comunidade
Saúde

ESF Quatro Colônias abre neste sábado para ampliar acesso à saúde da comunidade

13 de maio de 2026
Próximo post
Pesquisa científica de aluna campo-bonense é selecionada para participar de e-book

Pesquisa científica de aluna campo-bonense é selecionada para participar de e-book

Prefeitura  já contabiliza mais de mil podas realizadas

Prefeitura já contabiliza mais de mil podas realizadas

Começa arrecadação de agasalhos para quem mais precisa

Começa arrecadação de agasalhos para quem mais precisa

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Sete equipes disputam o Campeonato Municipal de Futsal Série Prata 2026
  • Curso “A Chegada do Bebê” abre inscrições para gestantes em Campo Bom
  • Recolhimento de podas chega ao bairro Morada do Sol e Loteamento União nesta terça

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Cidade amanheceu coberta por cerração nesta, terça-feira, 26. A umidade do ar está muito alta, próxima dos 90% a 100%, o que favorece justamente a formação desse nevoeiro intenso observado nas primeiras horas do dia. Os ventos estão fracos, condição que ajuda a cerração a permanecer por mais tempo sobre a cidade. 

Para o restante do dia, a tendência é de céu bastante nublado, com possibilidade de garoa e pancadas isoladas de chuva. A máxima deve ficar entre 17°C e 18°C. Fonte: Clima Tempo.

📷 Briane Colissi/AG

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A jovem atleta campo-bonense Isadora Leal, de 16 anos, brilhou no último final de semana, dias 16 e 17 de maio, ao conquistar o lugar mais alto do pódio na Copa Brasil Loterias Caixa de Meio-Fundo e Fundo 2026. Competindo nas categorias sub-18 e sub-20, Isa garantiu duas medalhas de ouro nas provas de 3.000 metros e 5.000 metros.

Na prova dos 3.000 metros, a atleta alcançou a marca de 10:16.05. Já nos 5.000 metros, completou a disputa em 18:03.69. As provas ocorreram no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista.

Em entrevista ao Jornal A Gazeta, Isadora falou sobre a emoção de alcançar o topo do pódio em nível nacional. “Estou vivendo um momento com o qual sempre sonhei. Essas conquistas têm um significado enorme pra mim, porque representam todo o meu esforço e dedicação. Ser reconhecida no cenário nacional me deixa muito feliz e me faz perceber que todo esse trabalho está valendo a pena. Tudo isso me motiva a continuar treinando, evoluindo e acreditando que posso ir muito mais longe. Ainda tenho muitos sonhos para realizar!”, destacou.

A atleta integra a equipe da ANR – Adidas Associação Noroeste Runners e é treinada pelo professor Lucas Hadtke.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A história do campo-bonense Adão Airton dos Passos Martins, de 65 anos, tem mobilizado familiares e amigos em uma corrente de solidariedade. Morador de Campo Bom desde os quatro anos, Adão enfrenta hoje uma condição delicada de saúde após sofrer dois AVCs em março deste ano. Atualmente, ele reside em um lar no município e necessita de cuidados permanentes.

A situação ganhou contornos ainda mais difíceis para a família após o filho único, Ariston Martins, perder o emprego. Durante 47 dias, ele permaneceu ao lado do pai, acompanhando a internação no Hospital Lauro Reus, período em que precisou se afastar do trabalho. Sem renda no momento, Ariston criou uma vaquinha online para ajudar a custear a permanência do pai no lar e garantir a continuidade dos cuidados necessários.

A trajetória recente de Adão é marcada por perdas e desafios. Em fevereiro deste ano, ele perdeu a companheira por 18 anos, Marli Eliane Farias, que enfrentava um quadro de saúde delicado após um AVC. Durante cerca de dois anos, Adão foi o principal cuidador da esposa, dedicando-se integralmente a ela. A morte de Marli abalou profundamente o campo-bonense.

Pouco tempo depois, no dia 22 de março, Adão sofreu o primeiro AVC, que comprometeu sua fala. Horas após apresentar os primeiros sintomas, ele foi levado ao hospital, onde, ainda em observação, sofreu um segundo AVC, desta vez afetando os movimentos do lado direito do corpo e a deglutição. O quadro se agravou ao longo da internação, incluindo um episódio de hemorragia cerebral no início de abril.

Desde então, Adão passou a depender de alimentação por sonda. Em abril, foi submetido a um procedimento de gastrostomia, permitindo a alimentação direta no estômago. Após receber alta hospitalar no dia 8 de maio, foi encaminhado para um lar, onde permanece sob cuidados.

Diante desse cenário, Ariston busca apoio para manter o pai assistido enquanto tenta se reerguer financeiramente e retornar ao mercado de trabalho. As doações podem ser feitas por meio da vaquinha online (link disponível no site) ou via Pix, pela chave (51) 99277-9397, em nome de Ariston Martins.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 25.05

➡️ Morador de Campo Bom, morre em acidente na RS-122 em Bom Princípio.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Associação Esportiva Campo Bom (AECB) segue representando o município com destaque em competições de handebol pelo país. Entre os dias 12 e 17 de maio, equipes da entidade participaram de dois importantes campeonatos, conquistando resultados expressivos e, principalmente, acumulando experiência em quadra.

Na Copa Sul Cadete Feminina, realizada em Torres, a equipe garantiu o 3º lugar. Já classificada para o Campeonato Brasileiro da categoria por ser sede da competição, que ocorrerá no segundo semestre, a AECB utilizou o torneio como preparação, buscando ritmo de jogo e entrosamento.

Ao longo da disputa, o time enfrentou adversários tradicionais, com vitória sobre a Liga Hamburguense por 22 a 18 na decisão do terceiro lugar. Também fizeram parte da campanha empates e confrontos equilibrados diante de equipes como Sociedade Thalia, Itajaí e Concórdia. O desempenho individual também chamou atenção, com Sofia Vasques eleita melhor central e Marcela Ohana como melhor ponta esquerda da competição.

No mesmo período, em Nazaré Paulista (SP), a AECB também esteve presente no Campeonato Brasileiro Mirim Sub-13, com equipes masculina e feminina. O time feminino conquistou o 4º lugar, com vitórias importantes sobre Aadec e Joaçaba, enquanto o masculino terminou na 7ª colocação, com destaque para triunfos diante de CSA e Sesi-PB.

Mais do que resultados, a participação em competições de nível nacional reforça a importância do investimento e incentivo ao esporte de base. A AECB tem levado o nome de Campo Bom para diferentes regiões do Brasil, promovendo a cidade e oportunizando o desenvolvimento esportivo e pessoal de crianças e adolescentes.

A agenda segue intensa. Entre os dias 25 e 30 de maio, Torres volta a sediar uma competição nacional, desta vez o Campeonato Brasileiro Infantil, com presença confirmada da equipe campo-bonense. Além disso, o calendário do segundo semestre prevê novas disputas, mantendo a AECB em evidência no cenário do handebol brasileiro.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma idosa de 70 anos morreu após ser atropelada, por volta do meio-dia deste sábado (23). O acidente aconteceu na Avenida Independência, no Centro da cidade. A vítima foi identificada como Maria de Lourdes Pedro Leite. 

De acordo com o boletim de ocorrência, Maria caminhava em cima da faixa de pedestres, quando foi atingida por um automóvel. A idosa chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Lauro Reus, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

A identificação da vítima só foi confirmada após a chegada de uma familiar à casa de saúde, pois no momento do acidente a idosa não portava documentos. O veículo envolvido na ocorrência, que não teve as características divulgadas pela Brigada Militar, foi removido ao pátio do DETRAN e a Polícia Civil deve investigar as circunstâncias do acidente.

O corpo da idosa será velado a partir das 7h deste domingo (24), na Capela C do Cemitério Municipal de Campo Bom. O sepultamento ocorre às 16h, no Cemitério Católico de Campo Bom.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Campo Bom, cumpriu na manhã desta sexta-feira (22) um mandado de busca, apreensão e internação provisória contra um adolescente de 16 anos investigado por ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio doloso.

O mandado foi expedido pelo Fórum da Comarca de Campo Bom no âmbito de um Processo de Apuração de Ato Infracional, a partir de representação da Polícia Civil e do Ministério Público. O adolescente foi localizado em sua residência, no bairro Metzler.

Conforme a investigação, o caso ocorreu na noite de 11 para 12 de abril deste ano, quando a vítima foi encontrada caída em via pública na Avenida São Leopoldo com duas perfurações causadas por arma branca.

Ainda consciente, a vítima identificou o adolescente como autor das agressões. Segundo a Polícia Civil, o reconhecimento foi posteriormente confirmado pelas diligências realizadas durante a investigação.

Os laudos médicos apontaram que a vítima sofreu trauma toracoabdominal grave, com hemopneumotórax, laceração pulmonar e lesões abdominais.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente possui histórico infracional com registros por ameaça, lesão corporal, roubo de veículo, roubo a pedestre, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa, além de descumprimento anterior de medida socioeducativa.

A gravidade do caso e a reincidência nas condutas motivaram o pedido de internação provisória apresentado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público ao Poder Judiciário.

Após os procedimentos legais, o adolescente foi encaminhado ao sistema socioeducativo, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Denúncias anônimas podem ser realizadas à Polícia Civil de Campo Bom pelo WhatsApp: (51) 98401-3237

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 22.05

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Jovens atletas da AECB brilham em competições pelo país;

➡️ Homenagem de netas emociona avô internado e viraliza nas redes;

 ➡️ Filho cria vakinha virtual para manter cuidados do pai;

➡️ Campo Bom Expo.Summit reúne inovação, negócios e milhares de participantes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.