A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Coronavírus: O perigo também mora em casa

Redação / AG por Redação / AG
19 de junho de 2020
em Saúde
0 0
A A
Prefeitura implanta central de atendimento ao Coronavírus

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Ficar em casa não é garantia de estar imune à contaminação. É preciso mudar o padrão de comportamento, não receber visitas ou participar de festas

Difícil encontrar quem não saiba de alguém que se contaminou por coronavírus dentro de casa, como algumas celebridades já relataram. O vírus pode chegar pela manipulação de um produto de telentrega, pelo uso do elevador com alguém que esteja com o vírus, entre outras formas. O contágio domiciliar cresceu e em Campo Bom representa 62% dos 106 casos. Os jovens, na faixa de 20 e 30 anos, também estão tendo mais diagnóstico de Covid-19 na cidade o que fez a ocupação de leitos no Hospital Lauro Reus passar para 60% de sua capacidade nesta semana. São pessoas que trabalham, circulam mais pelas ruas e ao retornarem às suas casas podem levar o vírus a seus familiares. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o perigo é que uma pessoa diagnosticada com Covid-19 tem o poder de contaminar outras três. “Precisamos ter a compreensão disso e mudarmos nosso padrão de comportamento. Isolamento domiciliar não é simplesmente não sair de casa, é também não receber visitas, não participar de aniversário, batizado, isso é o mais importante fazermos neste momento”, diz a secretária Suzana Ambros Pereira.

Ela reforça que é momento de união de todos. “Não se vence essa pandemia sozinho. Não é o Poder Público vencendo o coronavírus e sim a população como um todo vencendo o coronavírus. Se não tiver esse entendimento geral da população, a gente não vai conseguir superar essa etapa em que começam a aparecer os casos de maior gravidade”, afirma a secretária. O prefeito Luciano Orsi orienta que as medidas de prevenção devem ser redobradas. “Agora é a guerra. Se a gente não se cuidar, vai causar morte de pessoas que a gente ama, nossos familiares. Não podemos encher o hospital de gente e arriscar a vida. Pensem nas suas famílias que podem vir a falecer e se cuidem. É hora de mostrar responsabilidade, união para preservar vidas”, comenta Orsi.

FAÇA A SUA PARTE

Medidas a serem tomadas nas casas, segundo indicações da Organização da Mundial da Saúde (OMS), do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e do Ministério de Saúde :

– Ao chegar em casa, estabeleça um espaço como “zona suja”, onde você vai retirar sapatos e roupas e colocar imediatamente para lavar.

– Deixe álcool gel disponível para uso já na entrada de casa.

– Higienize tudo (chaves, calçados, bolsas, celular)

– Ao receber encomendas de telentrega, use máscara e higienize embalagens.

– Em caso de paciente com Covid-19, manifestando sintomas ou não, este necessita permanecer em quarto isolado e ventilado. Em casas em que isso não é possível, os outros moradores têm que ficar a pelo menos um metro de distância.

– O portador deve dormir em cama separada e só pode se locomover para ambientes de uso comum, como cozinha e banheiro, com máscara cirúrgica.

– Não compartilhe nenhum utensílio, como copos, pratos ou talheres com o paciente.

– Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%. Não esqueça de maçanetas, torneiras, vaso sanitário.

– Para atender o enfermo, deve ser escolhido um familiar com boa saúde e sem doenças crônicas. Quando estiver perto do doente, o cuidador deve utilizar uma máscara descartável e trocá-la sempre que ficar úmida. Nunca toque na máscara enquanto estiver perto do paciente.

– O cuidador e demais familiares devem evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos.

– Higienize as superfícies do quarto e do banheiro diariamente. Para limpar, use primeiro sabão ou detergente e depois um desinfetante.

– Recolha lixo, roupas, toalhas, lençóis e cobertores usando luvas de proteção. As peças devem ser lavadas separadamente com sabão comum e água, ideal é entre 60 e 90º C.

– Todos precisam limpar as mãos frequentemente, dando preferência ao papel toalha para secá-las. Se espirrar ou tossir, volte a higienizá-las — ou aposte no álcool gel.

Post Anterior

Canceladas ações do Inverno Solidário que começariam nesta sexta-feira

Próximo post

Hospital Lauro Reus conta com dois novos respiradores

Notícias relacionadas

Encontro de profissionais da saúde debate violência contra a mulher
Saúde

Encontro de profissionais da saúde debate violência contra a mulher

26 de março de 2026
UBS Paulista terá atendimento na próxima segunda-feira, dia 11, durante o feriadão
Saúde

Unidades de saúde da Paulista e Firenze encerram os atendimentos do mês da mulher neste sábado

25 de março de 2026
Mais de 100 pacientes foram atendidas por mutirão de saúde no último final de semana
Saúde

Mais de 100 pacientes foram atendidas por mutirão de saúde no último final de semana

24 de março de 2026
Próximo post
Hospital Lauro Reus conta com dois novos respiradores

Hospital Lauro Reus conta com dois novos respiradores

Prefeitura implanta central de atendimento ao Coronavírus

Mais 17 casos confirmados de Coronavírus no município

Prefeitura implanta central de atendimento ao Coronavírus

Campo Bom entra para bandeira vermelha

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Incêndio destrói casa no Jardim do Sol e família pede ajuda
  • Sepultamento de ciclista campo-bonense acontece neste domingo
  • Homem é preso após ameaçar família com arma de fogo em via pública

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Na tarde de ontem (28), um incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros por volta das 17h20, na Rua Cascatinha, no bairro Jardim do Sol.As chamas consumiram completamente uma residência de madeira, fazendo com que a família perdesse todos os seus pertences. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. A rápida atuação dos bombeiros evitou que o fogo se alastrasse para casas vizinhas, controlando a situação no local.Agora, a família busca apoio da comunidade para recomeçar. Doações de itens domésticos podem ser entregues na Rua Waldenir Faccini, 540, no bairro Morada do Sol. Também é possível contribuir por meio de PIX, pela chave 00124551050, em nome de Tatiane Arnold.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LlINK NA BIO)
  • Morador foi encontrado sem vida enquanto pedalava em Lomba GrandeFaleceu na manhã deste sábado (28), Eberson França dos Santos, de 46 anos, morador de Campo Bom. Ele pedalava pela localidade de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, quando foi encontrado já sem vida por moradores, nas proximidades da Igreja São Jacó, na Estrada Jacó Plentz.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o óbito foi constatado no local. A área foi isolada pela Brigada Militar, que acionou o Instituto-Geral de Perícias (IGP). A suspeita é de que Eberson tenha sofrido uma parada cardíaca durante o trajeto, que realizava sozinho.Eberson integrava a Liga Campobonense de BMX. Em nota, a entidade lamentou a perda:“É com muita tristeza que comunicamos que nossa família BMX de Campo Bom está em luto. Perdemos um grande amigo, um grande pai de família, um grande incentivador, uma pessoa querida e sempre disposta a ajudar. Fica aqui nosso sentimento e solidariedade à família, parentes e amigos. Eberson, descanse em paz.”O velório ocorre na Capela C do Cemitério Municipal de Campo Bom, com início às 23h30 deste sábado. O sepultamento está marcado para as 10h de domingo (29).Eberson deixa enlutados a mãe, a esposa Tatiana dos Santos Schukes, o filho Otávio, além de demais familiares e amigos.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem foi preso após ameaçar uma família com uma arma de fogo em via pública. A ocorrência foi registrada após a guarnição ser acionada via 190 para averiguar a denúncia.No local, os policiais encontraram o indivíduo, em posse de um revólver, apontando a arma em direção ao pátio de uma residência onde estavam as vítimas, entre elas crianças.Ao perceber a presença policial, o suspeito passou a apontar a arma contra os agentes, desobedecendo inicialmente às ordens de abordagem. Após repetidos comandos, ele largou o revólver sob um veículo e deitou-se ao solo, sendo então contido e algemado.A arma, um revólver com cinco munições intactas, foi apreendida. O homem foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Uma das vítimas acompanhou a guarnição até a delegacia, enquanto a outra se deslocou por meios próprios.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK MA BIO)
  • AG CONTIGO | 27.03Destaques da edição impressa 🗞️➡️ Rio Branco no foco do tráfico;➡️ Agricultores de Campo Bom, participam da Expoagro;➡️ Campo-bonenses são destaque no esporte em diversas modalidades;➡️ CTG’s daqui, dominam o pódio no rodeio de Nova Santa Rita.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰Confira a capa da edição de hoje, 27 de Março.PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 26.03➡️ Semana da Causa Animal inicia domingo com feira de adoção na Rua Coberta.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Dois homens foram presos por tráfico de drogas na tarde de terça-feira (25), no bairro Rio Branco, em Campo Bom, durante ação da Brigada Militar.A abordagem ocorreu em um ponto conhecido pelo comércio de entorpecentes. Foram detidos dois homens de 41 anos e de 37. Com eles, os policiais apreenderam 19,47 gramas de cocaína, 17,5 gramas de maconha, 4,92 gramas de crack e R$ 103,25 em dinheiro.Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido. A Brigada Militar informou que segue intensificando as ações de combate ao tráfico de drogas na região.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 25.03➡️ 12 mulheres receberão homenagem na Câmara de Vereadores, nesta quarta.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.