Conheça duas entidades que cultivam a tradição alemã em Campo Bom

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Rio Grande do Sul em 1824, vindos de diversas regiões da Alemanha. Instalados na colônia São Leopoldo, às margens do Rio dos Sinos, o grupo era formado por agricultores, artesãos e soldados.

Mesmo após quase 200 anos da imigração alemã para o sul do país, algumas entidades seguem firmes para exaltar e manter viva a cultura alemã, como é o caso do Glockenthal Volkstanzgruppe e o Centro Cultural Eintracht, de Campo Bom.

Glockenthal Volkstanzgruppe

O grupo de danças folclóricas alemãs Glockenthal Volkstanzgruppe foi fundado em 1º de junho de 1992, completando seus 30 anos de história em 2022. Seu nome faz referência ao Vale dos Sinos (Glockenthal), contando atualmente com a colaboração de 24 dançarinos, onde o mais novo tem 13 anos e o mais velho 74 anos. O traje típico do grupo é de inverno e de festa, oriundo das localidades de Paznauntal e Oberster Oberinntal, na província do Tirol (Áustria).

O grupo tem por objetivo manter o folclore alemão vivo, a fim de preservar os costumes trazidos pelos colonizadores alemães ao RS, além disso prezamos pelos princípios da família e a paixão pela dança.

Com o intuito de preservar as tradições, o grupo realiza dois eventos anuais. Um deles é o tradicional Baile, que este ano será em comemoração ao 30° aniversário do grupo, sendo realizado no dia 20 de agosto, às 20h, no CTG M’Bororé. Durante o evento será servido jantar com churrasco e saladas, haverá venda de Chopp na hora e também reserva de barris antecipada. O evento contará também com a apresentação de alguns grupos de danças e baile com animação da banda 0800.
O valor do ingresso para o casal é R$ 130,00. A compra de ingressos e a reserva de barril de Chopp deverá ser feita com Leandro através do WhatsApp (51) 9 9977.7096.

Centro Cultural Eintracht

O Centro Cultural Eintracht tem 38 anos de atividades culturais no município de Campo Bom e região. O principal objetivo é a valorização do legado de influência germânica e a diversidade cultural formadora das comunidades regionais.

O Grupo de Danças, coordenado por Felipe Torres Weschenfelder, possui um acervo de 140 trajes folclóricos completos, programas folclóricos cênicos, apostilas coreográficas, livro alemão oficial de trajes, kit de jogos germânicos e uma área de mais de 500m² de painéis cenográficos pintados à mão.

A Orquestra Eintracht é reconhecida por sua qualidade técnica e repertório eclético, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Orquestra possui um acervo de mais de 800 arranjos musicais, cerca de 50 instrumentos entre percussão sinfônica e sopros.

Projeto de Mala, Cuia e Frühstück, em parceria com a Secretaria de Educação, trabalha a iniciação ao idioma alemão por meio dos costumes e da gastronomia.
O KERB BOM do Eintracht, realizado em 2019, por meio do Edital de Patrocínio Municipal, reuniu em sua 1ª edição, cerca de 2 mil pessoas em torno de atividades típicas e muita diversão.

A Osterbaum, árvore de Páscoa foi feita por muitas mãos. A primeira edição contou com 606 casquinhas de ovos, manuseadas com todo o carinho e cuidado, desde a hora de retirar o ovo, higienizar, pintar, embalar, até pendurar uma a uma.

O Projeto Serenatas de Natal teve edições em 2020 e 2021, visitou em cada ano, 6 bairros da cidade, levando canções natalinas, dança, bonecos gigantes e as tradicionais bolachas de Natal para as crianças.

Caixa Coisa Boa fomenta a gastronomia cultural. É uma curadoria do Centro Cultural, da gastronomia colonial do Vale Germânico. Cada caixa contém itens surpresa, típicos da região. Cada sabor traz em si ingredientes e mãos que os preparam há gerações, ali estão saberes cheios de afeto.

Entre os dias 1º e 5 de agosto a Exposição “Com que roupa eu fui….eu vou?” poderá ser visitada no saguão da Prefeitura Municipal. A exposição é uma curadoria do Eintracht para mostrar a relação entre o folclore e o nosso dia a dia.

Já são 38 anos de atividades, com 150 concertos realizados; 46 cidades beneficiadas; público total: 151.760 mil pessoas. Além de 32,4 toneladas de alimentos arrecadados e doados.

Sair da versão mobile