A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conheça a história do CTG M’Bororé

Redação / AG por Redação / AG
22 de março de 2024
em Comunidade
0 0
A A
Conheça a história do CTG M’Bororé
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Desde tempos imemoriais, a lenda do índio M’Bororé ecoa nos campos do Rio Grande do Sul, guardião de tesouros culturais e símbolo de lealdade às tradições. Esta mesma lealdade foi resgatada em 1986 por um grupo de jovens liderados por Marcos Leandro Mödinger, que ergueram o estandarte da cultura gaúcha em meio aos ventos do progresso. Inspirados pela figura do índio guardião, deram vida ao Grupo de Artes Nativas M’Bororé, um marco na preservação das raízes do sul.

O caminho rumo à consolidação foi marcado por uma busca incansável pela autenticidade cultural. Segundo Denise Lampert, uma das primeiras coordenadoras do Departamento Cultural, “Nós queríamos ser mais do que simples dançarinos, queríamos ser os guardiões da alma gaúcha”. E assim, em 26 de julho de 1986, nascia o Grupo de Artes Nativas M’Bororé, com a missão de preservar e propagar a cultura gaúcha e latino-americana.

Sob a liderança de Marcos Mödinger, o grupo não se limitou ao folclore gaúcho, expandindo seus horizontes para além das fronteiras do Estado. Rapidamente, tornaram-se embaixadores culturais, representando Campo Bom em festivais por todo o país. O legado do jovem líder ecoa até os dias de hoje, permeando cada passo dado pelo M’Bororé.

A história do CTG M’Bororé é marcada por momentos de superação e renovação. Após o trágico falecimento de Marcos Mödinger em 1989, o “Grupo Show” se desfez, mas a chama por ele iniciada continuou acesa. Em outubro de 1992, com coragem e audácia, o Centro de Tradições Gaúchas M’Bororé foi fundado, desbravando novos horizontes como o índio guardião que lhe empresta o nome.

Desde então, o M’Bororé escreveu sua história com letras douradas no tradicionalismo gaúcho. Conquistando prêmios e reconhecimento em diversos festivais e concursos, como o ENART e a JUVENART, o CTG M’Bororé ergueu-se como uma fortaleza da cultura gaúcha, sustentando o lema “Da Cultura e da Tradição, Eterno Guardião”.

Mas o legado do M’Bororé vai além das premiações e dos palcos. O Sarau de Arte Gaúcha, criado em 1993, tornou-se uma das maiores referências culturais do Rio Grande do Sul, enaltecendo a arte e a cultura regional. Além disso, o Bivaque da Poesia Gaúcha Piá, coordenado pelo CTG M’Bororé, estimula a criatividade e o amor à terra gaúcha entre os jovens, garantindo a continuidade das tradições por gerações.

Hoje, o CTG M’Bororé é mais do que uma instituição cultural, é um símbolo de resistência e devoção às raízes do Rio Grande do Sul. Com cinco grupos de danças tradicionais e uma galeria de conquistas que enriquecem sua história, o M’Bororé segue firme como um guardião das tradições, mantendo viva a chama do tradicionalismo gaúcho para as futuras gerações.

Post Anterior

Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira

Próximo post

O sonho americano de Nicole Gabriela da Silva

Notícias relacionadas

Incêndio atinge residência no bairro 25 de Julho 
Comunidade

Incêndio atinge residência no bairro 25 de Julho 

3 de abril de 2026
Campo Bom marca presença na maior feira da agricultura familiar do Brasil, em Rio Pardo
Comunidade

Campo Bom marca presença na maior feira da agricultura familiar do Brasil, em Rio Pardo

30 de março de 2026
Incêndio destrói casa no Jardim do Sol e família pede ajuda
Comunidade

Incêndio destrói casa no Jardim do Sol e família pede ajuda

29 de março de 2026
Próximo post
O sonho americano de Nicole Gabriela da Silva

O sonho americano de Nicole Gabriela da Silva

Bolão Feminino do Clube 15 de Novembro em destaque

Bolão Feminino do Clube 15 de Novembro em destaque

AECB é campeã do Campeonato Brasileiro de Handebol

AECB é campeã do Campeonato Brasileiro de Handebol

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Incêndio atinge residência no bairro 25 de Julho 
  • Professores recebem formação para fortalecer alfabetização na educação infantil
  • Aplicativo para Educação Financeira garante título do Hackatime a estudantes campo-bonenses

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 03.04➡️ Sábado tem programação especial de Páscoa.MAID NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma residência foi atingida por um incêndio no início da tarde desta sexta-feira (3), em Campo Bom. O caso ocorreu por volta das 12h55, na Rua Guilherme Blos, no bairro 25 de Julho.De acordo com o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada por meio do telefone de emergência 193 para atender a ocorrência. O imóvel, construído em madeira, foi rapidamente tomado pelas chamas, exigindo apoio do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo no combate ao fogo.O morador da residência, conhecido como seu Aladio, sofreu ferimentos e foi encaminhado para atendimento hospitalar. Até o momento, não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde. As causas do incêndio não foram informadas.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Durante o mês de março, alunos das redes municipal, estadual e particular participaram de oficinas no Complexo Cultural do CEI, com atividades como “Hora do Conto” e pintura das casquinhas que dão vida à Osterbaum, a tradicional árvore de Páscoa no Largo Irmãos Vetter.Na manhã desta quinta-feira, 02, a equipe do AG acompanhou de perto as atividades coordenadas ela professora Silvia Soares, coordenadora do Complexo do Cei. Confira nas imagens 📸SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 02.03Destaques da edição impressa:➡️ Projeto de câmbio cresce e fortalece qualidade de vida do público 50+;➡️ Plataforma “Desejos do Coração” cria rede de ajuda colaborativa;➡️ Fim de um ciclo: galpão de CTG é desmanchado após decisão judicial;➡️ Tradições e símbolos da Páscoa seguem presentes na cidade.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰Confira a capa da edição de hoje, 02 de Abril.PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Decoração da Semana Santa no Largo Irmãos Vetter🙏📷 @angelicaspenglerfotografias
  • Campo Bom celebra a Páscoa com uma programação especial cheia de fé, cultura e momentos em família. De 1º a 4 de abril, a cidade recebe diversas atrações em diferentes pontos, conectando a comunidade com o verdadeiro significado da data 💛📍 PROGRAMAÇÃO:A programação teve início nesta quarta-feira, 1º, com a Celebração ecumênica + espetáculo Paixão de Cristo, no Largo Irmãos Vetter. Confira os próximos dias:02/04 (quinta-feira)
18h – Caravanas de Páscoa nos bairros:
Imigrante Sul, Dona Augusta, Celeste, Bem Viver, Operária, Vila Rica, Porto Blos, Bela Vista, Cohab Sul e Gringos03/04 (sexta-feira)
18h – Caravanas de Páscoa nos bairros:
Imigrante Norte, Aurora, Ipiranga, Genuíno Sampaio, Metzler, Firenze, Solar do Campo, Alto Paulista, Paulista e CentroFesta de Páscoa (04/04 | 10h às 18h) |📍 Largo Irmãos Vetter• 10h – Cortejo de Páscoa (Bandinha Bremen, Fritz, Frida e personagens)
• Contação de histórias com “Romeu, o Coelho Contador de Histórias”
• Oficinas, pintura de rosto e atividades infantis
• 15h – Show “Páscoa em Apuros!”
• 17h – Espetáculo “O Tesouro da Páscoa”
• Brinquedos infláveis + feira de artesanatoAlém disso, as comunidades religiosas também realizam missas, cultos e procissões durante o período.Uma programação pensada para reunir famílias, espalhar alegria e celebrar a Páscoa em toda a cidade.SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 01.04➡️ Cinema do Cei terá horários diferentes para o feriado.MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.