Com ampla estrutura pública, Campo Bom consolida o esporte como marca da qualidade de vida no município

WhatsApp Image 2026 02 02 at 14.10.24

Mairan Pacheco/AG

Berço de inúmeros talentos nas mais diversas modalidades esportivas, Campo Bom segue sendo exemplo no que diz respeito ao incentivo à prática de esportes. É só dar uma circulada pelas ruas e bairros da cidade que, facilmente, encontra-se inúmeras opções de espaços públicos destinados especialmente ao esporte.
Um dos locais mais frequentados nos últimos tempos, a pista de atletismo é um grande exemplo. Diariamente, centenas de pessoas utilizam o espaço para corridas e caminhadas, unindo a prática de atividade física a momentos de lazer em família. A pista, que conta com mais de 300m de distância em formato oval, é rodeada de quadras de areia e campo de grama, caixa de areia para prática de outras modalidades do atletismo, além de arquibancada e playground.


Outro espaço que recebe, todos os dias, milhares de pessoas, é a ciclovia da cidade. Aliás, não é apenas uma ciclovia: é a primeira da América Latina! A faixa contorna a região central, formando um trajeto de mais de 6km de distância. Há, ainda, diversos outros trechos de ciclovia, que seguem por bairros da cidade, ampliando as opções de espaços para pedaladas, corridas e caminhadas.
Quem gosta de esportes na areia também tem diversas opções em Campo Bom. Além das quadras anexas à pista de atletismo, já citadas anteriormente, há diversas outras espalhadas pela cidade, como no Parcão Arno Kunz, na Avenida dos Estados, além do Parque Sady Schmidt (o Novo Parcão), no Parque do CEI, ao lado do CTG Guapos do Itapuí, e muitas outras, nos bairros. Praticantes de esportes como vôlei de areia, beach tennis e futevôlei são usuários frequentes dos espaços.

Quando se trata de esportes indoor, Campo Bom também é referência. Não por acaso, a cidade conta com duas quadras com metragens oficiais de competições como futsal, handebol, vôlei, patinação e tantos outros, como é o exemplo do Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke e o Ginásio do Complexo do CEI.
E os simpatizantes de esportes radicais também têm um local adequado para a prática. A pista de esportes radicais, localizada no Paque do CEI, foi reinaugurada há pouco mais de dois anos e recebe, diariamente, os praticantes de skate, patins e BMX.
Falando em BMX, não poderíamos deixar de citar a pista de bicicross da cidade, localizada na Avenida dos Estados. Com padrão Union Cycliste Internationale (UCI), o espaço é palco de treinos e competições a nível estadual, nacional e até internacional, tornando Campo Bom um berço do esporte.


Para a Secretaria de Esporte e Lazer, a disponibilização de espaços públicos destinados ao esporte vai muito além da infraestrutura física. “Esses espaços representam oportunidades reais de inclusão social, promoção da saúde, formação de valores, convivência comunitária e descoberta de talentos esportivos. O incentivo e a realização de competições esportivas fortalecem o sentimento de pertencimento, movimentam a cidade, aproximam famílias, valorizam atletas e professores e estimulam a participação ativa da comunidade”, destaca a secretária interina de Esporte e Lazer, Isabel Caberlon.
No aniversário de Campo Bom, celebrar o esporte é celebrar a própria história da cidade e das pessoas que a constroem todos os dias. Cada pista, quadra e espaço público representa mais do que infraestrutura: simboliza cuidado com a saúde, incentivo ao talento, convivência comunitária e orgulho de pertencer.

Sair da versão mobile