A visão de que o mundo está em transformação e necessita de protagonistas, e não de coadjuvantes, move uma proposta inovadora em Campo Bom. O projeto “Desaprendendo para Aprender” busca desenvolver a educação a partir de práticas criativas como o Design Thinking e a Neurociência, entre outras inovações, envolvendo alunos, professores, pais e comunidade. “Começamos em setembro e seguimos nestes quase 10 meses definindo estratégias e promovendo atividades especialmente pensadas para desenvolver nossos alunos no contexto das transformações que vivemos”, diz a Diretora Acadêmica da escola, Carla Juliana Mônaco.
Para marcar o primeiro ano do projeto, ocorre no dia 7 de agosto a segunda edição do seminário “Desaprendendo para Aprender”. O convidado é o comediante e professor de criatividade Murilo Gun, fundador da Keep Learning School (escola online focada em habilidades para o futuro) e ex-aluno de futurismo da Singularity University, universidade de tecnologia que tem Google e Nokia entre seus apoiadores e está sediada na NASA (Estados Unidos).
Na palestra, Gun irá abordar o tema ‘CRI CRI CRI’ – Criando Crianças Criativas, onde fala sobre as habilidades do futuro e destaca a criatividade entre elas. “Pais e professores precisam ter uma nova postura para evitar o bloqueio da criatividade entre as crianças. Precisamos manter a curiosidade, a imaginação, a coragem e a paixão natural das crianças para não criarmos adultos bloqueados para essa habilidade”, afirma Murilo ao definir aspectos da palestra.
A atividade terá início às 19h, no teatro do CEI (Centro de Educação Integrada), em Campo Bom (Av. dos Estados, 1080). A organização é do Colégio Santa Teresinha com apoio de sua mantenedora UBEC (União Beneficente e Cultural de Campo Bom) e seu Conselho Deliberativo. O ingresso deve ser retirado com antecedência na Secretaria do Colégio (Rua Santo Inácio de Loiola, 196 –Centro de Campo Bom) mediante a doação de 1kg de alimento.
O PROJETO
A estrutura do projeto está baseada em quatro eixos: Gestão 4.0, com revisão e atualização do Planejamento Estratégico da escola para um mundo em constante transformação; Docência 4.0, preparando os professores para um novo papel como mentores da informação que será transformada em conhecimento (Design Thinking, Coaching, Aprendizado Baseado em Desafios, entre outras práticas); Famílias Parceiras, envolvidas nos processos de educação, nas experiências e na orientação para a vida e carreiras dos jovens; Space Jump, espaço de vivências criativas e inovadoras criado para os alunos (turmas do 6º ao 9º do Ensino Fundamental II já produziram 25 projetos para serem desenvolvidos durante o ano nas áreas de empatia, colaboração e experimentação).