Na sessão ordinária da próxima segunda-feira (23), a Câmara Municipal de Campo Bom deve votar um requerimento da vereadora Kayanne Braga (PDT), que solicita à Prefeitura a aquisição de testes para diagnóstico de esporotricose em animais de rua e de famílias de baixa renda atendidas pelo Cempra.
O tema ganhou força depois que a parlamentar resgatou, no dia 2 de junho, um gato de rua próximo à Câmara, diagnosticado com a doença, que acabou morrendo quatro dias depois. Atualmente, segundo a Vigilância Ambiental, 34 animais estão em tratamento na cidade.
“Estamos em surto de esporotricose no Estado, doença que atinge não só os animais, mas também as pessoas, exigindo tratamento longo com antibióticos. O teste é essencial para diagnosticar, tratar e decretar a cura”, explica Kayanne.
A esporotricose é causada por fungos, com transmissão frequente entre gatos de rua devido a brigas e contato com o solo. Os sintomas incluem lesões na pele, principalmente no rosto e nas patas, além de queda de pelos. Por ser uma zoonose, pode infectar humanos por meio do contato direto. A recomendação é manter os gatos dentro de casa e procurar um veterinário diante de sinais suspeitos.
Além desse requerimento, a pauta de segunda inclui:
✅ Pedido de informações do vereador Jorge Bellé (PL) sobre quais espaços públicos podem ser usados para eventos comunitários ou privados, e o procedimento para solicitação;
✅ Proposta do vereador Jair Wingert (Republicanos) para a realização de uma feira da mulher empreendedora, sugerindo o dia 19 de novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.
A sessão inicia às 18h, é aberta ao público e conta com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara.