Produção inspirada em conto de Machado de Assis está entre os 10 curtas estudantis selecionados de todo o país
Uma história que começou como um simples trabalho escolar e se transformou em reconhecimento nacional. A jovem campo-bonense Maria Eduarda Naibert Pandolfo, de 18 anos, teve seu curta-metragem “E Se…” selecionado para a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil do Programa Educavídeo, que integra a 53ª edição do prestigiado Festival de Cinema de Gramado.
A produção nasceu dentro do projeto “Outros Olhares”, da Escola de Aplicação Feevale, onde Eduarda cursa o terceiro ano do Ensino Médio e também um curso técnico em Publicidade e Multimídia. Inspirado no conto “Uns Braços”, de Machado de Assis, o curta foi criado ainda no segundo ano, inicialmente como uma atividade avaliativa. “Nunca imaginei que aquilo pudesse chegar tão longe. Era só um trabalho de aula. Hoje, ver meu curta em Gramado é surreal”, conta a estudante, ainda em estado de surpresa com a conquista.
Mas o talento de Eduarda não passou despercebido desde cedo. No 9º ano, quando ainda estudava na Escola Borges de Medeiros, em Campo Bom, ela teve uma primeira experiência com produção audiovisual, em um projeto da aula de artes. “A professora gostou tanto do meu vídeo que mostrou para toda a turma. Aquilo me marcou muito, foi quando comecei a acreditar que talvez esse caminho artístico fizesse sentido pra mim”, relembra.
Além de escrever e dirigir o curta, Eduarda também atuou no projeto e cuidou da fotografia. Com uma câmera própria, já que também é fotógrafa, ela produziu tudo com recursos simples, mas com muito cuidado e criatividade. O esforço rendeu frutos: na premiação interna da escola, “E Se…” venceu nas categorias de Melhor Curta (júri popular), Melhor Cartaz e Destaque em Atuação.
A seleção para o Festival de Gramado levou em conta 122 curtas estudantis de todo o Brasil. Apenas 10 foram escolhidos para compor a Mostra Nacional, e Eduarda é a única representante de Campo Bom. “Esse reconhecimento me dá ainda mais vontade de seguir no audiovisual e na fotografia, áreas que eu já amava e que agora fazem ainda mais sentido pra mim”, comemora.
Além de Eduarda, outras três alunas da Feevale também foram indicadas: Lívia Cristina Beck Piber, que criou um curta em parceria com Amanda Fröhlich Mutter, e Alice Ludwig Teixeira, autora de uma animação que, embora não esteja na mostra competitiva, receberá uma menção especial dos organizadores.
A Mostra Nacional de Cinema Estudantil será realizada dentro da programação do Festival de Gramado, um dos mais importantes eventos do cinema brasileiro. Para Eduarda, a experiência já é, por si só, um prêmio. “Ver um projeto feito com tanto carinho, dentro da escola, alcançar essa visibilidade… é algo que me dá ainda mais certeza de que estou no caminho certo”, finaliza.
ASSISTA O CURTA AQUI: https://youtu.be/8MDqYjfV49U?si=UcMgd_Hp9s7g9n97

Parte da equipe de produção do curta

Cenas dos bastidores das gravações do curta

Cenas dos bastidores das gravações do curta

Poster do filme