Enzo Lovato está concorrendo na categoria poesias com seu primeiro livro “Galeguinha”.
A poesia, ou texto lírico, é a forma de expressão pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer, dependendo da imaginação do autor e do leitor. E é assim, através da poesia, que o campo-bonense, Enzo Lovato, 21 anos, manifesta sua visão sobre o cotidiano. O autor é finalista na categoria “Poesia”, do II Prêmio Book Brasil, que abrange textos que valorizam versos, sonoridades e a criação poética em geral.
“Sempre gostei de escrever, no início sem muitas pretensões, até que percebi que teria algo a acrescentar com minha obra”, diz o autor. Inspirado por poetas e poetisas brasileiros e estrangeiros, como Cora Coralina, Mario Quintana, Walt Whitman e Arthur Rimbaud, Enzo traz em seu livro “Galeguinha”, publicado em novembro de 2020, pelo Clube de Autores, uma visão ascética do mundo cotidiano. Como quem passa horas conversando com um bom e velho amigo, o autor trava essa dança de seis anos de desabafos, alegrias, tristezas e prazeres. Seus poemas são vistos como sussurros, simples e passageiros, porém marcantes e cativantes, fazendo com que o leitor entre em um devaneio utópico sobre as coisas mais habituais e, também, complexas do dia a dia.
O próximo livro de Enzo Lovato seguirá no estilo de poesias, assim como Galeguinha. Além disso, o autor já tem outro trabalho iniciado, um livro de ensaios, mas sem nenhuma data prevista de finalização e publicação..
Votação
Os indicados para a premiação foram escolhidos após análise de equipes técnicas e profissionais do Prêmio Book Brasil. A votação está sendo feita de maneira on-line (https://www.premiobookbrasil.com/post/finalistas-do-ii-pr%C3%AAmio-book-brasil) e seguirá até o dia 27 deste mês.