Campo Bom terá centro especializado para atendimento de pessoas com autismo

IMG 0606

A partir da segunda quinzena de agosto, a Apae de Campo Bom passará a abrigar o Centro de Atendimento em Saúde – CAS TEAcolhe, um serviço especializado voltado para a avaliação e atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ao longo de todo o ciclo de vida.

O CAS TEAcolhe será um centro regional, com acesso regulado pelo Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) do Governo do Estado, e contará com equipe multiprofissional qualificada para atender até 1.200 usuários por mês. O atendimento será realizado na estrutura da própria Apae, que atuará como parceira do serviço, recebendo repasses mensais de R$ 100 mil do Estado para viabilizar as atividades.

A portaria que habilita Campo Bom como sede do serviço foi assinada no dia 14 de junho, durante a visita do vice-governador Gabriel Souza ao Hospital Dr. Lauro Reus, onde participou da entrega de melhorias na instituição.

A secretária municipal da Saúde, Luana Schnorr, destaca a importância do serviço para o município e para a região.

“Essa conquista representa um avanço enorme no atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista, aproximando os serviços de quem mais precisa”, afirmou.

Em abril, a secretária integrou uma comitiva campo-bonense que visitou o Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, para conhecer de perto o funcionamento do programa TEAcolhe e iniciar os trâmites para a habilitação do serviço em Campo Bom.

Na última terça-feira (22), uma equipe do programa estadual esteve na cidade para visitar a sede da Apae e confirmou o início das atividades para agosto.

O CAS TEAcolhe reforça a política de regionalização do atendimento às pessoas com TEA, garantindo acesso especializado, gratuito e mais próximo de casa para muitas famílias campo-bonenses e da região.

Sair da versão mobile