Redução vai afetar todo o RS por causa da redistribuição de urnas para outros Estados.
A redistribuição de urnas que estão no Rio Grande do Sul para outros Estados do país vai provocar mudanças nas seções eleitorais de Campo Bom neste ano. Haverá uma redução de cerca de 10% na quantidade de urnas disponíveis na eleição municipal, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores, em novembro. Das 150 seções em funcionamento no último pleito, 14 serão extintas. No Centro de Educação Integrada – CEI, um dos maiores locais de votação, por exemplo, das 11 seções em funcionamento no último pleito, quatro serão extintas.
Conforme o chefe da 105ª Zona Eleitoral de Campo Bom, Murilo do Amaral, a medida deve colaborar para o distanciamento na hora de votar. Isso porque será possível manter os mesários mais afastados e, consequentemente, os eleitores também. De acordo com Amaral, quando chegarem ao local de votação, os eleitores serão orientados sobre qual urna devem se dirigir, já que no papel as seções permanecerão iguais.
A mudança ocorre porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai encaminhar para outros Estados 3,6 mil urnas eletrônicas que estão alocadas em território gaúcho, o que vai gerar uma redução de 4 mil seções eleitorais no RS. A estimativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) é que cada seção eleitoral no Estado terá uma média de 400 eleitores. São cerca de 100 a mais da média registrada até então.
Prevenção na pandemia
Uma das principais mudanças nas eleições deste ano será o não uso da biometria. A medida é uma das determinações para garantir a segurança sanitária do pleito. Um grupo de médicos e dos técnicos do TSE constatou que esse processo pode representar até 70% do tempo necessário para votar. Com a alteração, a expectativa é de que ocorra redução de filas e aglomerações. O Tribunal estuda também mudar o horário de votação, com fim às 20h e não mais às 17h. A Corte avalia ainda ter um horário só para votação dos grupos de risco.
Eleição será em 15 de novembro
A eleição foi adiada em função da pandemia. Com isso, o primeiro turno será em 15 de novembro e o segundo para 29 de novembro. Apesar desse adiamento, o Cartório Eleitoral de Campo Bom alerta que o prazo para o cadastro eleitoral já foi encerrado e não será reaberto.